Sistemas para pequenas e micro empresas

Em um dia qualquer eu estava lendo uma reportagem no site www.info.abril.com.br (não reecontrei a reportagem para postá-la) sobre as chances de sucesso em desenvolvimento de sistemas para pequenas e micro empresas, porque este nicho é pouco explorado. Alguém tem a intenção de abrir uma empresa para esse nicho? Como devemos abordar estas empresas? Como deve ser o processo de orçamento, considerando-se, por exemplo uma padaria cuja receita é bem menor do que as médias e grandes empresas?

Se estiver pensando em abrir uma softhouse, sem ter clientes certos… ou um bom programa, eu te recomendo que não faça.

Se quiser saber o que precisa, como buscar os clientes e outras informações correlatas, procure o SEBRAE.

Avalie se os trabalhos não podem ser pagos via RPA, free-lance (se você quiser fazer as coisas das formas mais corretas) paga um pouco mais de imposto… mas só quando você recebe… PJ, você terá gastos sempres… com ela em produção ou não.

fw

se tem uma coisa que nao penso é numa softhouse, projetos sózinho ocupam muito tempo exigem muita dedicação e se não for sozinho tera que bancar um time de programadores o que tornara sua aplicação cara tendo que contar com retorno a longo prazo, o software tera que ser bom e tera que tomar conta do mercado em varias cidades e se isso não acontecer não tera o retorno desejado e logo o projeto perdera o brilho, os programadores de seu time te deixarão, isso se vc mesmo não abandonar seu negócio antes, perdera a credibilidade e ficara frustrado e o software nunca chegara aos micros das empresas e micro empresas, java foi criado para grandes aplicações para programas que vivem em constante desenvolvimento programas que crescem a cada dia, e tem outra sendo vc programador também tera dedicado sua vida a um sistema que nem sequer sabera se vai vingar enquanto que muitos outros programadores estarão por ai passando por varias empresas programando varios tipos de sistemas estando a par das ultimas técnologias do mercado muitas talvez multinacionais pense nisso é assim que eu penso, eu digo e afirmo nasci pra ser empregado programador de sistemas.