SiteMesh

Boas pessoal,

estive pesquisando e surgiram algumas dúvidas que gostaria que alguem mais experiente me desse algumas indicações.

Me esclarecam sobre estas dúvidas:

  1. após ter feito uns exemplos de Struts e como Struts se ira juntar ao Webwork decidi apostar forte em Webwork (já fiz uns exemplos). Estou apostando bem?

  2. Agora, queria começar por elaborar um pequeno layout pra a aplicação e após pesquisa encontrei o SiteMesh. Que acham do SiteMesh? Vale a pena usar? Existe outro melhor? Com o struts é mto usado o Tiles e com o Webwork?

  3. Velocity é um concorrente do SiteMesh? Têm a mesma finalidade?

  4. Vraptor2… tem mais vantagens do que desvantagens?

Desculpem este tipo de pergunta, mas como sou inicante irá me poupar mto tempo.

Só tenho uma certeza -> Hibernate pra presistencia de dados! :slight_smile:

Abraço e desde ja os meus agradecimentos pelas respostas!

Struts é o framework MVC mais utilizado no mercado, ou seja, se quiser um emprego, aprenda Struts. WebWork está sendo muito utilizado, também é uma boa investir nele.

Excelente. Com certeza. Existem outros com a mesma função. O WebWork também tem integração com o Tiles.

Mais utilizado. Sim.

Não sei…

Isso. :roll:

Obrigado Rafael pelas suas respostas.

Só uma dúvida. A ultima versao do Sitemesh saiu em 2004. Ainda sairá mais versões? Velocity é mais recente e vc diz q é mais usado. Isso quer dizer que velocity é melhor q sitemesh? E que dizer do Freemarker?

No geral, só preciso de um aconselhamento pois só preciso de saber qual deste é o mais simples e com mais utilidades.

Obrigado

Olá aflito,

em relação as versões não sei te informar, mas você poderá verificar nos sites dos fabricantes.

Respondendo a sua pergunta, qualquer um dos que você utilizar será uma boa escolha.

[quote=“aflito”]Me esclarecam sobre estas dúvidas:

  1. após ter feito uns exemplos de Struts e como Struts se ira juntar ao Webwork decidi apostar forte em Webwork (já fiz uns exemplos). Estou apostando bem?[/quote]

Sim, o WebWork é com certeza uma das melhores alternativas ao Struts, além de ser bem simples de aprender. Eu já utilizo o WebWork em produção há bastante tempo e estou bastante satisfeito.

O SiteMesh é um ótimo mecanismo de templates(IMHO, o melhor :)). A sua integração com o WwbWork é muito simples e intuitiva. Sem contar que ele pode ser integrado com qualquer framework MVC e servlets.

O SiteMesh foca na montagem de layouts utilizando Design Patterns (Decorator e Composite). O Velocity é bastante utilizado para montagem de templates, por exemplo: envio de newsletters, etc…

Ainda não utilizei o VRaptor, mas o pessoal que o desenvolveu é bem experiente. Com isso, acho que deve ser um bom projeto!

Sinceramente, não sei se ha previsão de um novo release do SiteMesh. Mas você pode utilizar a versão corrente sem problemas, ela é totalmente estável e amplamente testada. E caso você encontre algum problema, o fórum da SiteMesh é bastante movimentado (inclusive por mim :mrgreen: ).

Para você ter uma noção de qual o melhor mecanismo de templates só há uma fórmula: tirar algumas horinhas para testar todos. Somente com informações fornecidas por outras pessoas, você não conseguirá tomar a decisão mais sensata.

Olá Guilherme,

Qual forum da Sitemesh você frequenta? Podes passar o link pra gente?

Abraço!

[quote=“serenao”]Olá Guilherme,

Qual forum da Sitemesh você frequenta? Podes passar o link pra gente?

Abraço![/quote]

O fórum do SiteMesh: http://forums.opensymphony.com/forum.jspa?forumID=3

Em breve sairá um artigo sobre o SiteMesh!