Eu estou fazendo um trabalho para faculdade onde tenho que fazer um sistema de controle de estoque, mas eu nao sei ao certo por onde começar, eu so tinha feito aqueles programinhas basicos com o Hello e outros onde tem que fazer um robo se movimentar, mas esse eu nao tenho a menor ideia de onde começar. Que dicas vcs podem me dar para mim faze isso.
Grato
Roberto
Sistema de estoque
5 Respostas
primeiro defini se vai ser WEB ou Desktop.
vai ser desktop.
e a persistencia? vai usar banco de dados ou fazer em xml, ou outro arquivo? cara, fazer um sistema por mais simples que pareça nao é tao simples. Nao é um trabalho com acompanhamento? Procura saber isso com o professor(a).
Apesar de ser um sistema pequeno voce deve comecar identificando o que o sistema ira fazer (Analise), depois que voce ja tiver as funcionalidades comece a pensar em como faze-las. Nesse ponto voce vai começar a identificar os objetos de dominio (produto,item,usuario,etc).
Com a modelagem pronta agora voce precisa escolher uma arquitetura. De preferencia uma n-camadas.
Desktop
Comece fazendo a tela ProdutoGUI.java (Eh bom para identificar novas funcionalidades tambem)
em cada evento vc deve invocar o metodo de uma classe controladora(ProdutoController), esta repassa para uma classe de Negocio (ProdutoBusiness) que por sua vez repassa para uma classe de integraçao (ProdutoDAO)…
Em cada passagem voce faz validacoes e aplicas regras de negocio…
Ta bem(muito mesmo) resumido mas eh um começo…
Como assim persistencia?
Bom eu tenho em mente o seguinte:
É apenas para controle de estoque, entao nao preciso me preocupar em ficar cadastranto produtos, Apenas dando entrada e saida e fazendo umas estatisticas basicas. É assim que penso.
Nao precisa ser um sistema completo, apenas uma parte.
Vou usar o Acces para isso.
O meu grande problema esta no codigo,a ligaçao com o banco de dados, pois nao entendi direito a parte do codigo ainda.