Sistema swing para uma maquina Win98 fica muito pesado?

18 respostas
tiagops

Pessoal,

Tô pra comecar o desenvolvimento de um sistema de médio porte pra uma clinica. Lá eles possuem várias máquinas com win98.

Já fiquei sabendo que o .Net :evil: nao funciona legal no win98.

Desde o comeco quis fazer em java, mas me disseram que pode ficar pesado, alguem tem alguma vivência nisso?

Senão vou ter que ir pro Delphi :?

Valeu!

18 Respostas

cv1

Cara, so testando. O Windows 98, por si so, nao deve ser um problema. Qual o hardware?

danieldestro

Que tal usar Thinlet (http://www.thinlet.com) ao invés de Swing?

velo

Ah, sempre tem como apelar para uma versão old do java e usar awt, mas eh cabrero…

VELO

keller

voce pode tentar o SWT (eclipse) ou SwingWT elas são mais leves que o Swing…

valeu ? até mais… :wink:

Rubem_Azenha

thinlet SUX!

use SWT ou AWT direto!

keller

Outra dica é usar Java5 muito mais veloz que o Java 1.4 :wink:

cv1

E os motivos sao?

F

Resta saber se o Java 5 roda bem no Win 98.

Ajudando um pouco, eu fiz uns testes estes tempos em uma maquina ± assim:

Pentiun 233
64 mb de ram
Win 95

Rodei 3 telas sem problemas e uma carga de dados, uma das telas recebia os dados retirados da carga e colocava em um JTable. Nao rodou igual ao meu Athlon 3000 mas foi bem. :twisted:

]['s

F

E os motivos sao?

1- Viu alguem falando em algum forum que nao presta.
2- Nao sei, mas acho que não presta.
3- Tenho raiva de xml.

:twisted:

Brincadeira a parte, estes tempos brinquei um pouco com ele (lembro até ter perguntando pro CV se ele rodaria bem em maquina antiga) e foi muito bem. So nao decidimos por ele, pois era preciso ter uma ferramenta visual argh.

]['s

danieldestro

fabgp2001 e microfilo,
Eu não tenho nada a ver com Thinlet, mas foi um projeto que dei uma estudada e fiz uns projetos bobos em casa. Posso dizer que é bem legal e vale a pena. É MUITO MAIS FÁCIL que Swing E MAIS LEVE. O XML é tremendamente simples.

brlima

Apesar de não ter iniciado nada em thinlet, vi um dos projetinhos do danieldestro, e realmente, achei beeemm mais leve e mais simples de mexer do que o swing. Só peca pela simplicidade: se vc precisar de muita interatividade, vai ficar limitado. Mas isso dificilmente acontece, e acho que pra muita coisa o thinlet serve…

F

danieldestro:
fabgp2001 e microfilo,
Eu não tenho nada a ver com Thinlet, mas foi um projeto que dei uma estudada e fiz uns projetos bobos em casa. Posso dizer que é bem legal e vale a pena. É MUITO MAIS FÁCIL que Swing E MAIS LEVE. O XML é tremendamente simples.

Daniel,

Só esclarecendo, eu nao tenho nada contra o Thinlet, pelo contrario. Acho muito interessante e como eu já disse acima ja testei e so nao colocamos no projeto pq era necessário o uso de editores visuais (requisito do cliente).
Eu respondi num tom de brincadeira, como se fosse o Micro dizendo o que ele acha sux, mas pelo jeito não fui bem entendido. :lol:

]['s

danieldestro

Sem erro Fábio.

Editores visuais pro Thinlet: Theodore e ThinG.

F

danieldestro:
Sem erro Fábio.

Editores visuais pro Thinlet: Theodore e ThinG.

Ops, esqueci de comentar. O projeto tinha que ser feito com JDev.

Voltando ao post. Eu tb considero uma saida o uso do Thinlet numa situacao destas.

]['s

danieldestro

JDeveloper pelo menos goza de um ótimo editor Swing. :smiley:

T

Bom, quanto ao Java gráfico, o case clássico é o sistema da Droga Raia (mas que roda em Linux, se não me engano). Se quiser usar Java gráfico, use o Thinlet, dá para usar até aquele Java da Microsoft que funciona muito bem (quando a máquina é muito velha e com pouca memória, nada como o Java da Microsoft. :wink: Pena que não tem Collections, e mesmo a biblioteca específica da Microsoft, a WFC, é muito pobre (não tem nem uma rotina para alterar a data de um arquivo…). É meio complicado desenvolver aplicações mais complicadas com o Java da Microsoft.)

.NET requer um monte de prerequisitos para funcionar direito; um deles é que não dá para instalar o Visual Studio .NET em uma máquina 98, só 2000 para cima (e deve usar o último service pack, e o último MDAC, o último Internet Explorer, e outras tranqueiras que acabam ficando maiores que a instalação do JRE).

Então fica difícil de ver se seu programa está com problemas no 98 já que não dá para instalar o Visual Studio.

Eu em particular usaria o Delphi num caso desses, mas isso é porque normalmente não sou muito fã do Java em Desktop. Atenção, isso é uma opinião particular.

igor_ti

Se fica pesado ou não, como já disseram, vai depender mesmo é do hardware.
Mas você pode usar AWT ao invés de Swing, caso as máquinas não seja boas.
Aqui vai um link para aplicativos do Banco do Brasil feitos em AWT para uso de seus clientes e que rodam em maquinas com até 32MB(lento) 64MB (razoavel).
https://office.bancobrasil.com.br/office/plugins/
Quanto a SWT, a memória ainda vai continuar sendo um problema, já que o maior grnho em relação ao Swing é a velocidade de desenho de tela que é feita pelos componentes do OS. Para compara uso de memória entre SWT e Swing, já criei uma aplicação simples com as duas APIs. Em fim o genho vai estar só na velocidade de abertura da aplicação e redesenho de tela.

[]'s Igor

tiagops

É eu nao queria fazer em delphi nao.
Já programei muito em Delphi e acabei me acostumando com o java em com OO.
OO e delphi nao dá muito certo nao.

Mas tô achando que em java ou .Net C# :evil: vai acabar ficando pesado mesmo :cry:

Vou fazer uns testes antes com o que voces postaram!

Valeu!

Criado 25 de janeiro de 2005
Ultima resposta 26 de jan. de 2005
Respostas 18
Participantes 10