Sisteminha de uma tabela e relatorio com iReport

4 respostas
F

Bom dia galera!
Estou fazendo um sisteminha para uma revenda de automoveis.
O sistema consiste no cadastro do comprador e dos dados do automovel adiquirido. O usuário usa esses dados apenas para imprimir um certificado de garantia. Portanto pensei em fazer com apenas uma tabela, uma coisinha bem simples. Não terei problemas com o banco e nem com a estrutura do sistema, porém tem algo que não sei fazer: Todos os tutoriais que peguei do iReport ensina a fazer um relatório mas com uma instrução sql fixa. Gostaria de saber se tem como, e se alguém tem algum material sobre, imprimir no certificado de garantia, os campos necessários do registro que acabei de cadastrar. Ou caso eu venha procurar o registro, para imprimí-lo novamente.
Não tenho mta experiencia com iReport e JasperReports.
Resumindo, minha dúvida é essencialmente como vou linkar o registro aberto para enviálo ao iReport e imrpimir o certificado.
Desde já agradecido

Fernando

4 Respostas

V

Bom pelo que entendi,tu tava precisando passar parametros para teu Relatorio?Seria isso?O Sql do ireport pode receber parametros,ja tentou fazer isso? :?:

F

Justamente!
Só não sei como fazê-lo!
tanto no iReport qto no sistema
Sabe de alguma documentação q poderia me ajudar?

A

Olá frighs.

Dá uma olhadela a esse video, que ensina como trabalhar com parâmetros no ireport.
http://www.jasperforge.org/images/stories/Documentation/ireports/swf/Parameters.swf

No teu codigo java será algo como:

URL arquivo = getClass().getResource("ficha.jasper");     

JasperReport jasperReport = (JasperReport) JRLoader.loadObject(arquivo);

Map parametros = new HashMap();
    parametros.put("parametro0", valor do parametro 0);
    parametros.put("parametro1",valor do parametro 1 ); 
    parametros.put("parametro2",valor do parametro 2 );          
   ....

//con é a tua ligação à base de dados
    JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(jasperReport, parametros,con); 

JasperViewer jrviewer = new JasperViewer(jasperPrint, false);
    jrviewer.setVisible(true);

Espero que tenha ajudado. :wink:

F

Ajudou sim!
Mto obrigado Andrea!

Criado 8 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 9 de fev. de 2007
Respostas 4
Participantes 3