Sistema Web

7 respostas
S

Caros amigos,

Utilizo em minha empresa hoje um sistema modesto feito com front-end access, com banco MySQL, em uma rede de 5 usuários.

Agora estamos prestando um serviço dentro das instalações de um cliente, e este nos disponibiliza internet. Por se tratar de uma " camaradagem " a internet deles, ficar incomodando com liberação de firewall não é um alternativa.

Pois bem, pensei então em " jogar " meu sistema na web, para que todos os usuários possam ter acesso às informações, sem incomodar-se com firewalls etc.

Detalhando um pouco, meu sistema possui formulários um pouco mais elaborados, com alguns " event listeners " como duplo clique, lostfocus, entre outros.

Minha dúvida é: consigo fazer estes formulários, assim como relatórios, em java, e na internet ?

Tenho domínio próprio e plano de hospedagem, meu banco já está hospedado em um servidor. Posso usar um servidor windows ou linux para hospedagem.

Possuo uma noçãozinha em java, fiz áté aquele curso presencial na Caelum, o FJ-11. Tenho netbeans instalado e estava fuçando um pouco em swing e swt.

Abraço a todos.

7 Respostas

thiago.correa

Até é possível sim, acredito que há duas possibilidades, usando Java Web Start (daí você pode utilziar swing e swt) ou você pode fazer ele totalmente web, mas daí não seria utilizando swing

R

Se fosse eu, escolheria por fazer ele totalmente web, infelizmente sistemas para desktop está em desuso.

S

Mas, o que seria este conceito totalmente web ?

Vou " perder " as características dos meus formulários, de terem os listeners por evento ?

thiago.correa

E o que seriam esses seus listeners por evento?!

R

Lembre-se de quando eu digo “totalmente web” quer dizer que sua camada de apresentação será totalmente web, ou seja, ela servirá apenas para interação com o usuário.
A camada de negocio, onde se encontra o seu sistema em si, não muda em nada, só na camada de visualização que vai mudar, ela a grosso modo seria o lugar onde você exibe e recupera os dados que interagem com o usuário.

S

thiago.correa:
E o que seriam esses seus listeners por evento?!

Bem, antes de detalhar, é bom lembrar que estou usando visual basic.

Os eventos basicamente são doubleclick, afterupdate, timer, openform, openreport.

Meu sistema são um conjunto de formulários e relatórios, nada mais. Não uso macros.

O que eu gostaria de fazer, é: acessar meu domínio, abrir uma tela de senha, e já abrir a tela principal do meu sistema, acessar os formulários, enfim, realizar tudo aquilo que hoje realizo no desktop, mas ao invés disto, na web, no meu domínio.

S

rodcesar:
Lembre-se de quando eu digo “totalmente web” quer dizer que sua camada de apresentação será totalmente web, ou seja, ela servirá apenas para interação com o usuário.
A camada de negocio, onde se encontra o seu sistema em si, não muda em nada, só na camada de visualização que vai mudar, ela a grosso modo seria o lugar onde você exibe e recupera os dados que interagem com o usuário.

É isso mesmo que eu quero, a camada de apresentação do sistema na web. Ao invés do usuário acessar um atalho no desktop p/ abrir o sistema, ele abrir o mozilla ou internet explorer, digitar o endereço e usar o sistema.

Criado 14 de abril de 2010
Ultima resposta 14 de abr. de 2010
Respostas 7
Participantes 3