Site de programas Java

19 respostas
Flavio05

Alguem pode me indicar algum site que haja programas em Java?!?!?!, mas que seja Desktop, aplicativos como players de audio, visualizador de imagens, gerenciador de downloads, etc.

É incrivel como uma super linguagem como o Java não tenha aplicativos Desktop tão reconhecidos, até hoje o único aplicativo que encontrei foi um gerenciador de downloads muuuuuuuuuuuuuito bom (já era de se esperar) chamado JDownZ, talvez porque eu seja muito desinformado.

De qualquer forma espero que possam me ajudar.
Agradeço desde já.

19 Respostas

Hebert_Coelho

Talvez por que o foco de Java é mais web do que Desktop.

Hoje as máquinas são boas então rodam Java Desktop numa boa, mas antigamente era um horror.

Por isso que o Java web ficou tão forte e o desktop foi morrendo…

É dificil ver vagas anunciadas para Java Desktop.

ViniGodoy

Flavio05:
Alguem pode me indicar algum site que haja programas em Java?!?!?!, mas que seja Desktop, aplicativos como players de audio, visualizador de imagens, gerenciador de downloads, etc.

É incrivel como uma super linguagem como o Java não tenha aplicativos Desktop tão reconhecidos, até hoje o único aplicativo que encontrei foi um gerenciador de downloads muuuuuuuuuuuuuito bom (já era de se esperar) chamado JDownZ, talvez porque eu seja muito desinformado.

Agradeço desde já.

Não é desinformado não. É que o Java não é uma suuuuper linguagem, é só uma outra linguagem. E o foco dele não é desktop.

Esse é o motivo de haver tão poucos jogos, players de áudio e vídeo ou outros tipos de aplicação (em especial as de tempo real).

Seja pela péssima política de atualização da JVM - que além de frequentemente instalar tranqueiras, força o usuário a saber detalhes como versão e costuma ferrar com o plugin instalado no browser -, seja pela ausência de conexão com bibliotecas como OpenGL, OpenAL, ou hardwares como webcams, scanners ou portas USB. Sem falar em detalhes que incomodam os desenvolvedores, como o fato de ter uma biblioteca sem muitos dos componentes comumente encontrados em desktop (como menus sanfonados, treetables e barras personalizáveis/flutuantes, etc) e sem bons look&feels.

Para desktop, acho que nada supera ainda o C++. Seguido pelo C# e, se você for mais das antigas, do Delphi e do VB.

Spammer

aqui esta uma pequena lista

Hebert_Coelho

Spammer:
aqui esta uma pequena lista
Uia! Muito legal.

Gostei do think free.

ViniGodoy

Detalhe é que a maioria dos projetos dessa lista são híbridos (embora muitas vezes eles chamam erroneamente de 100% java).

Cuidado ao dizer que o “java suporta isso ou aquilo”. Muitos dos projetos de tirar o fôlego recorrem a bindings JNI fora da plataforma Java, o que significa que não basta ter uma VM Java para que eles rodem também. É o caso do Minecraft, por exemplo.

Essa discussão já ocorreu no fórum. É a diferença entre “ser possível”, “ser suportado” ou “ser adequado”.

Possível, qualquer coisa é, especialmente se você recorrer a JNI. Daí a ser fácil e compensar o risco/investimento, são outros 500…

Spammer

Detalhe é que a maioria dos projetos dessa lista são híbridos (embora muitas vezes eles chamam erroneamente de 100% java).

Cuidado ao dizer que o “java suporta isso ou aquilo”. Muitos dos projetos de tirar o fôlego recorrem a bindings JNI fora da plataforma Java, o que significa que não basta ter uma VM Java para que eles rodem também. É o caso do Minecraft, por exemplo.

Essa discussão já ocorreu no fórum. É a diferença entre “ser possível”, “ser suportado” ou “ser adequado”.

Possível, qualquer coisa é, especialmente se você recorrer a JNI. Daí a ser fácil e compensar o risco/investimento, são outros 500…

Pela sua opiniao qual seria a causa do nao uso do java? existe tambem o vuze eu ja baixei o source code e parecia ser quase todo em java, corrija-me se estiver errado

ViniGodoy

Está errado, o Vuze usa a mesma API do Eclipse, a SWT, que não é java puro.

Os motivos são três, na minha opinião:

• Desinteresse da Oracle e da Sun pelo mercado;
  • Design do garbage collector, que intencionalmente não pode ser controlado, e impede com isso aplicações de hard-real time;
  • Isolamento provocado pela VM, que torna difícil o acesso ao SO e aos hardwares.

Além dos demais fatores que já citei - que no fundo são consequências disso.

De qualquer forma, não significa que seja ruim usar o Swing. Só não é bom para aplicações desktop para o mercado. Eu mesmo usei Swing em aplicações empresariais, e achei uma API bastante completa. Desde, claro, que você respeite o design dele e não queira emperequetar sua aplicação.

R

ViniGodoy:

De qualquer forma, não significa que seja ruim usar o Swing. Só não é bom para aplicações desktop para o mercado. Eu mesmo usei Swing em aplicações empresariais, e achei uma API bastante completa. Desde, claro, que você respeite o design dele e não queira emperequetar sua aplicação.

Vini,o que vc tem usado para as aplicações Java Desktop?

ViniGodoy

raf4ever:
ViniGodoy:

Vini,o que vc tem usado para as aplicações Java Desktop?

Swing mesmo. Já brinquei um pouco com JavaFX também.

Hebert_Coelho

ViniGodoy:
Swing mesmo. Já brinquei um pouco com JavaFX também.
Gostou do JavaFX? Acha que vai pra frente?

ViniGodoy

Achei um tanto tarde demais.
Eles deixaram para fazer a versão 2.0 numa época em que se fala em HTML5 e descontinuar tecnologias proprietárias como essa.

Mas a tecnologia em si é bem bacana. Pode ser uma alternativa para desktop, se fizerem uma boa biblioteca de componentes.

F

Flavio05:

Agradeço desde já.

Esqueceu do mais usado…

Nota fiscal eletrônica (NFE)

J

Flavio05:

Agradeço desde já.

Existem vários aplicativos desktop feitos em Java. Aposto que já usou muitos outros sem saber,

O motivo é que nem sempre o usuário consegue perceber se foi feito em linguagem X ou Y, ou mesmo nem liga, porque é uma informação irrelevante pra ele.

ViniGodoy

JoseIgnacio:

Existem vários aplicativos desktop feitos em Java. Aposto que já usou muitos outros sem saber

Mesmo? Quais? Cite alguns que não sejam feitos para desenvolvedores…

J

ViniGodoy:

Já vi vários pontos de venda, aplicativos de produtividade, compartilhamento de arquivos, sistema dos correios e da receita, clientes de bitcoin e até jogos e web browsers.

Enfim, praticamente tudo quanto é tipo.

Hebert_Coelho

JoseIgnacio:
ViniGodoy:

Já vi vários pontos de venda, aplicativos de produtividade, compartilhamento de arquivos, sistema dos correios e da receita, clientes de bitcoin e até jogos e web browsers.

Ok… agora, nomes?

Spammer

Hebert Coelho:
JoseIgnacio:
ViniGodoy:

Ok… agora, nomes?

encontrei este iSalePoint nao sei se estou enganado mas de qualquer forma pode verificar

rafadelnero

Tudo bem Vini?Você consideraria alguma outra linguagem, super?

javahunter

A empresa DeltaFIL de Portugal desenvolveu o Projecto Colibri que é um Software de Gestão Comercial multi-plataforma que aborda as principais necessidades da área comercial de uma pequena e média empresa, fazendo o controlo compras, vendas, stocks e contas correntes.

No site deles diz:
Desenvolvido em JAVA através do uso das tecnologias mais recentes, dispõe de um leque de capacidades muito interessantes e de um moderno e intuitivo interface optimizado para utilização via teclado.

Claro que sendo um sistema feito em Portugal não terá muita utilidade para um brasileiro

Site da empresa: http://www.deltafil.com/

Site do Projecto Colibri: http://www.projectocolibri.com/

Criado 25 de dezembro de 2012
Ultima resposta 24 de jan. de 2013
Respostas 19
Participantes 9