Pessoal é o seguinte: tenho um sistema legado usanfo JSP + Servlet + JDBC, as views JSP viraram classes cheias de código que através dos includes são chamadas e os objetos são instanciados tudo dentro das views.
Tenho que fazer um monte de modificações nele e estou propenso a reescrevê-lo inteiro, pois acho que vale mais a pena já que não é tão extenso assim.
Porém, a minha dúvida é a seguinte: como faço para que o novo sistema vá substituindo o outro aos poucos sem muita bagunça e sem prejudicar o funcionamento do que já temos pronto?
Será que consigo fazer os dois sistemas co-existirem usando JSF com Icefaces+Spring+HIbernate e ir escrevendo as páginas e classes e aos poucos ir substituindo até o sistema novo ter todas as funcionalidades do velho sem transparecer para o usuário?
Alguém já passou por isso e pode me dar uma dica para que eu não caia em nenhuma armadilha?
Agradeço desde já a ajuda.
Abraços a todos.
Pessoal é o seguinte: tenho um sistema legado usanfo JSP + Servlet + JDBC, as views JSP viraram classes cheias de código que através dos includes são chamadas e os objetos são instanciados tudo dentro das views.
Tenho que fazer um monte de modificações nele e estou propenso a reescrevê-lo inteiro, pois acho que vale mais a pena já que não é tão extenso assim.
Porém, a minha dúvida é a seguinte: como faço para que o novo sistema vá substituindo o outro aos poucos sem muita bagunça e sem prejudicar o funcionamento do que já temos pronto?
Será que consigo fazer os dois sistemas co-existirem usando JSF com Icefaces+Spring+HIbernate e ir escrevendo as páginas e classes e aos poucos ir substituindo até o sistema novo ter todas as funcionalidades do velho sem transparecer para o usuário?
Alguém já passou por isso e pode me dar uma dica para que eu não caia em nenhuma armadilha?
Agradeço desde já a ajuda.
Abraços a todos.
Isso é possível desde que não haja incompatibilidade de algum biblioteca. Se isso existir, primeiro vai ter que deixar compativel com as novas bibliotecas para começar a mudar realmente.
Contesto apenas se realmente isso vale a pena… As vezes para compensar fazer um sistema do zero é preciso ganhar em algo mais, tipo otimização de tarefas e processos… ou seja… ter um ganho efetivamente bom ao usuário!
Ou se realmente a tecnologia atual é responsável pela maior parte dos problemas (pq na maior parte das vezes, os problemas são de lógica e não da tecnologia em si)…
Eu ja passei por casos parecidos, montei uma estratégia e fiz tal migração!
Hoje contesto se valeu a pena, pois troquei o funcional por outro funcional idêntico…
Da mesma forma contesto hoje se vale a pena migrar de ASP, PHP, .NET, etc para outra tecnologia, sem haver ganho nenhum de processo e/ou usabilidade.
Ah… outro cuidado que deve ter é que as vezes quando terminar a migração, o que escolheu lá atrás ja é legado!
Menezes, concordo com vc e, na verdade, o que vai acontecer é um ganho sim de produtividade e de funcionalidades para o usuário final. Hoje por exemplo o sistema tem algumas deficiências de segurança e para isto pretendo usar o Spring-security. Tem muitas funcionalidades que dá para implementar facilmente com JSF mas com JSP e Servlets vai sere bem mais difícil.
O sistema não é tão grande, mas vai crescer um bom tanto.
Minha idéia inicial é mais ou menos essa, por exemplo, se lá eu já tenho uma página inclusao.jsp com todo o código na view, usando jdbc etc…, fica bom fazer outra inclusao.xthml e dentro do mesmo sistema usar jsf+hibernate+spring ???
Se nao houver incompatibilidade das libs deve funcionar, até aí beleza, eu havia pensado nesse mesmo sentido, mas não há nada, nenhuma armadilha no meio do caminho que eu deva pensar antes de começar a fazer isso, como lentidão por exemplo.
Por enquanto muito obrigado pela ajuda.
Entao, a questao de performance vai depender mto das funcionalidades.as vezes se perde flexibilidadecom jsf e precisa de um monte de coisa pra ajustar. Eh relativo… Se vai ter ganho e nao eh tao grande e acha q jsf e spring atende bem os requisitos vai fundo. eh dificil prever as dificuldades sem conhecer o sistema mas tdo eh possivel, mesmo se tiver incompatibilidade de lib da um jeito.
Boa sorte e bom trabalho