Site tipo MercadoLivre, você anunciaria/compraria nele?

7 respostas
F

Olá amigos, eu e muitos amigos da faculdade estamos pensando em montar um site de leilão tipo o Mercado Livre. Só que com algumas funções a mais, porém gostariamos de uma opinião de todos, se realmente valeria a pena desenvolver algo neste quesito.

De início, o sistema não cobraria comissões (durante +/- 1ano), ou seja, 1 ano de anúncios gratuitos, afim de pegar mercado e melhorar o sistema.

então está lançado, você anunciaria / compraria neste site? O que levaria a você a NÃO comprar e a COMPRAR neste site?

Agradeço a todos pelas respostas,

[]s

7 Respostas

E

bom vale lembrar que sites como Mercado livre que na verdade ao meu ver é só uma implementação brasileira do site eBay eles apenas realizam o meio de campo, ou seja, você compra da outra pessoa ( física ou júridica ), cadastrada no site e que está anunciando os seus respectivos produtos…

é claro que se o site tiver mecanismos pelos quais possam aumentar a confiabilidade das transações entre ambas as partes fará com que os seus usuários tenham mais confiança de realizar/utilizar seu site para realizar essa intermediação de venda

ao meu ver sites genero Mercado livre e eBay, são como shoppings virtuais, os quais concentram inúmeras “lojas” e a responsabilidade inicial desse shopping é presar pela qualidade e nivel das lojas que compoem esse “shopping” virtual :wink:

quanto a comprar ou não nesse site, isso está ligado a confiabilidade fornecida por este site, tambem é importante um bom projeto de interface da aplicação e um mecanismos de busca que seja ao máximo eficiente

sites como Mercado Livre e eBay não me agradam muito as suas respectivas interfaces que conheço na internet hoje, sendo que existem já algumas propostas de interfaces mais ricas e mais elaboradas que elevam o nivel da aplicação como o exemplo do Coogy o qual é uma interface rica pra o conteúdo do eBay

:wink:

W

Segurança, confiabilidade.

S

Se fosse como o ML, não.
Como o ebay, talvez.

Ebay é MUITO melhor.
O paypal é do ebay, então é muito mais fácil recuperar seu dinheiro, se levar um calote.
No ML você mal pode se comunicar com os vendedores/usuários.

Enfim, se reunisse (e melhorasse) as qualidades do ebay, talvez. Mas só depois de um tempo em operação.

F

Muito obrigado amigos, vocês só fizeram afirmar minha opinião! O negócio é um projeto de pós-graduação, e os amigos queriam levar ele a sério, mas ao minha opinião é igual a de todos… :wink:

Obrigado, pelas resposta…

[]s

S

Já pensou em algo mais específico? Como um para venda/troca de livros de TI.

Desbancar um ML da vida não é fácil, mesmo que o seu seja muito melhor.

J

Confiabilidade.

“Já ouvi falar de mercado livre, o vizinho do meu amigo compra no ML a muito tempo e nunca teve problema.” - Por incrível que pareça um novo comprador só vira um novo comprador na internet por intermédio de alguém qeu já comprou, e que ele confie. Então a propaganda é boca-a-boca (por incrível que pareça)

Compras via internet, ainda não são confiáveis do ponto de vista do grande público. Não digo, um analfabeto… minha namorada pro exemplo, formada, 2 pós-graduações, e prefere ir na loja, enfrentar fila, etc etc à comprar na internet.

Então assim… para o seu site deslanchar mesmo, vai precisar haver muiiiiiito investimento em marketing. Apenas ser realmente confiável e ter uma ótima usabilidade não garantirá nada.

Então simplesmente minha opinião é: nem perca seu tempo em tentar atingir o grande público logo de cara. Mas… se tentar focar-se num nicho inicial, como o sugerido acima que é a troca/venda de livros de TI pro exemplo, seria um bom começo, pq inicialmente quem se aventura em alguma coisa nova, são geeks. Geeks de informática, consomem muitos livros… (prossiga com o raciocínio)

IMHO.

Abraços.

F

Olá pessoal… realmente, uma idéia muito boa… conversei com o pessoal (2 pessoas :roll: ) e decidimos ir com a idéia de venda/troca de livros. Então gostaria da opinião de vocês, o que seria de interessante ter neste sistema, o que levaria a vocês a publicarem nele, e a comprar nele… Visto que o amigo falou, “confiança” no vendedor, só se adquire com o tempo… :wink:

[]s

Criado 15 de março de 2007
Ultima resposta 16 de mar. de 2007
Respostas 7
Participantes 5