Esse tipo de post acho desnecessário e sem nenhum fundamento para discussão, é só verificar a idéia inicial e história do Java e seu propósito.
O Java é WORA(Write Once, Run Anywhere), entaum independe de arquitetura.
Sobre os MAC da Apple, ele é um SO baseado em Unix assim como Linux/BSD/Solaris e outros, entaum sim ele roda JVM consequentemente roda o Java, basta saber instalar e configurar. O q ainda naum roda pelo q eu saiba são os iPhones, porem a Apple vem prometendo liberar a JVM para seus iPhones.
Sobre o Windows, nem preciso dizer q tbm roda tranquilamente basta dar uns clicks no next, configurar as variaveis de ambiente e pronto, ta la o java rodando.
Com essa de o q é o q é melhor q o outro isso tbm independe de arquitetura, tanto x86 como x64, memoria, capacidade de processamento etc…etc…etc. Eh dificil comparar 1 pra outro, na mesma arquitetura com os mesmos hardwares rodando. Por exemplo, imagine um PC com i7 + 4gb ram + hd de 500 + mb msi…A diferenca de SO executando o Java num micro assim entre Linux e Windows naum chega a 10%.
Eu pessoalmente desenvolvo em Linux(Debian) com NetBeans7 e JWS(Java Web Start)…Mas ja desenvolvi com Slackware, RH, Ubuntu, KUbuntu até Kurumin, e tbm em Win2000, WinXP, Vista e Seven…Prefiro o Linux ao Windows pq gosto de liberdade, naum por motivos referentes a Java mas sim por ser mais estável q o Windows e o principal: “Nao tem tela azul e naum pega virus”…kkk !!! Nao faça de Java um problema, tentando descobrir onde é melhor rodar e tals, a diferença de performance de 1 para outro volto a repetir naum chega a 10% no mesmo ambiente.
Entaum, posts assim eu penso ser desnecessário cair em discussão, pq Java é Java onde quer q esteja…lembre-se que: Java é WORA.
t+
[edited]
Sobre o Windows ficar lento, ou demorar subir(startar servico ou app) como vi nos posts aqui, lembre-se Windows é mais frágil q Unix(Derivados) referente a Virus e Worms em geral, entaum naum tem nada a ver com Java e sim com o usuario q naum conhece a fragilidade do SO.