Sistema de pesquisa em Java

Olá, senhores(a)! Sou um iniciante em java e pretendo criar um projeto de cadastros de aluno. Até ai tudo bem, mas quero implementar um sistema de pesquisa, do nome e número de cadastro do aluno.

Comecei recentemente a estudar POO e escolhi esse projeto por achar que seria uma ótima pratica… Por fim, quem poder me ajudar com essa questão, ficarei agradecido!

Sou novo no fórum e não sei muita coisa e não sei muito oque estou fazendo :sweat_smile:

Opa bom dia, eu entendi o que você está querendo fazer. Mas como está o projeto ? está usando banco de dados ? ou está armazenando em memória ? dependendo como está o projeto eu posso dizer mais ou menos o que fazer.

seja bem vindo ao fórum e a comunidade java.

Então, eu não entendi muito bem. O que você quer saber e se estou buscando as informações de outro lugar ou se adiciono manualmente na interface?

Perdão, é que sou realmente muito novo em Java, na programação em geral. Então quero pedir paciência haha :sweat_smile:

Opa bom dia, desculpe a demora para responder e desculpe pelas perguntas que dificultaram sua compreensão. Tem alguma classe ou método para fazer a pesquisa? dependendo de como estiver eu posso ajudar com o código.

Marcos,

Pense no seguinte, vc insere as informações na interface e tem que guarda-la em algum lugar, você está guardando onde? Em um banco de dados (MySQL, Postgres, Mongodb)? Ou está apenas gerando um estrutura em memoria e guardando as coisas em uma lista?

Isso é importante para te ajudar nessa questão de como fazer a pequisa.