Sistemas Distribuidos

Galera vou fazer um projeto que preciso fazer qualquer aplicação q seja um sistema distribuido.

O problema é que nao tenho ideia nem do que fazer…
Tava querendo fazer algo com RMI, porem nao sei utiliza-lo ainda…

Gostaria de opnioes de que tipo de aplicação fazer e o q fazer, pois tenho pouco tempo para comecar e concluir o projeto!!!

Valeu

Olá

Se para alguém que conhece muito bem sistemas distribuídos a principal recomendação é evitar ao máximo distribuir sistemas, para quem não conhece nada a palavra certa é proibir.

Principalmente quem pensa em usar RMI para isto

Meu conselho: estude história da Informática para perceber a idiotice que a Sun fez há mais ou menos 10 anos atrás usando RMI para distribuir sistemas.

Uma dica: contrate uma consultoria.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Se para alguém que conhece muito bem sistemas distribuídos a principal recomendação é evitar ao máximo distribuir sistemas, para quem não conhece nada a palavra certa é proibir.

Principalmente quem pensa em usar RMI para isto

Meu conselho: estude história da Informática para perceber a idiotice que a Sun fez há mais ou menos 10 anos atrás usando RMI para distribuir sistemas.

Uma dica: contrate uma consultoria.

[]s
Luca[/quote]

Valeu amigo,
entao esquecerei o RMI…

Eskeci de citar que eh um projeto para a faculdade por isso to precisando de ideias … !!

Abraço

Considerando que é trabalho para faculdade:

Se você vai usar java no cliente e no server, RMI é a solução mais simples.

Siga http://download.oracle.com/javase/tutorial/rmi/index.html.

Uma dica de aplicação? O bom e velho chat :wink:

Olá

No blog da Caelum foi mostrado recentemente um exemplo de chat 1000 vezes melhor do que usando o acoplado RMI.

Acho absurdo algum “professor” de faculdade pedir um trabalho sobre sistemas distribuídos a alguém que não sabe bem o que são sistemas distribuídos. Muito melhor seria pedir um CRUD com Hibernate e saida web.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Acho absurdo algum “professor” de faculdade pedir um trabalho sobre sistemas distribuídos a alguém que não sabe bem o que são sistemas distribuídos. Muito melhor seria pedir um CRUD com Hibernate e saida web.

[]s
Luca[/quote]

Lucas,

Há uma disciplina chamada “Sistemas Distribuídos”

Olá

[quote=luizSC]
Há uma disciplina chamada “Sistemas Distribuídos”[/quote]

Neste caso o cara não tem desculpa de não saber. Principalmente a primeira regra de sistemas com objetos distribuídos:

Don’t distribute your objects

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá
Don’t distribute your objects

[]s
Luca[/quote]

Fowler se refere aos objetos de domínio, de granularidade fina. Estes são os objetos que não devem ser distribuídos.

Referências remotas para objetos com granularidade adequanda, como Façades por exemplo, logicamente podem ser distruibuídos sem problemas.

Fiz um projeto ano passado com sistemas distribuidos. Embora como comentado nao seja algo recomendado, o funcionamento de um sistema distribuido é muito legal.

Já que a dica é o famoso chat, porque nao usar agentes moveis para criar esse chat. Tah bom, agentes moveis nao sao muito usados (ou nunca sao usados), nao tem muito material sobre o assunto etc, etc etc…, mas garanto que é bem mais divertido do que rmi :smiley:

A proposito meus agentes faziam a analise de logs remotamente em servidores e retornavam para a minha maquina com os dados que encontravam (ou nao retornavam se nao achassem nada)

A vantagem de agentes contra rmi eh que se a conexao cai, rmi cai. Se a conexao cai com agentes voce programa eles pra monitorarem o link que eles retornam para voce quando a conexao for reestabelecida. Alem disso o trafego da rede fica menor com agentes entre outras vantagens.

Tah ai a dica

Flex + Java + GraniteDS. Bem mais fácil de fazer que RMI, na minha opinião.