Sites feitos em java e applets

3 respostas
kmunga

Bom…sou programador amador faz já mais de uma década, mas só agora resolvi me aventurar em java com perspectiva de trabalho. Para conhecer melhor a linguagem antes de pagar algum curso (o que é relativamente caro para minha atual situação) comprei um livro e estou aprendendo o básico com ele, já sei fazer applets e banco de dados.

Bom, depois dessa breve apresentação, eis a duvida: Procurei na internet exemplos de sites feitos em java e encontrei esse tópico desta comunidade (http://www.guj.com.br/java/246744-exemplos-de-sites-feitos-com-java), porem fiquei com uma dúvida, qual a diferença entre applets e a tecnologia usada nestes sites? Ou são applets que usam alguma tecnologia específica?

Obrigado.

3 Respostas

drsmachado

Vamos lá.
Um applet é um tipo específico de aplicação java (uma classe, por assim dizer) que pode ser executada em um browser, onde a máquina cliente possua uma JRE compatível.
Além de applets, que são bem velhinhos já, temos toda uma especificação (vários conjuntos de soluções) voltadas ao desenvolvimento web em java.
Dentre estas, destacam-se Servlets e JSP (especificação de Servlets), EJB (Especificação EJB) e os frameworks baseados em Java Web, que compõem uma parte importante, atendendo às especificações ou indo além das mesmas. Isto tudo é compreendido numa especificação (ou conjunto de especificações) chamado JEE - Java Enterprise Edition.

daveiga

kmunga você pode pensar assim, de maneira simplista:

• Applets são “miniaplicativos” disponibilizados em páginas Web que rodam Java na máquina do cliente quando acessa essa página.

• A maior parte dos sistemas web em Java, no entanto, usa Java no Servidor para entregar páginas normais para o cliente (Html, Css, JavaScript…).

A vantagem de se usar Java no servidor é, como disse drsmachado, os padrões de solução, bibliotecas prontas, frameworks e ferramentas para facilitar o uso de Java nesse escopo.

kmunga

Muito obrigado pela ajuda dos dois. :smiley:

Criado 6 de junho de 2012
Ultima resposta 6 de jun. de 2012
Respostas 3
Participantes 3