Sistema Multi-agente

14 respostas
F

Gostaria de saber se alguém já desenvolveu ou participou do desenvolvimento de algum Sistema Multi-agentes (MAS - Multi-agent System) em Java. Estamos pensando em utilizar essa metodologia para o desenvolvimento de um sistema e gostaríamos de saber de experiências já vivenciadas.

Obrigado,
Ferraz.

14 Respostas

R

um sistema multi-agente seria um sistema onde vários usuários tem acesso aos dados do programa, podendo modifica-los, etc?

F

Não. Na verdade é um sistema baseado em Agentes Inteligentes, uma das áreas de conhecimento da Inteligência Artificial.

Podemos dizer que Agentes Inteligentes são “seres virtuais” capazes de resolver problemas ou realizar tarefas de uma forma melhor que os softwares convencionais. Através de sensores, os Agentes conseguem perceber o ambiente e interagir com ele, ou com outro Agente, utilizando essas informações obtidas combinadas com informações internas para responder de forma satisfatória com o ambiente ou outro Agente. A principal característica dos Agentes Inteligentes é a autonomia, pois os mesmos são capazes de tomar decisões baseadas em seu “conhecimento” interno e nas informações adquiridas do ambiente, além de poder adquirir novos “conhecimentos” e mudar seu comportamento e critérios para essas tomadas de decisão.

Na área de Inteligência Artificial, os Agentes Inteligentes são utilizados em conjunto, cada um com suas características e papéis, para realização de determinado objetivo. Os serviços dos Agentes são utilizados de forma racional e organizada para a realização desse objetivo. Os Sistemas Multiagentes (MAS) são sistemas computacionais que utilizam Agentes que têm conhecimento de sua existência e da existência de outros Agentes, onde juntos, fazem colaborações mútuas dentro do ambiente para atingirem o mesmo objetivo em comum.

Fernando Ferraz
[email removido]

M

Seria correto eu fazer uma analogia entre os agentes de um sistema multi-agente com os agentes da trilogia matrix?
Mesmo que de uma forma fantasiosa, eles(do filme), têm as caracteristicas descritas por voce…

R

poste isso no forum do GUJ

lah tem mais profissionais experientes, vc tem mais chances de encontrar uma resposta

essa é uma duvida que vc pode até mandar pra java magazine…

E

ola deixa eu entrar nessa conversa
bom comparando com o matrix, um agente é um sistema computacional situado em algum ambiente, e ele é capaz de ações autonomas, no caso acho q os agentes do matrix tinham essa autonomia.
os agentes tem capacidade de toma suas proprias decisoes independentemente de intervencao humana ou de outro agente.
o agente smith tinha essa autonomia(eu acho).
um agente tem q ter acapacidade de adpatacao com situações novas, nos quais ele nao possui informacoes completas para essas situaçoes. ele tem q ter uma certa percepção. talves possa se comparar com o filme.

M

em que tipo de aplicações vcs recomendam o uso de agentes?

F

Acho que a aplicação mais fácil de se exemplificar seria um jogo de corrida de automóveis.
Imagine que cada automóvel seja pilotado por uma instância de um agente chamado Piloto.
Quando você jogar pela primeira vez, todos terão o mesmo conhecimento.
Porém, a medida em que você vai jogando, cada piloto passa por situações diferentes (leva uma fechada, bate, ganha, perde) e vai aprendendo com essas situações.
Após jogar algumas vezes, cada piloto será completamente diferente do outro e teoricamente vai ser cada vez mais difícil você competir com ele.
Eu tenho um colega que desenvolveu um agente para o jogo da velha. Ele disse que depois de jogar umas 3 vezes contra o agente, ele nunca mais conseguiu ganhar dele.

Ferraz.

J

Olá.

Eu estou desenvolvendo uma aplicação SMA em JAVA, qual seria a sua dúvida??? Por exemplo, qual metodologia que pode ser utilizada para a implementação de uma política de comunicação entre os agentes??? ou quais as ferramentas disponiveis que ajuda na implementação???

[]s

wagner

F

Pois é, na verdade não sei por onde começar.
Para modelagem, sei que existe a linguagem AUML (extensão da UML para sistemas multi-agente).
Agora, em relação a ferramentas estou meio por fora. Sei que existe o INGENIAS para a modelagem com geração automática de código pós-modelagem, você já o utilizou?
Poderíamos fixar uma analogia com o desenvolvimento orientado a objetos?

Ferraz.

J

Ola,

Existem diversas metodologias orientadas a agentes, se quiser eu te mando por e-mail um artigo sobre elas. Eu estou utilizando a metodologia MASE que na minha opinião é muito interessante, resolvi usa-la pois antes de fazer uma modelagem orientada a agentes estava seguindo alguns passos vamos dizer assim inventados por mim, e quando eu fiquei sabendo que existem metodologias voltadas para agentes e comecei a pesquisar percebi que a metodologia MASE tem os mesmos passos que eu estava pensando sem saber da existencia de uma metodologias. Outro ponto é um software que você pode usar para implementar os passos dessa metodologia, esse software se chama AgentTool.

Com relação as outras ferramentas que permite ao programador não se preocupar com sistemas distribuidos existem várias tb, por exemplo, JADE, SACI, etc… Eu estou usando o SACI, que é uma ferramenta nacional, e que na minha opinião é muito estável.

Me passa o seu e-mail que eu te mando artigos sobre essas ferramentas.

[]s

Wagner

F

Olá Wagner

Meu e-mail é [email removido]

Fico agradecido pela atenção dispensada.

Fernando Ferraz.

M

Iai pessoal
Dei uma pssada de olho por esse forum e achei muito interessante esse negocio de agentes. On deposso encontrar mais sobre o assunto, ja que nem sei para que serve isso e pelo que li existem varios tipos de agente. Caso queriam me enviar por e-mail. meu e-mail é
[email removido]
Abraço a todos

D

Opa galera…

Me interesso mto por AI e gostaria de receber o email com o artigo… se for possível manda pra [email removido]… vlw…

H

Não é mais fácil postar um link com o artigo? De qualquer forma, meu e-mail é: [email removido]

Falou…

Criado 8 de novembro de 2004
Ultima resposta 4 de jan. de 2005
Respostas 14
Participantes 8