Primeiramente obrigado a todos que entraram nesse tópico e estão dispostos a me ajudar. Pessoal, o problema é o seguinte. Eu fiz uma aplicação em java pra desktop. Quando eu tava na minha máquina estava tudo bem, estava me conectando ao mysql pelo xampp em localhost. Agora levei o sistema pra uma empresa onde os computadores estão todos em redes. Eu queria saber o que eu tenho que fazer pra acessar o mysql via outro computador, pois o xampp executa ele no 127.0.0.1, porém se eu colocar “jdbc:mysql://localhost:3306/db”; na conexão, ela vai puxar o banco do meu computador.
Resumindo, eu desejo criar um servidor apenas pra hospedar o banco e via outros computadores poder acessá-lo via aplicação.
Você pode deixar uma máquina com o banco e redirecionar todos os computadores à esse PC.
Faz um teste, se você tentar acessar o localhost do computador no celular, não vai funcionar. Agora se você pegar o ip da maquina e tentar de novo, ele vai funcionar, PORÉM, este é o Ip Local, então todos os PC’s precisam estar na mesma máquina.
Pra isso funcionar sem problema nenhum, você precisa deixar o IP da máquina que vai ter o banco de dados fixo, ele não pode ficar mudando.
Todos os pc da empresa tem ipfixo todos passam por um microtik.
O que eu fiz foi instalar o xampp na maquina que eu quero deixar como servidor.
Aí entrei no programa configurei o jdbc pra “jdbc:mysql://192.168.76.55:3306/db”; mas não deu certo.
Mas o que aconteceu? Deu algum erro?
Acho que o problema é o seguinte. Quando você instala o xampp ele funciona em localhost, certo.
então o endereço do mysql seria “jdbc:mysql://localhost:3306/db”; desse jeito.
porém se eu pegar esse endereço e mudar só o localhost para o ipfixo do servidor ainda não dá certo. Acho que tem que configurar algo no xampp pra ele funcionar no ip escolhido
Entendi, lá no Xampp, vai no MySQL, clica no Config, como na imagem abaixo.

Abre o arquivo my.ini, depois procura nesse arquivo o bind, vai estar assim:
# Change here for bind listening
# bind-address="127.0.0.1"
# bind-address = ::1
Remove o #
da segunda linha e troca o bind-address=127
… por bind-address="192.168.76.55"