Pessoal , preciso de desenvolver um sistema pra controlar conexões de internet de cliente em um servidor.
Tem um exemplo demo aqui:
http://www.wirelessrouter.com.br/demo/
Tem como desenvolver isso em Java ? Usando JSP …
Pessoal , preciso de desenvolver um sistema pra controlar conexões de internet de cliente em um servidor.
Tem um exemplo demo aqui:
http://www.wirelessrouter.com.br/demo/
Tem como desenvolver isso em Java ? Usando JSP …
O ideal é utilizar SNMP, mas vc. pode esbarrar na dificuldade em obter as MIBs do dispositivo.
Alternativamente, acesse a página de status do AP (pelo menos os que vi sempre possuem uma) e processe o HTML recebido para extrair as informações necessárias.
Então eu terei que fazer um sistema pra interagir com os dispositivos sem fio,né ?
O problema que cada dispositivo de uma fábrica pode funcionar de uma forma e terá que fazer um sistema específico pra cada um então ?
Estou meio por fora de como isso funciona. O lance do MIB e SNMP eu já li e entendo o que eles fazem, mas como vc disse que não dá pra mexer com isso , fica inviável então né ?
Então eu terei que fazer um sistema pra interagir com os dispositivos sem fio,né ?
O problema que cada dispositivo de uma fábrica pode funcionar de uma forma e terá que fazer um sistema específico pra cada um então ?
Depende do que vc. quer mostrar. Mas é possível, sim, que vc. tenha que ter uma camada de “condicionamento”, que traga as informações de diferenter fornecedores para um denominador comum.
Outras informações, tais como status da interface WAN, p.ex, devem ser padronizadas.
Estou meio por fora de como isso funciona. O lance do MIB e SNMP eu já li e entendo o que eles fazem, mas como vc disse que não dá pra mexer com isso , fica inviável então né ?
Não disse que não dá. O acesso SNMP em si não é o problema (há boas bibliotecas disponíveis para isso), mas pode ser meio complicado obter as informações se vc. não tiver acesso às MIBs. Como é provável que parte das informações estejam em MIBs epecíficas do dispositivo/fabricante, vc. vai acabar tendo que fazer algo semelhante tanto acessando as informações via SNMP quanto por HTTP. No fim, o trabalho deve ser +/- o mesmo.
Entendi melhor , agora. Vc tem algum material sobre isso ? Pelo menos de onde devo começar, da parte do cliente logar no servidor, ou seja, o servidor obter o MAC e IP do cliente e verificar se ele é um cliente válido. Ou se conhecer algum site que fale sobre isso.
Vlw pela força amigão !
Antes de pensar em como obter, pense no quê vc. quer obter, ou seja, quais são os casos de uso do seu sistema de gerenciamento.
P.ex.:
A partir daí, vc. pode começar a modelar seu sistema. Defina uma interface com estas operações e monte um arquitetura que permita obter uma implementação específica conforme o modelo de um AP. Olha só: vc. acabou de descobrir que precisa de um cadastro de APs, com, no mínimo, endereço e modelo. Ponha descrição tb, sempre ajuda.
Ok, agora vc. tem o esqueleto do seu sistema e o problema é mapear as funções para cada modelo de AP suportado por seu sistema. Digamos que para um deles vc. consiga a MIB. Neste caso pode fazer sentido uma implementação via SNMP (google em “java snmp library”). Para outras situações, a implementação pode ser feita em torno de uma chamada HTTP normal, processando o HTML resultante em busca das informações.
Não tem jeito de conseguir para todos APs através de só HTTP ou só SNMP ? Pq aí reduz o trabalho…