tenta estimar + ou - quanto tempo vais levar para fazer o sistema, depois estabeleça um valor hora e pronto, terás o valor do sistema pronto.
Agora vais precisar decidir se esse valor vai ser demais para um cliente só… nesse caso convém fazer um sistema mais genérico para diminuir o valor em vários clietnes diferentes…
Pense também em um valor de manutenção… nesse caso convém dar uma amenizada no valor do sistema e colocar a mais em manutenção mensal…
sergiotaborda
Arautus:
Pessoal,
Estou a fechar um contrato com uma empresa para desenvolver um Sistema ERP.
É o primeiro que estou desenvolvendo, então nao sei direito a respeito de $$$.
Gostaria de saber se o preço dele é muito superior à um Sistema Web por exemplo, que estou acostumado a fazer.
Ele será Desktop.
Acaso vc acha que $$$ se encontra no chute ?
Acaso vc diz um valor sem saber o que vai fazer ?
Primeiro faça o levantamento do que vai ser o sistema, estime o esforço e dai estime o custo.
Do custo determine o preço. Cada projeto é um projeto diferente.
E sim , desktop é mais dificil que web. Sobretudo se vc não tiver experiencia.
maior_abandonado
e adicionando a isso que o taborda disse, coloque ai de uns 20 a 50% (a seu criterio) além do que vc estimou no tempo, e um pouco menos no custo… imprevistos acontecem, especialmente se não temos toda certeza do que estamos fazendo.
M
matarra1000
E já acho desktop mt mais fácil q web…
A
andre_salvati
sergiotaborda:
Arautus:
Pessoal,
Gostaria de saber se o preço dele é muito superior à um Sistema Web por exemplo, que estou acostumado a fazer.
Ele será Desktop.
Primeiro faça o levantamento do que vai ser o sistema, estime o esforço e dai estime o custo.
Isso,
e esqueça métodos ágeis, desenvolvimento iterativo e contratos de escopo aberto. Isso não serve pra nada… :roll:
faelcavalcanti
eu recomendaria o seguinte
1. evitar contrato por escopo fechado, estabelecendo marcos específicos e períodos determinados de release
2. defina um contrato dizendo bem o que será feito e não sera feito, inclusive em caso de contigência
3. quanto ao custo, o caminho inicial é como tarborda mencionou, em uma primeira negociação e contato
4. se você não teve contato com certas metodologias ou tecnologias, procure ajuda e sugestões para simplificar ao máximo
5. …
há um bom tempo atrás perguntei do porquê, projetos ERP’s falham ?, mas os casos são os mesmos para projetos de TI. acho que vale a pena você conferir!
B
Bruno_Laturner
Seria interessante desenvolver em cima de algum ERP já produzido, como o Apache OFBiz, e adaptá-lo para uso na empresa.
sergiotaborda
Taz:
sergiotaborda:
Arautus:
Pessoal,
Ele será Desktop.
Isso,
e esqueça métodos ágeis, desenvolvimento iterativo e contratos de escopo aberto. Isso não serve pra nada… :roll:
Se a pessoa não sabe usar não serve mesmo.
Na prática é mais facil partir do principio que todo o projeto tem escopo aberto, porque essa é a realidade.
Mas escopo aberto não significa tamanho variável. O tamanho continua fixo. é que se generalizou a ideia que escopo = tamanho
mas não é verdade. Scrum é otimo para gerenciar assim porque vc mantem o tamanho fixo, e portanto o custo e o prazo,mas vc dá liberdade para o cliente mudar de ideias. Este é o melhor dos mundos. Vc já sabe quanto vai receber e quando vai acabar. É só uma questão de o que está dentro do software nessa data.
ERP é muito complicado de fazer, vc tem que ter um Contador do seu lado pra ir fazendo, onde eu trabalho os módulos mais básicos do sistema que são Financeiro, Estoque, Compras e Vendas sai em torno dos 10 mil, isso pq é um sistema genérico e muitas empresas usam, no seu caso que é específico creio que ficaria bem mais caro que isso.