Sistema WEB de Gerenciamento Empresarial

21 respostas
theodrums

Olá GUJters,

Estou iniciando em Java, mas tenho conhecimento de POO, porém nunca fiz um grande programa.
Quero criar um software (no servidor) para gerenciar as transações e rotina de uma certa empresa.

Dentre outras funcionalidades, ele faria gerenciamento de caixa, de estoque, de compras, de vendas e
de e-mails (sim, quero que os e-mails sejam gerenciados pelo software, afim de um maior controle
sobre pedidos dos clientes, pesquisas, etc…).
Todo esse software ficaria no web site desta empresa, ou seja, quando os funcionarios se logam,
abre uma página personalizada a cada um, com as devidas informações necessárias para o seu trabalho.

Gostaria de saber de vcs quais ferramentas, tecnologias, etc, vcs me indicariam.
Não sei se estou certo, mas acho que vou precisar de muitas coisas, como:

ActionScript 3 - já mexo um pouquinho e gosto pela facilidade de criar gráficos e pela interatividade
Java - tb mexo bem pouquinho e gosto pelo poder das API e do suporte
PHP - acho q precisarei aprender para poder fazer a interação do html do site com o servidor.
MySql - para montar o banco de dados

Bem pessoal, acho q é isso. Quero suas respostas e opiniões para poder começar esse projeto logo!

21 Respostas

zoren

Acho que usar java e php juntos não será uma boa ideia

é melhor usar apenas um ou outro

mas pq vc quer usar as duas?

ambas fazem a mesma coisa, só muda pela facilidade em certas tarefas

walacy

java e php juntos? :shock:

Acho que o JBoss Seam fornece suporte a tudo o que você precisa…

theodrums

Obrigado pelas rápidas respostas!

Bem, que bom que não precisarei aprender php!
Esse JBoss é um framework do Java?

walacy

jboss é o servidor…
jboss seam é um framework…

é um bom conjunto…

theodrums

Legal.

Eu estou assinando a HostNet.
Eu precisaria de algum plano especial para fazer utilização do JBoss?

zoren

Qto ao JBoss depende do servidor que vc vai pegar

geralmente essas empresas só disponibilizam o tomcat

walacy

provavelmente…

tem que ver se eles disponibilizam o jboss… (versão e tudo mais)…

Tchello

Possivelmente, uma vez que servidores java principalmente com servidores de aplicação como JBoss costumam ser mais caros por exigir maquinas mais robustas entre outros fatores.

Considere a escolha do framework mvc, como jsf, struts, etc… sugiro uma pesquisa entre os disponíveis.
JBoss seam junto ao JSF seria uma ótima escolha, não esqueça do facelets no caso de jsf 1.x e alguns frameworks ara enriquecer a aplicação como richfaces (biblioteca de componentes), jasperreports para relatórios, jfreechat para gráficos (e cewolf para exibi-los na pagina jsf), por ai vai… desencana de flash, a menos que seja estritamente necessário.

É uma longa caminhada de aprendizado, sugiro fazer da forma mais correta possível desde o início, ou seja, nada de “vou fazer assim mesmo pq to aprendendo, depois volto e faço certo”, garanto que isso será muito maléfico ao seu sistema e dificilmente isso vai ter conserto depois ou será refatorado (se for pode exigir um retrabalho mtas vezes superior se tivesse parado pra aprender e aplicar o correto).

theodrums

Po galera, to adorando o fórum.

Bem, parece que a curva de aprendizado disso tudo é bem sinuosa :stuck_out_tongue:

Mais uma dúvida: Eu acabei de ler o USE A CABEÇA! JAVA… ele mostra o servlet como meio de comunicação entre a página web e o servidor. Como o livro é meio antigo, gostaria de saber se servlets ainda são usados. E como? Já que a maneira como o livro apresenta me pareceu obsoleta.

J

Bom, vai minha dica pra vc:

Frameworks
JBoss Seam (recomendo o livro JBoss Seam, Projetos Práticos, a Caelum e a Globalcode tem bons cursos tb)
JSF (Muito mais fácil que Struts, por exemplo)
Facelets (vc aprende automatico e é legal acabar com os JSP’s e usar só XHTML’s)
JPA com Hibernate (mais fácil que usar só o hibernate)
EJB3(não precisa se aprofundar, só o básico já dá pra criar coisas bem legal)

Bibliotecas
Use as bibliotecas de componentes:
RichFaces / Ajax4J / JBoss Tools

Relatórios
iReports(JasperRepots) e JFreeChart

Servidor
JBoss As 5.x
PS: O Tomcat com o Seam já ouvi falar que até rola, mas, vc perde o EJB, por exemplo.
O Glassfish, nunca testei com Seam, só JSF puro

Banco de dados, a seu gosto, recomendo Postgres ou MySQL.

PHP e Java juntos, não acho uma boa, ou PHP ou Java.
Até porque, se usar o PHP, vai ter que colocar mais um servidor na brincadeira, muito provavelmente, o ótimo Apache.

Usei no eclipse Ganymede e acho um kit bacana.
Não sei como ficaria o Seam no NetBeans.

Espero ter ajudado.

Tchello

Então, servlets são usados sim, mas não na sua forma pura.
Na verdade os servlets são mascarados pelos frameworks MVC (JSF, Struts, etc) mas são a base de Java Web.
edit: se você quiser até pode programar com servlets e jsp puros, mas não vale a pena por ser muito improdutivo.

Realmente, a curva de aprendizado será grande.
Mas vale a pena, depois de alguns meses você vai notar a sua evolução e a quantidade de frameworks que você aprendeu na raça.
Sugiro uns bons meses de estudos antes de botar a mão na massa e escrever a aplicação, considere bem isso.

Abraços.

theodrums

Ajudou sim cara.

Agora já tenho uma noção do que estudar.
Estava encontrando algumas coisas na net, mas queria ter certeza de estar estudando a coisa certa.

Bem, acho que deu pra ter uma idéia boa. Vou esperar mais pouquinho e fechar o tópico.
Obrigado a todos

theodrums

Não dá pra fechar o tópico neh :stuck_out_tongue:

Bem, considerem fechado.

theodrums

Reabrindo aqui…

Tô pesquisando na HostNEt e na LocaWeb…

A HostNet não eferece JBoss e a LocaWeb oferece em ambiente linux.
=É isso mesmo? Normalmente é em Linux?
=Não vou ficar preso à LocaWeb?

Tchello

Normalmente é em linux.
O que você quer dizer com “ficar preso”?

theodrums

Ficar preso na LocaWeb, já que o preço dos concorrentes são muito maiores. Caso aconteça algum problema com a LocaWeb, eu não teria mts opções. Mas isso é resolvível.

Em relação ao ambiente ser linux, eu devo me preocupar? Faço uso apenas do Windows.

Tchello

Não deve se preocupar, a grande maioria usa linux.

Bom, você não está preso de forma alguma, se quiser mude.
Não ouço muito bem sobre a locaweb, já pensou em algum servidor de fora (desconheço)?

TheThis

Olá,

Só seria necessário um servidor de aplicação (Jboss) caso a aplicação utilize algum recurso não disponível no Apache Tomcat (Como EJB por exemplo).

Portanto não seria necessário pagar pela hospedagem com JBoss caso a aplicação não necessite destes recursos que ele disponibiliza, pois (creio eu) a hospedagem apenas com o tomcat deve ser mais barata.

Abraços.

theodrums

Já vi alguns servidores gringos, é uma opção sim.
Mas no começo eu gostaria de usar servidores daqui.

TheThis, o EJB não é uma ferramenta importante demais para desutilizar ela? Estou entrando no meio agora… pega leva :stuck_out_tongue:

TheThis

Só estou dizendo que caso a sua aplicação não utilize algum recurso que só um servidor de aplicação disponibilize você não precisa pagar mais caro por isso…

E é claro que o EJB é um ótimo recurso e muito importante, mas se sua aplicação não for utilizá-lo não tem porquê pagar para ter acesso à ele na hospedagem.

Não sei se você me entendeu … mas é isso ae … hehehe :slight_smile:

theodrums

Entendi sim
Mas só botando a mão na massa pra saber se vou precisar usar.

Alguém pode me dizer por onde seria melhor começar?

Vi o livro do JBoss por 60 pratas.

Criado 8 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 9 de fev. de 2010
Respostas 21
Participantes 6