Pessoal, eu gostaria de montar um sistema de ajuda online, que funcionaria da seguinte maneira:
Client:
1 - O usuario informará seu nome e assunto;
2 - Caso houver assistente disponível já entra em bate-papo, caso contrário aparecerá uma mensagem pra ele aguaradar X tempo para o atendimento (tempo estimado);
3 - Se fechar a janela, mandará uma mensagem ao assistente avisando.
Server:
1 - Ficará com uma janela aberta, conforme usuários (client) vão entrando ficará em fila, tipo: user A - user B - user C …;
2 - Ao clicar em um user, abrirá a janela de bate papo reservado com este usuário;
3 - Ao Fechar a janela, enviará uma mensagem ao client;
Eu gostaria de ver com os conhecedores do assunto, o que eu teria que estudar a fundo pra desenvolver algo assim ???
Já vi coisas assim enquanto eu procurava coisas num site de compras. Eu estava olhando as coisas sossegado quando de repente surgiu uma janela de chat no meu browser. Parecia ser um atendente da loja virtual.
Deve ser mais ou menos isso que você está procurando. Acho que o ideal é fazer algo parecido, usando um servidor como tomcat ou jboss e técnicas AJAX.
Na verdade, poderá ser um p2p ou poderiamos fazer algo, onde o atendente seria um client com poder de escolher com quem irá conversar dos que estão na fila e o internauta apenas abriria a janela de chat e ficaria aguardando ser atendido.
Bom, na sua opinião, o que vc me diz a respeito de um projeto assim e do que preciso pra desenvolver um ??
A idéia está clara !!! o problema é que existe mais de uma maneira de se desenvolver, mais de uma tecnologia que pode ser usada… veja o caso de uso:
1 - Usuário (internauta) clica no link “Ajuda OnLine”;
2 - Abre Janela para usuário informar “Nome” e “Assunto”;
3 - Abre espaço da conversa (tipo chat privado) escrito “Por favor aguarde, um de nossos atendentes irá lhe atender”;
4 - Atendente “A” abre ajuda OnLine com usuários que invocou Ajuda OnLine e o assunto informado em fila com status “Aguardando”;
5 - Atendente escolhe um usuário para atender;
6 - Abre espaço da conversa (tipo chat privado);
7 - No espaço chat do usuário escolhido escreve “O atendente A está online para atendê-lo”;
8 - Os dois conversam como se fosse um chat exclusivo aos dois;
9 - Usuário sai ou desconecta, sai da fila da visão do Atendente; Caso foi o Atendente que saiu usuário continua na Fila com status “Não Finalizado”.
Deu pra dar uma noção ??? estou aberto a sugestões !!!