Sistema ERP custo x benefício de desenvolvimento desktop x web

13 respostas
programação
vpmaciel1981

Olá a todos.
Gostaria de saber o que é mais viável e rentável.
Desenvolver um software ERP Desktop em C++ ou um software ERP Web em outra linguagem ?
Desde já agradeço.

13 Respostas

FearX

Olá vpmaciel!

Cara, tua pergunta é muito ampla e depende de muitos fatores. Você precisaria especificar mais.
Por exemplo:

Você tem equipe para ambos os casos?
Que linguagem usaria para o ERP web?
Isso é pra uso de uma empresa específica (e.g. onde você trabalha) ou será um produto que você venderá?
Quais seus prazos?
Se é pra uma empresa específica: Como é a infraestrutura do local?
Se é pra vender: Quais serão os custos pra manter, e como isso pode compensar durante a venda?

Isso é só o começo. De ante-mão, te adianto: os aplicativos Desktop estão cada vez mais perdendo visibilidade, afinal, web é o futuro. Porém, se é para uma empresa especifica, pode compensar ser desktop. Mas se é produto, eu aconselho a investir na web.

vpmaciel1981

Obrigado pelas respostas.
Trabalho a ser feito com 1 desenvolvedor.
Sem prazo de entrega.
Sistema ERP para empresas pequenas e médias.
Compensa desenvolver em C++ (Desktop) ? Ou melhor desenvolver em JSP ou PHP ?

FearX

Então, Desktop corre o risco de ser obsoleto, embora seja relativamente mais fácil de se pensar… é uma questão realmente delicada. Eu pensaria em fazer web se possível.

javaflex

Antes da tecnologia voce precisa das necessidades, arruma pelo menos um cliente pra servir de piloto.

vpmaciel1981

Muito obrigado a todos.
O piloto como já tenho desenvolvido em Java Swing mais de 100 mil linhas de código vou continuar.
Como a empresa vai começar sendo eu sozinho na parte de programação vai ser Web PHP.
Vou tentar colocar inteligência artificial em Python, mas Python trabalhando apenas com arquivos JSON e XML.
C++ pelo visto fica obsoleto rápido vou tirar fora essa ideia.
Fica um projeto Java SE (projeto piloto), PHP (projeto final) e Python (apenas recebendo arquivos JSON e XML, processando, e entregando arquivos JSON e XML), só vamos ver como vou elaborar essa arquitetura.
Vou já perguntar se: É viável essa arquitetura que estou pensando ?

javaflex

Se vai usar Python, precisa do PHP?

vpmaciel1981

A parte de PHP já sei bem e o framework codeIgniter, assim como bootstrap. Python só sei um pouco do core da linguagem, aprendi a rodar Python no apache e integrar com php através de JSON. Python não quero utilizá-lo para conectar com banco de dados quero deixar apenas para trabalhar a parte de inteligência artificial e mineração de dados. Vou ter que analisar bem e estudar a arquitetura SOA e Microservices para um bom projeto.

javaflex

Se a necessidade é sua e nao do cliente, viável é.

vpmaciel1981

Beleza. Mais uma vez obrigado. E vou então já está definido o plano de voo.

bsmachado

Desenvolveria um com C# e MySQL que poderia estar na nuvem com Microsoft Azure e com isso poderia ser acessado de qualquer PC… e também excelente forma de se realizar um backup.

vpmaciel1981

C# e Azure é pago ?

bsmachado

Tem como baixar o Visual Express de graça e usa pra cria aplicação em C#… já o Azure tem que pagar… mais não sai caro… da uma pesquisada https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/?&OCID=AID719802_sem_0oAiifOF&gclid=CjwKCAjwns_bBRBCEiwA7AVGHiGRYWxn9mxNrbx50TNOEtOdq08wzXy2y3kGGgBLh12IU7q0L1KY7BoCNfIQAvD_BwE&dclid=CJu80-TD79wCFcQegQodY_AKdg

vpmaciel1981

vou dar uma pesquisada

Criado 13 de agosto de 2018
Ultima resposta 16 de ago. de 2018
Respostas 13
Participantes 4