Eu tava pensando em fazer uma agenda simples como forma de estudar e facilitar minha vida aqui no trampo! Para eu disponibilizar essa agenda para outras pessoas, eu poderia rodar a aplicação em outra máquina e só compartilhar o banco? Ou necessariamente eu teria que fazer um sistema em rede? Eu consigo só compartilhar o banco?
Se forem pessoas numa rede local, você pode sim compartilhar o banco e desenvolver em desktop sem problemas. Bancos como mysql já suportam isso por padrão, já que os drivers dele comunicam-se com o banco via rede.
De fato, eu já fiz até mesmo sistemas desktop onde o usuário acessa um banco remoto na internet. Funciona bem, só tem que balancear as SQLs certinho.
Eu já pensei em fazer web, mas como eu estou numa fase de estudos de aplicações desktop, então eu queri aarriscar isso sem, ainda, ter que me preocupar em estudar protocolos, sockets, etc etc…sacou?
[quote=ViniGodoy]Tony, se vc não sabe, evite chutar.
Se forem pessoas numa rede local, você pode sim compartilhar o banco e desenvolver em desktop sem problemas. Bancos como mysql já suportam isso por padrão, já que os drivers dele comunicam-se com o banco via rede.
De fato, eu já fiz até mesmo sistemas desktop onde o usuário acessa um banco remoto na internet. Funciona bem, só tem que balancear as SQLs certinho.[/quote]
Opa!! Bom saber disso! Eu estou usando o MySql mesmo e se trata de uma rede local!
Agora eu vou correr atrás de material que me de uma base boa em desenvolvimento de aplicações desktop. Alguma indicação?
[quote=ViniGodoy]Tony, se vc não sabe, evite chutar.
De fato, eu já fiz até mesmo sistemas desktop onde o usuário acessa um banco remoto na internet. Funciona bem, só tem que balancear as SQLs certinho.[/quote]
Cara eu so quiz deixar mais simples para ele, pois como para web
seria bem mais facil para ele fazer …
Amigo, bom dia! Você pode baixar a apostila da caelum no site www.caelum.com.br ou comprar ,ou baixar um pdf do livro Deitel 6 Edt. Como programar em java.
Abraços!
[quote=tonydesign][quote=ViniGodoy]Tony, se vc não sabe, evite chutar.
Cara eu so quiz deixar mais simples para ele, pois como para web
seria bem mais facil para ele fazer …
[/quote]
SEm dúvidas ficaria mais facil!! Mas a brincadeira é estudar Desktop. Rsrsrsrs.
Para fazer uma aplicação web decente, você teria que se inteirar com frameworks para a camada de controle e view. Provavelmente teria que escrever um bocado de javascript e se bater com estilos entre diferentes navegadores. Teria também que instalar o servidor de web em algum lugar.
Não que isso seja muito mais difícil, mas mas fácil certamente não é.
Agora não foi isso que critiquei, e sim a frase: “Cara eu acho que não !!!”
Essa sim, foi um chute.
Eu ja fiz sistemas desktop que acessavam o MySql pela internet, o unico problema é que o provedor era speedy e era na época que era horrivel. Então tinhamos que aguentar a conexão cair toda hora, desistimos e voltamos o servidor pra localhost denovo.
[quote=ViniGodoy]Tem certeza que seria mais fácil?
Para fazer uma aplicação web decente, você teria que se inteirar com frameworks para a camada de controle e view. Provavelmente teria que escrever um bocado de javascript e se bater com estilos entre diferentes navegadores. Teria também que instalar o servidor de web em algum lugar.
Essa sim, foi um chute. :)[/quote]
Confesso que me expressei mal. Realmente não é mais facil. Eu concordo sim que a via Web teria mais sentido para uma “aplicação compartilhada”. Em relação ao desenvolvimento, a construção de uma aplicação Web seria muito mais complicada. E além disso não é meu foco de estudo por enquanto.
[quote=ViniGodoy]Tem certeza que seria mais fácil?
Essa sim, foi um chute. :)[/quote]
Cara… eu já fiz uma agenda só pra treinar sistemas desktop…
Foi naipe…
Daí… começei a mexer dimais com php, trabalhar com isso… e o nosso querido Java foi ficando di lado na minha vida.
dspoakdosakdsa
Há uns dois meses atrás resolví retomar a vida de java, e velho… fiquei boiando muuuito tempo até lembrar de como toda a ‘bagunça linda’ funcionava… dsadksakdsap
Resolvi fazer novamente uma agenda, mas com muito mais funcionalidades do que a anterior… (que só tinha cadastro, edição e exclusão de contatos, exportar pra pdf e txt… e só)…
[b]
E sim, tem como compartilhar o banco de dados numa rede local…
Estou fazendo um projetinho particular pra catalogar todos meus dvds de backup de filmes, programas, etc… e está funcionando numa rede local…
Isso vc irá configurar no Wizard de instalação do MySQL…
é só ‘Ticar’ uma opção láh do usuário master ter acesso à outros endereços ‘uma coisa assim, não lembro a nomenclatura ao certo’…
e pronto…
No arquivo de configuração do BD da sua aplicação… Normalmente “ConnectionFactory.java” … vc coloca o IP da máquina que está o BD e já era…[/b]