Sistema Operacional tablet

13 respostas
Mikaela_Ferreira_Mar

Oi gente , esse é meu primeiro dia aqui !
Bom faço programação na etec e esse ano tem o meu TCC .
Eu e meu grupo estamos pensando em fazer um sistema operacional para tablet , gostaria de saber a opinião de vocês se é um tema viavel de se fazer (6 meses)
e alguma dicas e sugestões também.
Beijos :stuck_out_tongue:

13 Respostas

P

Acho que a sua idéia é um pouco fora da casinha, leia o livro SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS 3 Edição do Tanenbaum, acredito que a quantidade de conceito, como Fila de Processos, TimeSharing, Semáfaros e tudo mais que você tem que aplicar em um SO é impossível para ter um SO estável, é igual a implementar um compilador ( na facul você só tem o básico).

O que você poderia fazer é pegar uma distro Linux e criar a sua modificando ou implementando algo que você queira, mas dai não seria para Tablet. COm certeza se você conseguisse fazer seria algo muito bacana, mas em 6 meses impossível, desculpa se estou sendo grosso, mas se o seu orientador não colocou vocês com o pé no chão fujam deste orientador que só vai ser dor de cabeça, dica de quem fez o TCC ano passado.

Mikaela_Ferreira_Mar

obrigado pela dica !
e como foi o seu TCC , poderia me dar mais dicas ?

P

O meu tcc foi feito todo sabado e domingo 8 horas direto, pois trabalho durante o dia e faço facul durante a noite (2 materia e me formo). Assim, tem que ler bastante, escrever bastante, tem prazos apertados, aconselho a deixar outras matérias de lado e ficar um ano só no tcc, não vale a pena se estressar e ficar doente em prol disso, claro se formar logo é bom, mas se tu trabalha e estuda e só tem os finds pra fazer e as madrugadas a dentro é um desgaste que não aconselho.

Pq as vezes por mais simples que digam que teu tcc é, acredite, dá trabalho. A pior parte que eu considero foi o capítulo 1 e 2 que envolviam mais escrita, o capítulo de modelagem e desenvolvimento, foram os mais tranquilos.

Mikaela_Ferreira_Mar

você se formo no que ?

É porque eu e minha equipe não queriamos fazer um gerenciamento sabe , todos sempre fazem queriamos inovar por isso pensamos neste tema.

Rodrigo_Sasaki

Talvez um aplicativo pra tablet seja uma boa… dependendo da idéia que tiverem…

agora um SO é bem complicado…

em 6 meses um aplicativo ja vai dar bastante dor de cabeça heheehe, a não ser que tenham bastante tempo livre

P

eu estou me formando em Ciências da Computação, só nao comento sobre o tema dele aqui, pois o que eu fiz não tem nada na área, e tá em fase de desenvolvimento de outros módulos que nao contemplaram o TCC.

Mas foi algo bem simples, mas a gente da área de TI não tem que fazer algo revolucionário, se tu pegar teu conhecimento e fazer um software pra ajudar uma outra área mesmo sendo simples, tu consegue tirar uma grana legal futuramente, além de ser o pioneiro XD, o meu tcc foi feito isso, POR ACASO surgiu uma pessoa reclamando que tudo era feito a mão, dai a ficha caiu.

A idéia principal era fazer um software mobile que auxiliasse os deficientes visuais, e o tema final foi algo bem nada haver com isso XD

EDIT:

antes de querer fazer qualquer software, é legal fazer uma pesquisa de campo com questionários pra ve se atende as necessidades do usuário, se já existe algo e o que acham que pode melhorar e tu faz em cima disso, pois todo TCC tem o capítulo de PROBLEMATICA e JUSTIFICATIVA e com isso bem bolado tu consegue fazer uma boa defesa, se perguntarem PQ TU FEZ ISSO? pq nao existe ou porque existe e os usuarios reclamam, conforme capitulo tal e tal e ainda da pra por esses questionarios em anexo e gerar graficos em cima dele :smiley:

Mikaela_Ferreira_Mar

digaoneves:
Talvez um aplicativo pra tablet seja uma boa… dependendo da idéia que tiverem…

agora um SO é bem complicado…

em 6 meses um aplicativo ja vai dar bastante dor de cabeça heheehe, a não ser que tenham bastante tempo livre

É eu e minha equipe também pensamos num aplicativo , porem ainda não temos um tema pra ele , mas é uma ideia bem legal , tem alguma dica ?

J

Um S.O. requer muito tempo para desenvover e aprimola-lo…

O ideal mesmo a dica do pessoal acima…programar um aplicativo para um android seria um desafio interessante pra voces…

tem um linka bacana se vc precisar http://androidblog.com.br/1492/como-programar-em-android-guia-para-iniciantes.

diogenes.leandro

Quanto a evolução e inovação, fica as dicas:
1 - Inove no modo de se desenvolver e não no tema a ser desenvolvido.
2 - Não tente aprender uma tecnologia nova em 6 meses (como por exemplo android), você acabará desenvolvendo um tema mais pobre para ter tempo de estudar essa tecnologia.
Sugiro duas coisas:

1 - Desenvolva em Java e Visual Basic usando a mesma base de dados. (Ninguém nunca fez isso, na etec).
2 - Se aprofunde na criação de relatórios e gere-os de modo que fique bonito e com informações relevantes para o negócio desenvolvido (só vi um tcc até hoje que mostrou relatórios decentes).

Fazendo isso você pode até desenvolver um sistema de notas, ou locadora que ficará uma coisa bem bacana.

diogenes.leandro

Outra idéia que pode ser desenvolvida nesse tempo é um card game (estilo Yu Gi Oh).
Não pra se criar em cima do próprio pois seria plágio, mas pode-se definir um novo tema com suas regras e talz.
Se gostar da idéia estou a disposição para ajudar a definir o tema.

F

Acho que o importante em um TCC é mostrar o que vc aprendeu durante o curso.
Portanto vc pode fazer sistemas já conhecidos (gerenciamento, controle de estoque etc), mostrando tudo que vc sabe.

Pense em fazer tipo uma simulação de um projeto real. Tendo um cliente, gerenciando o projeto, criando toda a documentação etc.
Codificação não é tudo.

Pelo menos essa é minha opinião. :smiley:

C

Eu usei o Tcc pra aprender novas tecnologias, implementar software em android, com RoboGuice, DB4O e Consumindo webservice SOAP.

Fiz em 3 meses, mas foi corrido, e bem extressante, alem de que o código não ficou a coisa mais perfeita do mundo.

drsmachado

A questão é que você não precisa desenvolver todo o SO para o TCC.
Pode apenas teorizar a respeito de determinadas coisas, como filas de processos, acesso à recursos de I/O, gerenciamento de memória.
Talvez implementar um gatilho, que permita ao SO subir, coisa simples.
É uma ótima oportunidade de estudar e se aprofundar em algo que está em voga. Quem sabe vocês não acabam conhecendo a fundo a estrutura do Android e possam customizar o mesmo, de acordo com o que preferirem?

Criado 12 de abril de 2012
Ultima resposta 20 de jun. de 2012
Respostas 13
Participantes 8