Sistema não quer rodar depois de muito tempo parado

Cordiais saudações, povo do GUJ.

A alguns dias atrás, eu coloquei um novo tópico no GUJ que discorria sobre um sistema que não queria funcionar. Hoje, novamente, trago outro sistema que é irmão daquele e também não quer funcionar. No caso anterior faltava um drive para o JDBC, neste caso pode ser a mesma coisa mas se trata de um projeto maven que tem declarado no pom.xml sua dependência de um drive então eu acredito que o problema não seja este. Estranhamente não tem pasta biblioteca no projeto, o outro projeto tinha mas desapareceu também. No outro caso resolvemos o problema incluindo na pasta biblioteca quando ela existia o jar do drive mas neste caso a pasta já sumiu e eu não sei qual o problema do projeto. A propósito, os erros começaram depois que instalei novamente o Windows e voltei os backups.

Bom, vou mandar no formato código os erros que ocorrem quando tento dar um run no projeto. Agradeço se alguém puder me ajudar. Veja lista de erros abaixo:

cd C:\Users\Usuario\temp\moduloIndustrial; "JAVA_HOME=C:\\Program Files\\Java\\jdk1.8.0_202" cmd /c "\"C:\\Program Files\\NetBeans-12.6\\netbeans\\java\\maven\\bin\\mvn.cmd\" -Dexec.vmArgs= \"-Dexec.args=${exec.vmArgs} -classpath %classpath ${exec.mainClass} ${exec.appArgs}\" -Dexec.appArgs= -Dexec.mainClass=moduloIndustrial.ModuloIndustrial \"-Dexec.executable=C:\\Program Files\\Java\\jdk1.8.0_202\\bin\\java.exe\" \"-Dmaven.ext.class.path=C:\\Program Files\\NetBeans-12.6\\netbeans\\java\\maven-nblib\\netbeans-eventspy.jar\" -Dfile.encoding=UTF-8 org.codehaus.mojo:exec-maven-plugin:3.0.0:exec"
Running NetBeans Compile On Save execution. Phase execution is skipped and output directories of dependency projects (with Compile on Save turned on) will be used instead of their jar artifacts.
Scanning for projects...

-------------------< com.mycompany:moduloIndustrial >-------------------
Building moduloIndustrial 1.0-SNAPSHOT
--------------------------------[ jar ]---------------------------------

--- exec-maven-plugin:3.0.0:exec (default-cli) @ moduloIndustrial ---
Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal moduloIndustrial.ModuloIndustrial
Command execution failed.
org.apache.commons.exec.ExecuteException: Process exited with an error: 1 (Exit value: 1)
    at org.apache.commons.exec.DefaultExecutor.executeInternal (DefaultExecutor.java:404)
    at org.apache.commons.exec.DefaultExecutor.execute (DefaultExecutor.java:166)
    at org.codehaus.mojo.exec.ExecMojo.executeCommandLine (ExecMojo.java:982)
    at org.codehaus.mojo.exec.ExecMojo.executeCommandLine (ExecMojo.java:929)
    at org.codehaus.mojo.exec.ExecMojo.execute (ExecMojo.java:457)
    at org.apache.maven.plugin.DefaultBuildPluginManager.executeMojo (DefaultBuildPluginManager.java:137)
    at org.apache.maven.lifecycle.internal.MojoExecutor.execute (MojoExecutor.java:210)
    at org.apache.maven.lifecycle.internal.MojoExecutor.execute (MojoExecutor.java:156)
    at org.apache.maven.lifecycle.internal.MojoExecutor.execute (MojoExecutor.java:148)
    at org.apache.maven.lifecycle.internal.LifecycleModuleBuilder.buildProject (LifecycleModuleBuilder.java:117)
    at org.apache.maven.lifecycle.internal.LifecycleModuleBuilder.buildProject (LifecycleModuleBuilder.java:81)
    at org.apache.maven.lifecycle.internal.builder.singlethreaded.SingleThreadedBuilder.build (SingleThreadedBuilder.java:56)
    at org.apache.maven.lifecycle.internal.LifecycleStarter.execute (LifecycleStarter.java:128)
    at org.apache.maven.DefaultMaven.doExecute (DefaultMaven.java:305)
    at org.apache.maven.DefaultMaven.doExecute (DefaultMaven.java:192)
    at org.apache.maven.DefaultMaven.execute (DefaultMaven.java:105)
    at org.apache.maven.cli.MavenCli.execute (MavenCli.java:957)
    at org.apache.maven.cli.MavenCli.doMain (MavenCli.java:289)
    at org.apache.maven.cli.MavenCli.main (MavenCli.java:193)
    at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0 (Native Method)
    at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke (NativeMethodAccessorImpl.java:62)
    at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke (DelegatingMethodAccessorImpl.java:43)
    at java.lang.reflect.Method.invoke (Method.java:498)
    at org.codehaus.plexus.classworlds.launcher.Launcher.launchEnhanced (Launcher.java:282)
    at org.codehaus.plexus.classworlds.launcher.Launcher.launch (Launcher.java:225)
    at org.codehaus.plexus.classworlds.launcher.Launcher.mainWithExitCode (Launcher.java:406)
    at org.codehaus.plexus.classworlds.launcher.Launcher.main (Launcher.java:347)
------------------------------------------------------------------------
BUILD FAILURE
------------------------------------------------------------------------
Total time:  1.662 s
Finished at: 2023-10-19T12:24:38-03:00
------------------------------------------------------------------------
Failed to execute goal org.codehaus.mojo:exec-maven-plugin:3.0.0:exec (default-cli) on project moduloIndustrial: Command execution failed.: Process exited with an error: 1 (Exit value: 1) -> [Help 1]

To see the full stack trace of the errors, re-run Maven with the -e switch.
Re-run Maven using the -X switch to enable full debug logging.

For more information about the errors and possible solutions, please read the following articles:
[Help 1] http://cwiki.apache.org/confluence/display/MAVEN/MojoExecutionException

Agradeço a atenção dos amigos do GUJ.
Atenciosamente,
Ronaldo

Provavelmente estás a executar na diretoria errada

Se a tua classe é moduloIndustrial.ModuloIndustrial, tens de executar num local onde existe uma diretoria moduloIndustrial e, dentro dessa diretoria uma class ModuloIndustrial.

Provavelmente estás a fazer cd para a diretoria moduloIndustrial quando deveria ser só para a temp

Não sei se está executando dentro do moduloIndustrial.ModuloIndustrial mas sei que estou usando o NetBeans como IDE e gostaria de mais orientações sobre como proceder. Não tenho a mínima idéia do que fazer para corrigir estes erros que ocorreram quando eu disparei o comando run. O que eu faço agora?

Botão direito no projeto, vá em propriedades, run e configura a classe que contém o método main que é a o ponto de entrada da aplicação.

Eu cliquei o botão direito e confere tanto o pacote como o nome da classe estão corretos. Não sei o que tem de errado com meu sisteminha. Alguém tem uma idéia do porque não roda e dá aquele erro acima?

Atenciosamente,
Ronaldo

Posta o fonte da sua classe moduloIndustrial.ModuloIndustrial.

E uma foto da estrutura de pastas e pacotes do seu projeto.

Este abaixo é o fonte moduloIndustrial.ModuloIndustrial (ou seja pacote moduloIndustrial e classe ModuloIndustrial):

package moduloIndustrial;

import dao.Usuarios2DAO;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import model.Usuarios2;

/**
 *
 * @author Ronaldo R. Godoi
 */
public class ModuloIndustrial extends JFrame {
    
    private JTextField tfLogin;
    private JLabel lbSenha;
    private JLabel lbLogin;
    private JButton btLogar;
    private JButton btCancelar;
    private JPasswordField pfSenha;
    private static ModuloIndustrial frame;
    Usuarios2 aUsuario = new Usuarios2();
    private Usuarios2DAO usuarios;

    public ModuloIndustrial() {
        
        inicializarComponentes();
        definirEventos();
        
    }
    
    private void inicializarComponentes() {
        
        setTitle("Login no Sistema");
        setBounds(0, 0, 400, 200);
        setLayout(null);
        tfLogin = new JTextField(5);
        pfSenha = new JPasswordField(5);
        lbSenha = new JLabel("Senha: ");
        lbLogin = new JLabel("Login: ");
        btLogar = new JButton("Logar");
        btCancelar = new JButton("Cancelar");
        tfLogin.setBounds(100, 30, 120, 25);
        lbLogin.setBounds(30, 30, 80, 25);
        lbSenha.setBounds(30, 75, 80, 25);
        pfSenha.setBounds(100, 75, 120, 25);
        btLogar.setBounds(20, 120, 100, 25);
        btCancelar.setBounds(125, 120, 100, 25);
        add(tfLogin);
        add(lbSenha);
        add(lbLogin);
        add(btLogar);
        add(btCancelar);
        add(pfSenha);
        usuarios = new Usuarios2DAO();
    }
    
    private void definirEventos() {
        
        btLogar.addActionListener(new ActionListener() {
            public void actionPerformed(ActionEvent e) {
                if(tfLogin.getText().equals("")) {
                    JOptionPane.showMessageDialog(null, "Login não pode estar em branco!");
                    return;
                }
                String senha = String.valueOf(pfSenha.getPassword());
                if(tfLogin.getText().equals("java") && senha.equals("java")) {
                    declaraUsuario();
                    BD.getInstance().close();
                    frame.setVisible(false);
                    GuiMenuPrincipal.abrir(aUsuario); // Aqui vai o código para chamar o exemplo 8.3
                } else {
                    usuarios.usuario.setNome(tfLogin.getText());
                    usuarios.localizar();
                    if(usuarios.usuario.getNome().equals(tfLogin.getText()) && usuarios.usuario.getSenha().equals(senha)) {
                            declaraUsuario(usuarios.usuario);
                            BD.getInstance().close();
                            frame.setVisible(false);
                            GuiMenuPrincipal.abrir(aUsuario);
                    } else {
                        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Login ou senha incorretos!");
                    }
                }
            }
        });
        
        btCancelar.addActionListener(new ActionListener() {
            public void actionPerformed(ActionEvent e) {
                System.exit(0);
            }
        });
        
    }
    
    private void declaraUsuario() {
        aUsuario.setId(0);
        aUsuario.setNome("java");
        aUsuario.setSenha("java");
        aUsuario.setCadastroProdutosMP(false);
        aUsuario.setCadastroForProdutoMP(false);
        aUsuario.setPedidoClienteMP(false);
        aUsuario.setPedidoFornecedorMP(false);
        aUsuario.setComposicaoProduto(false);
        aUsuario.setOrdemProducao(false);
        aUsuario.setConsultaProdutoMP(false);
        aUsuario.setRelatorioProdutoMP(false);
    }
    
    private void declaraUsuario(Usuarios2 aUsuario) {
        this.aUsuario.setId(aUsuario.getId());
        this.aUsuario.setNome(aUsuario.getNome());
        this.aUsuario.setSenha(aUsuario.getSenha());
        this.aUsuario.setCadastroProdutosMP(aUsuario.isCadastroProdutosMP());
        this.aUsuario.setCadastroForProdutoMP(aUsuario.isCadastroForProdutoMP());
        this.aUsuario.setPedidoClienteMP(aUsuario.isPedidoClienteMP());
        this.aUsuario.setPedidoFornecedorMP(aUsuario.isPedidoFornecedorMP());
        this.aUsuario.setComposicaoProduto(aUsuario.isComposicaoProduto());
        this.aUsuario.setOrdemProducao(aUsuario.isOrdemProducao());
        this.aUsuario.setConsultaProdutoMP(aUsuario.isConsultaProdutoMP());
        this.aUsuario.setRelatorioProdutoMP(aUsuario.isRelatorioProdutoMP());
    }
    
    public static void main(String[] args) {
        
        SwingUtilities.invokeLater(new Runnable() { 
            public void run() {
                frame = new ModuloIndustrial();
                frame.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
                Dimension tela = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize();
                frame.setLocation((tela.width - frame.getSize().width) / 2,
                        (tela.height - frame.getSize().height) / 2);
                frame.setVisible(true);
            }
        });
        
    }
    
}

Esta abaixo é o print da árvore do projeto no NetBeans:

Ronaldo, só vendo o print do NetBeans fica impossível ajudar. Tem como vc passar um link pra eu baixar seu projeto? Ai eu arrumo para vc.

Esse, abaixo, é o link para o meu projeto…

Atenciosamente,
Ronaldo

Ronaldo, seu projeto abre normalmente na minha máquina ao executá-lo, pedindo login e senha. Simplesmente abri o projeto, atualizei as dependências e cliquei no Run. Além disso, testei também fazendo o que te orientei em outro post (Como gerar o arquivo final para o usuario do sistema?). O .jar criado no processo de build também abre normalmente, sem nenhum erro. Você está usando uma versão antiga do NetBeans, pq não a atualiza? Uma coisa que notei é que, mesmo sua classe ModuloIndustrial tendo o método main, isso não é acusado na sua versão da IDE. O NetBeans coloca um símbolo de “play” em classes que possuem o método main. Veja o print do meu ambiente abaixo. Talvez seja problema da IDE. Tente instalar a versão atual (19) e retorne aqui o que aconteceu.

image

David, você me orientou a instalar o NetBeans 19 mas essa versão aceita apenas versões mais modernas do Java como a versão 11 em diante. Isso é um problema para mim porque estou desenvolvendo projetos que exigem a versão 8 do Java. Como devo proceder nesse caso?

Instale uma versão mais nova do JDK, instale o NetBeans. Nos seus projetos, como te orientei em outro post, basta mudar a versão do formato do código nas propriedades do projeto, dentro da categoria “Sources” (botão direito no projeto, Properties, Sources) ou mesmo no pom.xml nas propriedades maven.compiler.source e maven.compiler.target para 1.8.