Sitemesh, Tiles ou Facelets

11 respostas
L

Qual desses frameworks você recomendam para trabalhar com JSF ?

11 Respostas

J

Sitemesh - Excelente idéia, ótima implementação, mas está abandonada. Ultimo release em 2004. Tente trabalhar com XHTML por exemplo, declarando <?xml version="1.0"?>.

Title - Um framework tão genial quanto o Struts… Corra disso.

Facelets - Se você vai trabalhar com JSF e não é mão de vaca para não comprar um IntelliJ da vida ou não liga para code-complete e deseja utilizar o Eclipse/Netbeans… é a sua escolha natural. Muito bom, feito para ser utilizado com JSF.

Includes do JSP - Pode não parecer tão genial, mas resolve. Melhor que o titles e sem os problemas do Sitemesh.

L

juzepeleteiro,
Com includes JSP eu conseguiria montar uma estrutura de templates ?

Eu tenho um sistema com Sitemesh e achei bem legal e aqui vai o cabeçalho da minha página de template, porque eu precisaria colocar este &lt?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?&gt ? não valida sem isso ?
&lt;!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN"
    "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"&gt;        
&lt;%@ include file="/taglibs.jsp"%&gt;
&lt;html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="pt-br"&gt;
Mauricio_Linhares

Java-Cachaça:
juzepeleteiro,
Com includes JSP eu conseguiria montar uma estrutura de templates ?

Eu tenho um sistema com Sitemesh e achei bem legal e aqui vai o cabeçalho da minha página de template, porque eu precisaria colocar este &lt?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?&gt ? não valida sem isso ?

Não, não valida, a primeira coisa que um parser XML procura é a declaração do XML, se não tem a declaração ele já estoura.

L

Obrigado Maurício,
Você ou algum colega tem uma sugestão para pesquisa/fonte(já googlei e não achei muita coisa) para templates com JSF/JSP utilzando INCLUDES.
Na verdade preciso de 04 templates distintos(são bem distintos mesmo !) 01 para o site, 01 para o blog, 01 para ADM do site, 01 para ADM do blog.
O problema é que não estou conseguindo conceber a idéia de como alterar o template dinâmicamente utilizando o JSF.

Fazer um template no estilo menu vertical na esquerda, área de cabeçalho e conteúdo no meio é fácil, o problema consiste em como alterar para um outro template baseado no link do menu que o usuário clicou ?

De qualquer forma agradeço a ajuda de todos.

J

Estrutura de diretórios:

WEB-INF/jsp/layout
  - inicio.jsp
  - fim.jsp
WEB-INF/jsp/layout/blog
  - inicio.jsp
  - fim.jsp
WEB-INF/jsp/layout/admin
  - inicio.jsp
  - fim.jsp

Então em cada página você faz o include direto do layout desejado.
Quando houver uma necessidade da mudança ser dinâmica, você adiciona os JSPs do diretório layout que por sua fez terá algo parecido com:

<c:choice>
<c:when test="algo que me diga que é o blog">
  <@include layout do blog>
</c:when>
<c:when test="algo que me diga que é admin">
  <@include layout do admin>
</c:when>
...

Mas eu acredito que você não deva precisar do dinâmico, na grande maioria das vezes você sabe qual é o layout do jsp que você está editando.

L

juzepeleteiro:
Sitemesh - Excelente idéia, ótima implementação, mas está abandonada. Ultimo release em 2004. Tente trabalhar com XHTML por exemplo, declarando &lt?xml version="1.0"?&gt.

Juzepeleteiro,
Vi na página de download do Sitemesh http://www.opensymphony.com/sitemesh/download.html uma versão de Outubro de 2006(versão 2.3). Baixei e estou testando com páginas jspx e xhtml e está rodando perfeitamente. Sinceramente, achei o Facelets uma porcaria, muito esquisito de trabalhar e como eu já conhecia um pouco do Sitemesh(por tanto fã assumido) vou utilizar ele nos meus projetos com JSF.

Obrigado a todos pela ajuda, como sempre o Google e o GUJ nunca falham.

M

Vc teria algum tutorial, de preferência em português, que ensine a usar JSF com sitemesh ??

Valew.

L

Opa Marcelão,
Se a galera do GUJ permitir posso eleborar alguma coisa sim e compartilhar com os colegas o conhecimento sim, até porque to bem com a mão na massa agora.

M

Java-Cachaça:
Opa Marcelão,
Se a galera do GUJ permitir posso eleborar alguma coisa sim e compartilhar com os colegas o conhecimento sim, até porque to bem com a mão na massa agora.

Acho que eles liberam sim !!! aliás, da minha parte, seria muito bem vindo !!! :smiley:

Mas caso não publiquem seu tutorial aqui no GUJ, coloque ele no teu blog e crie uma notícia aqui !!!

Obrigadão pela atenção ai !!!

tlink.k

Viva o Open-Source…

Já existe um tutorial para esse SiteMesh??

O pessoal aqui na Universidade desenvolveu o sistema academico usando esse sitemesh…

Até +

L

Ola pessoal,

Alguem tem um tutorial, de preferencia em portugues, do sitemesh ?

Abraços

Criado 26 de dezembro de 2006
Ultima resposta 7 de nov. de 2008
Respostas 11
Participantes 6