Sistema mais leve e básico possível para desenvolvimento Java

Olá, eu já tenho um bom sistema de desenvolvimento com recursos e tal, mas só por curiosidade, qual é o sistema mais leve que alguém pode fazer para desenvolver Java? Com isso quero dizer todo o sistema, o OS, a IDE (se tiver), se for ter um window manager, qual. Como já disse, essa pergunta é só por curiosidade mesmo.
Eu pensei em algo como arch linux com awesomewm sem iniciar automaticamente (ou seja, precisamos iniciar o Xserver e o awm manualmente se precisarmos usá-lo) de OS, o JDK 9, o vim com alguns plugins tipo nerdtree, fuzzyfinder e autocompl, com umas automações de Ant, elinks como browser e o javadoc baixado no computador; mas não tenho certeza se esse é realmente o sistema mais leve possível para programar em Java

É mais barato comprar mais memória do que ficar pensando nessas coisas kkkk

1 curtida

Concordo. Tempo custa bastante.

Mas eu tenho toda a memória que eu preciso, é só pra saber mesmo, pq eu não vou usar esse sistema.

Arch é paulera mas vai dar um trabalho absurdo com configurações, repositórios e etc, eu trocaria por debian, a diferença em “minimalismo” seria bem pouca a favor do arch, mas você ganharia uma comunidade bem mais ativa, e um repositório bem mais robusto que tende a adotar pacotes estáveis (robusto com ressalvas uma vez que o repositório do Arch é mais “atualizado”).