Sistema que independe de BD. Otimização?

Olá pessoal, tem uma dúvida que gostaria de esclarecer, sé tem um detalhe, ainda não tive tempo de finalizar um projeto com Java, talvez se o fizesse, essa dúvida poderia ser esclarecida.

Digamos que eu tenha desenvolvido uma aplicação, e ela independe de BD, como fica a questão de velocidade de pesquisa das minhas querys, já que não é legal se utilizar de funções próprias do BD que se está sendo utilizado ou estou enganado? :wink:

Um exemplo que posso citar, é o ORACLE, nele existem várias funções para otimização de consulta.

Espero ter sido claro.

Existem diversos niveis de independencia de banco de dados. Se voce quiser queries boas, mas ainda assim quer poder migrar de banco sem dor de cabeca, use um gerenciador de persistencia, como o Hibernate, OJB, Castor, EJB CMP 2.0 ou algo do genero. :slight_smile:

Digamos assim que eles realizam métodos de otimização muito parecidos com as funções existentes no BD que se está utilizando.

De que forma se dá a solicitação e tratamento dos dados? Você solicita ao gerenciador, ele otimiza e pede para o banco ou consulta o banco para depois otimizar o resultado entregue pelo BD?

Ficou meio confuso… :?

Eh simples, mas talvez fique meio vago pq eu vou tentar explicar sem falar explicitamente sobre um ou outro gerenciador de persistencia:

Vc pede alguma coisa pro gerenciador de persistencia, e ele da uma fucada na configuracao dele. “Hmm, eu tou usando Oracle 9i. Legal… vou precisar pegar isso, isso e isso da tabela A, esse, aquele e o outro da tabela B, e filtrar pela C. Bom, segundo o que eu sei sobre o Oracle 9i, a melhor sintaxe pra isso eh xxxxxx. Ei, Oracle, vc pode executar isso aqui pra mim?”

Era isso mesmo que eu queria saber.

O modo como vai ser realizada a pesquisa no BD quem decide é o gerenciador. Legal.

Mais uma pergunta, a complexidade para consultas diabrosas :twisted: é de mesmo grau se realizado direto com SQL?

Num gerenciador bom (cough Hibernate cough) sim. :wink:

Valeu rapaz!!! :wink:

No momento estou vendo detalhes de JSTL, JSP e Beans, mas já queria me adiantar no assunto com relação a BD.

Valeu pela ajuda.

:idea: Tá na hora de trocar o avatar. :smiley: