Sistema cliente x servidor

Boa tarde pessoal.

Estou precisando desenvolver um sistema, onde terei diversas aplicações clientes e uma aplicação servidora.

Já desenvolvi aplicações desktop em Java, mas nunca uma desse tipo.

Gostaria de saber se vocês tem algum tutorial de como fazer isso, que vocês possam me indicar.

Já tenho uma noção de como fazer, sei que tenho que utilizar sockets, TCP, etc…mas tenho algumas dúvidas, como por exemplo:

• Quando inicio minha aplicação cliente, como faço para descobrir o IP da máquina servidora, caso ela não tenha uma IP fixo?

Pessoal, agradeço por qq dica.

Até +…
PD

Se ela estiver numa rede interna, você pode tentar enviar uma mensagem para o endereço de broadcast numa porta onde o seu servidor responda o ip dele mesmo. Aí você vai ter que procurar como se faz (não se dá o peixe mas sim a vara). Outra coisa é você colocar um servidor DNS ou WINS, que quando você acessar o nome do serviço, ele já te dá o ip bonitinho.

Até!

[quote=maquiavelbona]Se ela estiver numa rede interna, você pode tentar enviar uma mensagem para o endereço de broadcast numa porta onde o seu servidor responda o ip dele mesmo. Aí você vai ter que procurar como se faz (não se dá o peixe mas sim a vara). Outra coisa é você colocar um servidor DNS ou WINS, que quando você acessar o nome do serviço, ele já te dá o ip bonitinho.

Até![/quote]

Qual forma é mais utilizada? A 1º ou a 2º?

Penso que na 2º forma, a empresa onde será instalado o sistema já terá o servidor DNS dela, daí teria que solicitar ao pessoal da rede para fazer essa resolução de nome, não sei se seria interessante. É isso mesmo?

Até +…
PD

[no accents]A melhor eh a segunda solucao, pois voce nao entope a rede com broadcasts desnecessarios. Se ja tiver um dns que possa resolver, melhor ainda

Ate!

[quote=maquiavelbona][no accents]A melhor eh a segunda solucao, pois voce nao entope a rede com broadcasts desnecessarios. Se ja tiver um dns que possa resolver, melhor ainda

Ate![/quote]

Valeu pelas dicas…