Sistema WEB

Quero iniciar em programação, dai pergunto aos colegas, quero desenvolver um sistema via WEB, para pequenas empresas, onde os usuários acessam sua pagina, para então entrar no seu sistema.
É um projeto a longo prazo, e não tenho pressa de implementa-lo.
Dai pergunto aos colegas, qual o melhor caminho para minha iniciação, por onde começar.
Tipo qual curso, devo começar a fazer, coisas assim…
Sou um usuário avançado, e já tenho uma boa experiência em informatica, tipo configurações avançadas, manutenção, etc…

Ficarei muito grato com qualquer orientação.

Fernando Augusto.

Goiânia - Goiás

O que seria um usuário java avançado ? Porque se já é avançado então vc deveria saber pelo menos por onde começar…

O que eu entendi foi o seguinte: “Sei Java SE e não faço nem idéia de como começar a desenvolver para Web”.

Caso este seja teu caso, eu aconselho o livro “Use a Cabeça! Servlets & JSP” da editora O’Really. Estou terminando de ler e é realmente muito bom!
É voltado que para quem sabe Java (a linguagem) e não sabe muito sobre a plataforma Web. Muito bom mesmo.

É o seguinte, sou usuário avançado em informatica em geral, mas de programação, ainda não saco nada, já iniciei em alguns cursos, mais não passei da iniciação, agora o que eu quero é realmente, iniciar em programação, e quero programar para sistemas WEB.

Ahh sim… reli teu post e vi que tava lah: “usuário avançado” e não “usuário java avançado”…
heheh

Então,
Se vc quer começar na programação eu não sei nenhum livro que ensine a lógica da coisa… Deve ter alguma apostila no site da Caelum ou alguns tutoriais no Google…
Depois que estiver entendendo a lógica de programação, tem o livro “Use a Cabeça! Java” da editora O’Really que é extremamente didático e dá pra aprender facilmente por ele. Esse livro ensina a linguagem Java.

Aí depois que vc já souber programar em Java, tem o livro “Use a Cabeça! Servlets & JSP” da mesma editora, é tão didático quanto todos os livros da série. Esse livro ensina como programar para Web com Java.

Complementando, procure por ‘lógica de programação’, ‘algoritmos’, coisas deste tipo.
Inicialmente pode parecer bobo e que em nada te ajudará a programar, mas este é o primeiro passo para aprender a programar (em qualquer linguagem).
Seguem links com exemplos de tutoriais de lógica de programação:
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/acaciocosta/logicaalgoritmos001.asp
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/acaciocosta/logicaalgoritmos002.asp
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/acaciocosta/logicaalgoritmos003.asp
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/acaciocosta/logicaalgoritmos004.asp
Existem tantos outros na Internet.

Depois de se familiarizar com algoritmos escolha uma linguagem para iniciar seus programas (sugiro o Java :slight_smile: e os livors que foram indicados neste tópico).

Se você nunca programou, ou fez coisas muito básicas envolvendo programação, então você terá que começar pela Lógica de Programação.
Procure por apostilas e tutoriais ou até mesmo livros sobre LP.
Depois procure algum tutorial básico sobre Java e Orientação a Objeto.
Precisará aprender uma tal de modelagem de dados, que diz respeito como você vai organizar os dados que deseja armazenar.
Vai chegar um momento que precisará aprender SQL (select, insert, update e delete) para trabalhar com banco de dados.
Esse conjunto de conhecimentos: Lógica + Modelagem + SQL + OO + Java vão te tirar da inércia, servirão como um aquecimento.
Quando chegar nesse estágio será hora de se aprofundar em Java (apostila da Caelum é uma boa) e conhecer um pouco de programação para Internet.
Infelizmente “queimar” etapas não é uma boa idéia. Se tentar fazer isso sentirá falta de algo mais a frente.
E assim vai. É um caminho longo e não é fácil. Mas após alguns meses já estará construindo alguns aplicativos.

Boa sorte.

antes de querer aprender programacao vc precisa aprender OO que eh base, desenvolver a logica de programacao e se auto-avaliar da forma se expressa.

Depois disso, vc entra no mundo de desenvolver aplicacoes de verdade. Desenvolver sistemas independente da tecnologia nao é como formatar uma maquina, exige dedicacao, tempo e determinacao. So querer nao é o suficiente.pense nisso…