Sei q ta grande, mas tentem dá uma lida nele todo =P
Tenho que solucionar o seguinte problema:
Um grupo de professores estão desenvolvendo um espécie de enciclopédia sobre vários cientistas importantes, todo o material escrito é armazenado em um computador central, e todo professor tem acesso a esse material, para consulta e modificação. O que acontece é que cada professor ao fazer uma modificação não deve sobrescrever o arquivo existente, o que tem que se fazer é, o professor baixa a versão mais atual do repositório central, faz as modificações e envia para o repositório, esse repositório automaticamente organizaria esse material enviado, com data de modificação e o professor que a fez, o repositório manteria as versões anteriores. O sistema teria algumas especificidades, o professor ao fazer uma modificação deve selecionar o cientista, obter os arquivos mais recentes (ou mais antigos, dependendo de que versão ele queira) e fazer as modificações que quiser, depois submeteria esse o arquivo para o repositório central novamente selecionando o cientista que fez a modificação.
Como é uma enciclopédia, existe também uma demanda por envio de imagens, cada cientista teria uma pasta para armazenar todas as imagens relacionadas ao cientista. Sempre que um professor encontrar uma imagem relevante relacionada ao cientista, selecionaria o cientista e enviaria as imagens para o repositório, para a pasta de imagens relacionada ao cientista escolhido. Essas imagens teriam que também ser organizadas por data de submissão e de alguma forma assinaladas de forma que se saiba que professor a enviou. Sempre que um professor desejar poderá obter as imagens relacionadas a um cientista, bastando selecionar o cientista e em seguida a opção de obter as imagens relacionadas a ele.
A forma de acesso seria assim: Numa máquina central na universidade ficaria o repositório central, e os professores através da internet , em casa mesmo, teriam acesso ao repositório central.
O sistema seria basicamente assim. Alguém sabe como faria pra botar isso em prática?
Um sistema CVS ou SVN daria conta do recado? Lembrando que a interface tem q ser amigável já que quem vai utilizar o sistema são professores que não são da área de computação e por isso se complicariam com sistemas muito técnicos. Lembrando também das especificidades de selecionar um cientista, seria uma espécie de abstração, ao invés do professor ficar lidando com pastas e arquivos e árvores de pastas e etc.
Caso não seja CVS ou SVN, existe algum sistema já pronto, FREE, que atenderia a esses requisitos?
Se for o caso de desenvolver um sistema, como seria? Seria um sistema cliente servidor? Usaria RMI? Se não, que tecnologia usar?
Preciso somente de uma orientação de para onde ir, caso tenha q desenvolver um sistema, se alguem pudesse me apontar q tecnologias usar, eu me viro em busca de material e desenvolvo, preciso dessa dica pq nunca trabalhei com sistemas distribuidos, ou com essas características.
Antecipadamente agradeço a todos que poderem ajudar.