pensando bem, se você for ver o seu valor hora e quantidade de horas que você gastou, + um certo valor pela “ideia”, ainda acho que isso é muito poco, comparando com o lucro que eles podem ter… esse sim é um parametro importante, pensa no lucro que eles vão ter com isso… pensando nisso, acrescente ai um valor consideravel a conta que eu fiz antes…
A pergunta não é quando nós cobrariamos, e sim “quanto cobram os seus concorrentes”.
Não tem concorrentes ? Sorte sua. Invente o valor que quiser e o cliente estiver disposto a pagar. (também conhecido como negociação)
O problema é ter a certeza que não tem concorrentes
Pesquise o mercado do seu tipo de apliacção (media social).
E lembre-se sempre d euma coisa: vc cobra por licenças de uso. não por projeto, não por software. tire partido disso.
1000 licenças por um milhão de reais é caro ? é apenas 1000 reais por licença.
Entendeu ? O software é só 1, mas as licenças podem ser muitas e vc cobra o valor várias vezes. Pense em volume.
Muito interessante o seu artigo.
Pensei exatamente isso. Não cobrar um valor total pelo sistema e sim pela licença de uso.
Nota: Não tenho concorrentes.O problema é justamente esse. Quanto cobrar por algo que ainda não foi desenvolvido?
Cara…O que escrevi aqui em baixo é a minha opinião…não estou dizendo pra fazer nada… só o que eu acho
Primeiro…não se afobe…pesquise…não venda o projeto de primeira…
Segundo… analize se for um projeto único mesmo…inovador… veja se não vale a pena, como citado acima, voce mesmo transformar seu projeto em um negócio…então mais adiante…se quiser vende-lo…valerá ,com certeza umas 50 vezes mais…
Terceiro… se mesmo assim quiser vender agora… se for inovador e se for uma multinacional que irá comprá-lo… eu pediria…na faixa de milhões…mas depende do projeto…da idéia…mas pelo porte da empresa… e se o projeto abrangerá todas as filiais…
Esses dias estive conversando com um conhecido meu que trabalha numa multinacional de concreto… Ele me disse que a pouco tinham implementado um sistema em todas as filiais… o custo do sistema foi de 7 milhões, mas incluindo tudo…desenvolvimento, implantação…, estadia de funcionários, treinamento… só pra voce ter uma idéia…se o seu projeto terá um porte grande…há de se pensar grande…
Talvez…o mais interessante…(volto a dizer…na minha opinião… e sem conhecer minuciosamente o projeto…, mas imaginando que seja uma mega inovação)
seria ,como citado acima, cobrar por licença de uso…e não uma licença única… tipo… de tempos em tempos a licença expira… e tem que renovar…