Sistemas Distribuidos

6 respostas
T

bom dia,
não sei se é aqui mesmo que devo postar a pergunta…gostaria de saber dos amigos mais esperientes nesse modelo de sistema…para desenvolver sistemas em N-Camadas o q os colegas aconselham, o q é mais seguro, melhor e mais utilizado hj no mercado…RMI mesmo ou tem outro coisa?

muito obrigado

6 Respostas

fantomas

Mr. tab_pedroso,

Sua pergunta é muito generica…o risco da galera não responder é grande.

Sugiro que reflita sobre os objetivos , requisitos etc... do seu projeto, a partir disso é que (caso você inclua as informações no tópico) iremos começar a ter uma noção de uma possível arquitetura que atenda.

System.out.println(“Abraços”);

T

ok, entendido, vou tentar ser mais detalhando…bom, eu sou programador delphi e nos temos aqui na empresa projetos/aplicações desenvolvidas em três camadas, na vdd é muilticamadas ne, onde temos a interface que fica na maquina do usuario, uma aplicação no servidor com as regras de negocio e o banco de dados…eu gostaria de fazer o mesmo em java e é isso que eu quero saber, o q procurar, por onde seguir…no caso em delphi temos como fazer aplicações em camadas utiliando COM+ ou Boland Socket Server…em java eu andei vendo que para fazer isso existe RMI e eu quero saber se é so RMI que existe em java e se é o melhor caminho…gostaria da orientacao dos colegas para aprender um tecnoligia em java que me dê esse suporte…eu nao sei se em java vcs desenvolvem muito aplicações distribuidas ou entao se é client/servidor mesmo…em delphi o melhor é multicamadas…mas é isso que quero saber…abraçoes.

fantomas

Entendi…

Essa aplicação será intranet, extranet ou terá que atender as duas situações?
E o volume de acessos, vc tem idéia de quantos usuários irá acessar essa aplicação?

Em Delphi tem muitas maneiras de resolver um projeto em Java tem vaaaaaaaaaarias, daí a necessidade de perguntar bastante.

Mas para ir matando a curiosidade, no servidor onde fica as regras normalmente é utilizado (depende muito dos requisitos) EJBs, hoje na versão 3.1 Sem querer ser tendencioso e acreditando no que me falaram sobre o COM+ a arquitetura JEE considerando EJBs, é muito mais sofisticada só que extremamente (para quem não conhece) mais complexa.

Mande mais respostas e detalhes quem sabe alguem mais se anima a entrar no papo.

[]'s

T

tem q atender as duas situacoes…intranet e extranet…tem clientes q acessam de outra cidade…o volume é bastante ate…o q me aconselha?
no caso de EJBs, precisa de um servidor bem parrudo?

vlw.

fantomas

Então…na minha opinião para se definir uma arquitetura é necessário que se conheça o máximo possível sobre o projeto a ser desenvolvido além de levar em conta também o nível técnico e espectativas da equipe etc…logo o que segue abaixo são apenas aspectos tecnicos que poderiam ser considerados no projeto.

Para editar os códigos: Eclipse / NetBeans

MODULO CLIENT

a) HTML, JavaScript - Resultante do processamento de JSP, JSF etc…
b) Swing - Interface semelhante ao Delphi, VB etc… poderá ser incluido o framework Genesis para binding, Glazed Lists para grids. Para desenhar os formulários poderia utilizar o Matisse (para o Eclipse é pago) no NetBeans vem gratuitamente.
c) Spring - Utilização de IoC, pooling de objetos e acesso aos serviços (HttpRequest, Hessian) disponíveis no servidor caso esteja utilizando clientes swing

MODULO SERVER

a) EJB3, Spring ou EJB3 com Spring - Disponibiliar os serviços (sem EJBs utilizar HttpRequest ou Hessian do spring) e construir o modelo com as regras de negócio.
b) JSF, JSP com Servlet, Struts, Wicket, VRaptor - Para construir o aspecto visual dos clients HTML
c) JPA, Hibernate ou JPA com HIBERNATE - Mapeadores objeto relacional para acesso a dados.

MODULO PARA DEPLOY DO CLIENT (Swing)
WebStart - Site com o client envelopado.

SERVIDORES

a) JBOSS, GlassFish - Se utilizar EJB3 caso contrario utilizar o JETTY ou TomCat

Das coisas que citei, algumas pode depender da condição técnica da equipe ou preferencia ex: JSF, Wicket, VRaptor. JSPs normalmente dá mais trabalho mas pode ficar bom também se for feito com cuidado.

Se utilizar design patterns sabiamente e considerar DDD poderá ajudar bastante na construção do seu projeto.

A idéia central é deixar o seu modelo (serviços,regras etc…) o mais independente possível para que vc possa utilizar clientes diversificados inclusive o próprio Delphi com webservices.

Lembrei de uma coisa vc comentou sobre rmi e socket, pois bem os EJB, Servlets são construidos a partir deles vc não percebe porque estão nas camadas mais baixas no servidor.

Espero ter ajudado…tomara que alguem mais acrescente/critique coisas na sugestão para torna-la mais interessante.

Por um acaso vc já considerou utilizar DOT NET já que utiliza Delphi? Para mim parece a tendencia natural para esse tipo de arquitetura.

[]'s

T

muito obrigado colega. me ajudou muito, abriu as ideias…vc poderia indicar um bom tutorial, apostila ou livro para sem aprofunda legal em EJB?

em relacao a DOT NET…nao gosto de microsoft, e o framework DOT NET depende de microsoft…nos queremos colocar o maximo possivel dentro do linux…parece q do jeitos q andam as coisas logo logo o delphi vai funcionar exatamente igual ao windows…bem instavel…ja esta um pouco assim…as ferramentas q utilizamos para desenvolvimento n-tier ja nao é mais a mesma q era do delphi 7…parece q tem uns bugzinhos…rsrsrs…vlw…abracos.

Criado 13 de agosto de 2008
Ultima resposta 15 de ago. de 2008
Respostas 6
Participantes 2