marcio_gs:
renatafurlan:
Concordo com joede.fadel. A faculdade que escolher cursar também é muito importante. Fiz tecnologia na UTFPR e o conteúdo passado não perde para cursos de bacharelado, mesmo com uma carga horária diferenciada. Outra coisa importante para analisar é a grade curricular do curso que pretende fazer.
Em que você se baseou para chegar nessa conclusão? Por favor, exponha sua teoria que diz que o tecnologo dá o mesmo conhecimento que um bacharelado. Tenho certeza que você não se levou a pensar isso só porque fez o curso de tecnologo, mas sim porque você achou provas concretas sobre o mesmo.
Assim, todos os que fazem bacharelado podem desistir e começar o tecnologo, afinal tempo é dinheiro, podendo economizar os dois então, perfeito. E os empregadores que vão adorar isso. Contratarão os que aprendem o mesmo que os outros por menos da metade do tempo.
Fico no aguardo do seu racíocinio que fará as faculdades tradicionais falirem ;)
OK, vamos lá. Em primeiro lugar, eu não generalizei, nem criei teoria falando que cursos de tecnologia dão o mesmo conhecimento que um bacharelado, e nem quero criar um movimento migratório de cursos de bacharelado para tecnologia. O que quis dizer é o seguite:
Cursos de tecnologia possuem menor duração e isso “pode” deixar a impressão que sejam inferiores. Cursos de tecnologia são direcionados a uma determinada área, focando o mercado de trabalho, por isso possuem disciplinas específicas para seu foco fazendo com que tenham menor duração. Mas, outra coisa que em minha opinião deve ser analisada é a faculdade, pois deve ser pesado tempo de curso e qualidade do curso. Já ouvi falar de faculdades que oferecem cursos de tecnologia com 2 anos de duração. Citei o meu exemplo pois fiz um curso de tecnologia, em uma universidade federal, com duração de 4 anos. Agora, antes de criar mais uma discussão em relação a qualidade das faculdade publicas e privadas, sugeri que seja analisada a grade curricular do curso, e mais uma dica que não havia mencionado, sugiro conversar com pessoas que já cursaram a faculdade que a pessoa deseja seguir.
Por fim, quando falei que ?Fiz tecnologia na UTFPR e o conteúdo passado não perde para cursos de bacharelado, mesmo com uma carga horária diferenciada?, me baseei em profissionais que encontrei nas empresas que trabalhei.
Foi isso que quis dizer, marcio_gs. Para mais algum esclarecimento, fico a disposição.
Att,
Renata Furlan
Tecnóloga em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR.