Qual desses frameworks você recomendam para trabalhar com JSF ?
Sitemesh, Tiles ou Facelets
11 Respostas
Sitemesh - Excelente idéia, ótima implementação, mas está abandonada. Ultimo release em 2004. Tente trabalhar com XHTML por exemplo, declarando <?xml version="1.0"?>.
Title - Um framework tão genial quanto o Struts… Corra disso.
Facelets - Se você vai trabalhar com JSF e não é mão de vaca para não comprar um IntelliJ da vida ou não liga para code-complete e deseja utilizar o Eclipse/Netbeans… é a sua escolha natural. Muito bom, feito para ser utilizado com JSF.
Includes do JSP - Pode não parecer tão genial, mas resolve. Melhor que o titles e sem os problemas do Sitemesh.
juzepeleteiro,
Com includes JSP eu conseguiria montar uma estrutura de templates ?
Eu tenho um sistema com Sitemesh e achei bem legal e aqui vai o cabeçalho da minha página de template, porque eu precisaria colocar este <?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?> ? não valida sem isso ?
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN"
"http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<%@ include file="/taglibs.jsp"%>
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="pt-br">
juzepeleteiro,
Com includes JSP eu conseguiria montar uma estrutura de templates ?Eu tenho um sistema com Sitemesh e achei bem legal e aqui vai o cabeçalho da minha página de template, porque eu precisaria colocar este <?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?> ? não valida sem isso ?
Não, não valida, a primeira coisa que um parser XML procura é a declaração do XML, se não tem a declaração ele já estoura.
Obrigado Maurício,
Você ou algum colega tem uma sugestão para pesquisa/fonte(já googlei e não achei muita coisa) para templates com JSF/JSP utilzando INCLUDES.
Na verdade preciso de 04 templates distintos(são bem distintos mesmo !) 01 para o site, 01 para o blog, 01 para ADM do site, 01 para ADM do blog.
O problema é que não estou conseguindo conceber a idéia de como alterar o template dinâmicamente utilizando o JSF.
Fazer um template no estilo menu vertical na esquerda, área de cabeçalho e conteúdo no meio é fácil, o problema consiste em como alterar para um outro template baseado no link do menu que o usuário clicou ?
De qualquer forma agradeço a ajuda de todos.
Estrutura de diretórios:
WEB-INF/jsp/layout
- inicio.jsp
- fim.jsp
WEB-INF/jsp/layout/blog
- inicio.jsp
- fim.jsp
WEB-INF/jsp/layout/admin
- inicio.jsp
- fim.jsp
Então em cada página você faz o include direto do layout desejado.
Quando houver uma necessidade da mudança ser dinâmica, você adiciona os JSPs do diretório layout que por sua fez terá algo parecido com:
<c:choice>
<c:when test="algo que me diga que é o blog">
<@include layout do blog>
</c:when>
<c:when test="algo que me diga que é admin">
<@include layout do admin>
</c:when>
...
Mas eu acredito que você não deva precisar do dinâmico, na grande maioria das vezes você sabe qual é o layout do jsp que você está editando.
Sitemesh - Excelente idéia, ótima implementação, mas está abandonada. Ultimo release em 2004. Tente trabalhar com XHTML por exemplo, declarando <?xml version="1.0"?>.
Juzepeleteiro,
Vi na página de download do Sitemesh http://www.opensymphony.com/sitemesh/download.html uma versão de Outubro de 2006(versão 2.3). Baixei e estou testando com páginas jspx e xhtml e está rodando perfeitamente. Sinceramente, achei o Facelets uma porcaria, muito esquisito de trabalhar e como eu já conhecia um pouco do Sitemesh(por tanto fã assumido) vou utilizar ele nos meus projetos com JSF.
Obrigado a todos pela ajuda, como sempre o Google e o GUJ nunca falham.
Vc teria algum tutorial, de preferência em português, que ensine a usar JSF com sitemesh ??
Valew.
Opa Marcelão,
Se a galera do GUJ permitir posso eleborar alguma coisa sim e compartilhar com os colegas o conhecimento sim, até porque to bem com a mão na massa agora.
Opa Marcelão,
Se a galera do GUJ permitir posso eleborar alguma coisa sim e compartilhar com os colegas o conhecimento sim, até porque to bem com a mão na massa agora.
Acho que eles liberam sim !!! aliás, da minha parte, seria muito bem vindo !!! 
Mas caso não publiquem seu tutorial aqui no GUJ, coloque ele no teu blog e crie uma notícia aqui !!!
Obrigadão pela atenção ai !!!
Viva o Open-Source…
Já existe um tutorial para esse SiteMesh??
O pessoal aqui na Universidade desenvolveu o sistema academico usando esse sitemesh…
Até +
Ola pessoal,
Alguem tem um tutorial, de preferencia em portugues, do sitemesh ?
Abraços