Sistema Web como Serviço

6 respostas
romulosb

Olá galera, estou com uma dúvida:

Se eu tenho um software e quero disponibiliza-lo como serviço na web, onde o cliente entra em contato e eu libero um sistema pra ele acessar da web.
Gostaria de saber se tenho que implantar um sistema para cada cliente ou apenas um sistema centralizado mudando apenas o banco de dados, ou se é de alguma outra forma.

Agradeço desde já.

6 Respostas

Alexandre_Saudate

Você tem vários modelos: um sistema para cada cliente, o mesmo sistema para todos… não existe receita de bolo pra isso.

[]'s

romulosb

hmm, e qual seria o método mais usual? O mais recomendado?

feltraco

Depende muito da sua aplicacao.
Se forsse uma plaicacao para banco, acho que eles nao ficariam contentes em saber que seus dados estao sendo salvos na mesma base q o concorrente.

Alexandre_Saudate

feltraco:
Depende muito da sua aplicacao.
Se forsse uma plaicacao para banco, acho que eles nao ficariam contentes em saber que seus dados estao sendo salvos na mesma base q o concorrente.

Faço das suas palavras as minhas. E acrescento: depende da criticidade da aplicação. Tende a crescer muito? O BD suportaria os registros de todo mundo ao mesmo tempo? E se fosse tudo separado, teria algum dado que seria comum a todos, e que poderia, portanto, representar um gargalo? Esse dado comum a todos corre o risco de ser comprometido (corrompido, alterado de maneira inconsistente) se for acessado por vários clientes ao mesmo tempo? Quais são as chances da aplicação precisar de DNS’s diferentes? É possível que, sob a carga intensa de um usuário, acabe derrubando todos os usuários? Há dinheiro suficiente para implementar parques de máquinas separadas para cada cliente (incluindo equipamento de rede e equipe de administração) ? É possível realizar distribuição geográfica das máquinas se elas estiverem todas em um único equipamento?

E por aí vai… essas são só algumas das perguntas que você deve se fazer na hora de tomar tal decisão. Por isso eu disse, não há receita de bolo.

[]'s

R

Só complementando. Pesquise por multi-tenant para obter maiores informações sobre essas abordagens diferentes.
Tem uma ótima discussão no tectura.com.br e um artigo da Microsoft.

feltraco

A dica do @RafaelViana eh boa.
Pesquisei qando estava comecnado o desenvolvimento do sistema aki da empresa. Nao adotei pela complexidade e tal, mas eh uma opcao.

Definimos que vamos ter um contexto e uma base para cada cliente.
Virtualizacao tb eh uma possibilidade.

[]`s

Criado 11 de maio de 2011
Ultima resposta 12 de mai. de 2011
Respostas 6
Participantes 4