Sistema para uma multinacional. Quanto cobrar?

Senhores,

Nos últimos 3 meses desenvolvi um protótipo de sistema em minhas horas livres:

Descrição:

funcionalidades orkut + funcionalidade twitter + central de telecomunicações = novo sistema

Virei quase 1 semana seguida (120 horas) só na faze de análise. Depois horas e mais horas na implementação.

Resultado:

Fui convidado para uma reunião em uma multinacional presente em 58 países que se interessou pelo projeto (alguém do google aí???..rsrrsr). Pergunta:

Nota: fiz a patente do projeto em 56 países (mas sei que podem fazer algo semelhante).

Como cobro pelo projeto? Ou melhor Quanto cobro pelo projeto?

Quanto vocês cobrariam?

Obrigado.

Esses países querem comprar o projeto de você?

Difícil hein!

Não os países. Mas os funcionários da multi estão presentes em 58 países.

Genérica total a sua pergunta!

É claro que vc não vai querer dizer em um forum publico qual a sua idéia revolucionaria, então fica impossível alguém daqui te ajudar.

Na verdade, se sua idéia for tão boa assim, acho que não vale a pena vender e sim vc levantar grana pra rentabilizar o seu negócio.

poca coisa nao deve ser…

pensando bem, se você for ver o seu valor hora e quantidade de horas que você gastou, + um certo valor pela “ideia”, ainda acho que isso é muito poco, comparando com o lucro que eles podem ter… esse sim é um parametro importante, pensa no lucro que eles vão ter com isso… pensando nisso, acrescente ai um valor consideravel a conta que eu fiz antes…

Leia isto

A pergunta não é quando nós cobrariamos, e sim “quanto cobram os seus concorrentes”.
Não tem concorrentes ? Sorte sua. Invente o valor que quiser e o cliente estiver disposto a pagar. (também conhecido como negociação)

O problema é ter a certeza que não tem concorrentes :slight_smile:
Pesquise o mercado do seu tipo de apliacção (media social).

E lembre-se sempre d euma coisa: vc cobra por licenças de uso. não por projeto, não por software. tire partido disso.

1000 licenças por um milhão de reais é caro ? é apenas 1000 reais por licença.
Entendeu ? O software é só 1, mas as licenças podem ser muitas e vc cobra o valor várias vezes. Pense em volume.

Caro sergiotaborda,

Muito interessante o seu artigo.
Pensei exatamente isso. Não cobrar um valor total pelo sistema e sim pela licença de uso.
Nota: Não tenho concorrentes.O problema é justamente esse. Quanto cobrar por algo que ainda não foi desenvolvido?

Cara…O que escrevi aqui em baixo é a minha opinião…não estou dizendo pra fazer nada… só o que eu acho

Primeiro…não se afobe…pesquise…não venda o projeto de primeira…

Segundo… analize se for um projeto único mesmo…inovador… veja se não vale a pena, como citado acima, voce mesmo transformar seu projeto em um negócio…então mais adiante…se quiser vende-lo…valerá ,com certeza umas 50 vezes mais…

Terceiro… se mesmo assim quiser vender agora… se for inovador e se for uma multinacional que irá comprá-lo… eu pediria…na faixa de milhões…mas depende do projeto…da idéia…mas pelo porte da empresa… e se o projeto abrangerá todas as filiais…

Esses dias estive conversando com um conhecido meu que trabalha numa multinacional de concreto… Ele me disse que a pouco tinham implementado um sistema em todas as filiais… o custo do sistema foi de 7 milhões, mas incluindo tudo…desenvolvimento, implantação…, estadia de funcionários, treinamento… só pra voce ter uma idéia…se o seu projeto terá um porte grande…há de se pensar grande…

Talvez…o mais interessante…(volto a dizer…na minha opinião… e sem conhecer minuciosamente o projeto…, mas imaginando que seja uma mega inovação)
seria ,como citado acima, cobrar por licença de uso…e não uma licença única… tipo… de tempos em tempos a licença expira… e tem que renovar…