Sistemas de Controle (Vendas,Estoque,Recebimento) é viável

5 respostas
L

Olá Pessoal,

Tenho um sistema feito em VB usando Access como BD, sendo acessado através do ADO. Meu sistema tem:

-Cadastros (Cliente,Fornecedor,Transportador,Produtos,…)
-Controle (Vendas, Compras, Pagamento, Recebimento e Estoque)
-Emite Nota Fiscal e Boletos d cobrança

Meu sistema roda em um Celeron 366, com 64 d RAM. E roda rápido !!!

Futuramente pretendo mudar o SO para Linux e ele vai trabalhar em rede com um Duron 850, com 256 RAM, tbm usando Linux. O BD será MySQL ou PostgreSQL, ainda nao decidi.

Minhas duvidas:
Qual o nível d complexidade q vou encontrar, pra desenvolver o msm sistema, usando JAVA ?
Qual seria a IDE e a JDK recomendada, para esse tipo d desenvolvimento ?
O Celeron 366, vai dar contar d rodar esse novo sistema desenvolvido em JAVA ?

5 Respostas

E

Bom, java é uma linguagem um pouco pesada para ser desenvolvida aplicação desk para um pc como oq vc descreveu, porem é possivel implementar um sistema que rode em qq pc se custar processamento alto

a dificuldade que vc vai encontrar está relacionada ao seu conhecimento
na linguagem de programação java, uma vez que vc jah tem a regra de negocio bem definida e aplicada a um sistema que jah está em funcionamento, vc terá nescessidade de transpor essa regra de negocio para a linguagem java

• não sei a quantidade de maquinas que usam esse sistema, mas caso vc tenha necessidade de mais de uma máquina utilize o seu sistema e esses pc’s são como oq vc descreveu vc pode desenvolver um sistema web para rodar em uma intranet, onde as maquinas dos usuários que forem utilizar o sistema não precisam nada mais dq aguentar rodar um Browser web para poder acessar o sistema, com isso vc pode continuar a utilizar maquinas de pouco processamento e pouca memoria RAM

Utilizar o J2EE, com isso vc disponibiliza o seu sistema em formato web de acesso via uma intranet, tendo apenas um computador melhor que aguente processar as classes java para disponibilizar o serviço

pra esse cenario que eu proponho indico utilizar o Eclipse 3.0 e no mínimo J2SE com o tomcat 5.X

se fizer, se for possivel o seu sistema desse jeito o celeron vai rodam sem problema algum pq ele vai apenas acessar o sistema que está diponilizado, tendo apenas que rodar um browser web :wink:

ps.: não sei qual o seu conhecimento na linguagem java :roll: mas essa seria uma boa alternativa de solução

[]'s

R

cara, java esta pronto para desktop

é só usar o java 1.5.0 q o uso de memória ram é menor e tem melhor performace (rapidez)

vc pode usar look and feel e roda em qq so!

S

não esqueça de que o java só redesenha a tela depois que a action de um button termina (fica aquela aparência de congelado), então se vc for fazer muito processamento crie uma nova thread.

L

microfilo, vc já rodou algum sistema grande em um pc com poucos recursos, usando o java 1.5 ?

AnjoSupremo, qdo vc disse sobre rodar no Browser, vc está se referindo à usar JSP?

L

Pelo tanto d respostas q esse tópico teve, fica a impressao q ninguem acredita muito no uso do Java em desktops.

Sendo assim, em q tipo d aplicações vcs estao desenvolvendo e pra q tipo d maquina ???

Gostaria d ter uma visao melhor do Java, já li muita teoria sobre o assunto, gostaria d saber mais experiencias praticas.

Criado 7 de janeiro de 2005
Ultima resposta 10 de jan. de 2005
Respostas 5
Participantes 4