Sistema de Login Seguro

7 respostas
R

Galera eu desenvolvi um sistema de login não muito recomendável. Estou usando jsp, servlets e acesso os dados dos usuários através de um banco oracle e estou usando JDBC pra isto. O sistema funciona belezinha, autoriza acesso de quem está cadastrado e tudo mais, o problema é que por exemplo… eu tenho a página login.jsp e ela leva a página logou.jsp só que se o usuário digitar direto na barra de endereço com logou.jsp ele consegue visualizar a página… então oq eu posso fazer usando essas tecnologias q eu estou usando pra resolver esse problema?

7 Respostas

rdgms

Aew ,
Então acho que vc vai ter que trabalhar com session coloca uma session na outra pagina para indentificar se o usuario esta logado ou não!
Ha… se tratando de login tome cuidade com SQLInject…
FLW qualquer duvida poste ai!

R

Eu pensei numa solução… tipo… em todas as páginas eu uso um jstl pra saber se tem usuário na sessão caso não tenha a página eh redirecionada pra o login… acho q funciona neh…

Marcio_Nogueira

Em se tratando de identidade do usuário, é importante ter o servidor de banco de dados à parte, respondendo requisições apenas da rede interna. Se possível crie um regra de firewall para não aceitar requisições do tipo ICMP-Echo request vindo da internet, o protocolo ICMP é responsável por permitir o uso do “ping” afim de detectar respostas ao envio de pacotes pela máquina solicitante. :wink:

D

Eu também fiz desta forma com jstl se vc encontrar uma solução melhor por favor posta ai.

A

Pessoal, tem uma coisa na especificação de servletes que chama ServletFilter. Por exemplo, vc pode configurar que todas urls dentro da pasta logado(logado/*) devem ser interceptadas pelo filtro. Dentro dele, vc pode fazer sua regra de usuario logado, caso o cara esteja logado permite a continuação, caso contrario não.

Alberto

L

Acho que utilizando uma variável de sessão funciona.

Quando vc verificar se o login e senha digitado existem no banco…
Se o usuário existir, vc cria uma variável de sessão.
Esta variável ficará disponível para todas as páginas.
Na página que deve ser restrita, vc primeiro testa se existe a variável de sessão.
Se não existir, redireciona para a página de login.
Se existir mostra o conteúdo da página.

Qualquer dúvida, pode falar comigo que eu entro em detalhes.

Carlos_ds_jar

Use o padrão Intercepting Filter: http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/InterceptingFilter.html

Criado 20 de janeiro de 2009
Ultima resposta 25 de ago. de 2010
Respostas 7
Participantes 7