[situação] é triste

11 respostas
W

Olha não levem para o lado mal. Pensem como um comentário construtivo.

Andei foliando as paginas… e tem muito topicos… mas é MUITOS mesmo que não tem resposta nenhuma.

Assim vejo isso como uma falta de consideração pelos usuários que postam suas dúvidas. Sabe vejo que hoje o forum tem 32.000(aproximadamente) membros

Quero uma opnião da moderação, mas gostaria que membros falassem a respeito tbm.

• Essa massa de topicos sem respostas… Qual é a causa da falta de uma resposta em um tópico como esses???

• O portal seria de auto-ajuda aos membros quando eles vem a postar um topico perguntando algo. O que vocês pensam sobre esta situação do forum? É correto deixar alguem sem resposta?

• De acordo com a pergunta acima, como vocês definiriam o portalJava? Seria por causa de sua grandeza ou é porque ele é apenas popular?

/!\ Fiz uma cópia do conteúdo daqui para caso apagarem sem razão. /!\

warcraft03.

11 Respostas

M

Eu moderei esse forum durante anos, e pela experiência, diria que existem 2 tipos de usuários:
1º. Aquele que só aparece no fórum quando tem uma dúvida que precisa ser respondida rapidamente, geralmente por uma necessidade no trabalho ou ambiente universitário. Raramente responde a dúvida de alguém ou realmente se faz ativo na comunidade.
2º. Aquele que está aqui pra ver a comunidade crescer, onde geralmente mais responde do que pergunta. Essas são as pessoas que ao passar do tempo vão virando moderadores e atuar junto do staff, desenvolvendo melhorias a tocando o barco.

Não é questão de ser correto ou não. Simplesmente é. Não podemos cobrar de meia dúzia de moderadores para que respondam todas as dúvidas, por: Moderador está aqui para moderar, não necessariamente para responder… tudo é feito na base do voluntariado. Até mesmo pq o moderador não precisa ser o mago do java, e sim alguém com vontade de ajudar, em qualquer sentido. E, quem faz o fórum é a comunidade, quem deve se ajudar é a comunidade. O Portal Java é só um meio pelo qual a comunidade de desenvolvedores Java tem para tirar suas dúvidas e responder as dos outros.

Portal Java: Comunidade virtual de desenvolvedores e demais pessoas relacionadas a tecnologia Java que buscam se manter em foco com o que reflete atualmente no mercado de trabalho e ambiente universitário em Java. Posso filosofar muito aqui, mas confesso que não entendi bem a tua pergunta, ou, onde quer chegar. :slight_smile:

C

Não se preocupe, não apagamos sugestões e críticas.

Em relação aos seus questionamentos:

(1) Será se a pessoa antes de postar tentou procurar algo no Google ou até mesmo no Fórum, como experiência te digo que isso acontece bastante.

(2) Será se a pessoa foi clara q objetiva na sua dúvida, facilitando a vida daquele que pretende ajudá-lo?

(3) Será se os membros (não só moderadores, mas todos) sabem solucionar a dúvida?

Enfim, tem certas circunstâncias a serem levadas em consideração antes de pensar dessa forma.

Não estou dizendo que você está errado, por que a quantidade de respostas zero realmente é grande, mas pense um pouco sobre o que eu falei.

O intuito do Portal Java é ajudar a comunidade java, proporcionando um fórum, artigos e tutoriais, download e etc.

Isso quem responderá são os usuários.

D

Bom dia brother,

Vamos ver as críticas construtivas! :wink:

Olha não levem para o lado mal. Pensem como um comentário construtivo.

Com certeza!

Andei foliando as paginas... e tem muito topicos... mas é MUITOS mesmo que não tem resposta nenhuma.

Se vc fizer uma pesquisa mais a fundo vai ver q. para o mesmo assunto existem 10 ou 15 tópicos…ou seja… o tópico não precisava ser criado se o usuário pesquisasse antes de postar.
Só lembrando! Responder dúvidas não é tarefa apenas de moderadores/coordenadores é tarefa de todos.

Assim vejo isso como uma falta de consideração pelos usuários que postam suas dúvidas. Sabe vejo que hoje o forum tem 32.000(aproximadamente) membros

Falta de consideração? Olha fera o trabalho de moderação e coordenação é um trabalho voluntário! Ou seja, utilizamos nosso tempo livre para trabalhar em prol da comunidade…fazemos o máximo possível…mas, acho q. isso é um trabalho de todos nós! Sempre haverá alguém q. sabe mais ou menos…então não precisa um título para dizer q. posso responder à uma pergunta.

Quero uma opnião da moderação, mas gostaria que membros falassem a respeito tbm. 

- Essa massa de topicos sem respostas... Qual é a causa da falta de uma resposta em um tópico como esses???

Já falei acima sobre isso.
Vc mesmo pode acabar com essa massa de tópicos em branco! Faça a sua parte! Responda o que vc puder e ajude a comunidade.

- O portal seria de auto-ajuda aos membros quando eles vem a postar um topico perguntando algo. O que vocês pensam sobre esta situação do forum? É correto deixar alguem sem resposta? 

- De acordo com a pergunta acima, como vocês definiriam o portalJava? Seria por causa de sua grandeza ou é porque ele é apenas popular?

Já debatido acima…se cada um ajudar respondendo uma perguntinha a massa diminui…e vc colega? Como vc poderia ajudar?
Idéias são sempre bem vindas!

------------------------------------------------------------------------------------ 
/!\ Fiz uma cópia do conteúdo daqui para caso apagarem sem razão. /!\ 
------------------------------------------------------------------------------------

Menos né…

t+

J

Olá warcraft03,

Como já foi dito, o PJ não é uma empresa de consultoria gratuita, e sim uma comunidade feita pelos próprios usuarios, e quando você encontrar um tópico sem resposta, te convido a respondê-lo, assim você também ajuda a comunidade.

W

Fico grato pela sinceridade.

Eu sempre penso em responder os topicos que eu tenho conhecimentos sobre os assuntos sim. tento ser o mais claro possivel nas minhas respostas para que o usuário tente entender.

Ja deparei com certos tópicos(lendo-os):
não sei se trata da falta de paciência da pessoa que está respondendo ou se ela acha que o outro ja sabe tudo so de dizer 1 palavra.
1 post - O membro pede um exemplo de sua dúvida.
2 post - Um membro responde com um exemplo, mas coloca variáveis que não sabemos o seu destino ou aonde ela foi inicializada.
sendo assim… 3 post - O membro que perguntou pede a ele um exclarecimento melhor do exemplo que ele deu.
depois disso ele nunca recebeu um retorno do membro que o respondeu. ele agradeceu uma outra pessoa que veio com um exemplo mais detalhado.

Minha duvida é:
esses membros que dão exemplos incompletos seria por qual motivo?

• falta de paciência de ficar escrevendo tudo mais elaborado?
  • apenas querer dar uma dica?
    ou o que seria!?

por exemplo…
chega um nego e pergunta:

• como eu poderia fazer uma imagem que aparece na tela ficar ali durante 10s?
    aí chega um nego e responde:
  • tenta usar o thread.sleep(); .
    :roll:

entendem… uma pessoa não saberia fazer isso apenas olhando a classe na java.sun.

Obrigado pela informação quanto as minhas perguntas.

warcraft03.

D

e agora fera…

Minha visão de usuária do Fórum:

Sempre posto minhas dúvidas no fórum…e sempre q. alguém nao me responde de forma satisfatória…ou a resposta não condiz com o meu problema…eu posto novamente e dou mais detalhes sobre a minha dúvida. Claro q. sempre agradeço a pessoa, (afinal de contas ela dispos de tempo para me auxiliar) e deixo claro q. minha dúvida ainda está em aberto, qdo ninguém responde, mas mesmo assim eu acho a resposta…posto no fórum a solução, pq outras pessoas terão a mesma dúvida.

Acredito q. toda história tem 2 lados. Se a pessoa postou uma única palavra como resposta…talvez ela não estivesse com tempo…essa única palavra pode ser pesquisada no google e apontar para milhares de referências…vai do usuário se ligar nisso.

:wink:

t+

M

Quando comecei a usar java na faculdade eu não sabia absolutamente nada, eu entrava aqui direto atrás de respostas no forum, e quando não achava postava e o pessoal que sabia logo respondia. Ai com o passar do tempo eu fui aprendendo e começando a ajudar o pessoal que estava iniciando. Ao meu ver é assim que um forum tem que funcionar, a medida que você vai aprendendo vai ajudando quem sabe menos. Mas o que acontece é justamente o que o matheus colocou, a maioria do pessoal que entra quer saber uma questão da faculdade, ou pede pra alguém um código pronto e depois some. O pessoal que entra aqui diariamente (ou quase) da pra lembrar o nick de cabeça, e quase sempre são estes que tem que responder.

Outra, o pessoal que entra aqui uma vez e some dificilmente usa o buscador do fórum, ai tem sempre a mesma questão rolando, bastaria apenas fazer uma pesquisa. Eu já respondi a uma mesma pergunta 4 vezes em menos de 1 semana (3 aqui no forum e 1 no forum de outro site), e os 3 tópicos estavam na mesma página (mas o pessoal não pesquisa e vai direto fazer a pergunta). Depois de um tempo eu comecei simplesmente a copiar o link da resposta de um e jogar no novo tópico, pra pessoa ver que se tivesse feito a pesquisa teria a sua resposta muito mais rápido.
Não veja este meu último comentário como falta de vontade de ajudar, através de MP um usuário uma vez me mandou tantas menssagens e eu mudei tanto o código dele que praticamente eu refiz o trabalho de faculdade dele (hoje não faço mais isso) e nem um obrigado o cara me deu (mas ai já é de cada um).

Hoje em dia não entro em todas as seções do forum, leio sempre o off-topic (apesar de não ser muito participativo lá) tanto aqui como no GUJ e sempre entro na seção de dispositivos móveis que é a área que mais tive contato e gosto, mesmo quando alguém pergunta e não sei a resposta procuro dar uma pesquisada pra ajudar.

Mas como disse antes, acho que o forum deveria ser um ciclo, quem sabe um pouco mais vai ajudando quem sabe um pouco menos. Pena que isso não ocorra com freqüência. De minha parte eu só tenho a agradecer a todos os moderadores e a todo pessoal que está sempre ai ajudando (tanto aqui como no GUJ onde entro semrpre), pois estão aqui na maior boa vontade, sem receber pagamento em troca, apenas pelo conhecimento e amizade.

Abraço.

W

Diana, nem sempre 1 palavra que o usuário dá… quando procuramos no google não achamos nada. E muitas vezes é mais complicado que uma simples explicação.

por exemplo… eu custei para aprender a usar o Thread e o Splash.
Em um outro forum uma pessoa pessoa me ensinou passo a passo a usar o Thread. Sou muito grato a ela. Aqui no forum se uma pessoa chegar e falar assim…
“Tenta Usar o Thread.sleep();”
Eu aposto com você que a pessoa que perguntou como q usa vai ficar louquinha. :lol:

Se uma pessoa chegar a perguntar sobre os dois aqui vou me dispor a falar sobre esse assunto.

maluquo1, Eu entendo isso.
Posso lhe falar que todo o meu conhecimento veio por motivo de eu levar tudo como um desafio. Uma pessoa me desafiou no inicio da faculdade a ver quem conseguia fazer uma ferramenta para o 1º periodo. Infelizmente me faltou apenas o saber KeyStroke.
e ele acabou primeiro.

lá na minha faculdade tem 5 pessoas que estão lá arrastando as matérias. A gente ajuda e eles agradecem, mas passo 1 dia já esqueceram. 2 deles participam do PJ apenas para entrar, postar e pegar a resposta.

Não so pelo conhecimento e amizade… já fui moderador de uns 2 foruns. Isso se torna um hábito. Te deixa comfortavel. :roll: :wink:

Bem… Acho que já está discutido.
Se quiserem deixar o topico aberto para mais palavras… tudo bem.

Abraços,
warcraft03

C

Ele não irá ser bloqueado nem excluído, apenas se existisse difamações e palavrões por aqui.

MisaelJavaPJ

Olá a todos

Gostaria de contribuir com essa discução, sobre buscar ajuda em forum.
Devem ser consideradas várias variantes com que o internauta deve perceber afim de compreender o por que não é respondido:

1° Muitas vezes não  completa clareza na pergunta formulada;

2° A pessoa que vai ajudar não posta a resposta com receio pois não tem certeza de que está 100% certa ( aconteceu várias vezes comigo);

3° Falta tempo para as pessoas, isso deve ser considerado;

4° Muitos internautas conectam depois da 24:00 pois infelizmente não é todo mundo que tem banda larga e pode acessar durante o dia (mesmo que tivesse no mínimo vai estar trabalhando ou em outra atividade) e esse mesmo pessoal tem que levantar cedo, tipo 6: 00, ou seja, o camarada conecta as 24:00 e desliga o micro a 1:00 ou  1:30 ou se a cabeça dele aguentar mais;

5° Realmente existe o ser da faculdade que está apavorado pega a resposta e desaparece (acaba não ajudando niguém);

6° Outra situação é aquela em que eu formulo uma questão e ela é iterpretada de outra forma diferente, resultando em uma resposta mais diferentea ainda;

7° Se realmente os integrantes do site não ajudarem e deixarem  para os moderadores ai vai ser difícil se obter resposta rápida;

8°Muitas vezes também faltam informações nas perguntas, pois imagem vocês se eu disser estou com problemas no motor, alguém pode me ajudar a resolver isso?”… nada específico, ajuda ignorada ou tardia;

9°Também existe o fato de a pessoa da pergunta ter um nível de conhecimento baixo e a pessoa da resposta tem um nível de conhecimneto alto, ou seja o internauta pode ficar boiando dependendo da questão.

10° E por último, que creio ser o fundamental, a palavra pesquisa não é reservada somente a cientistas, todos nós podemos fazer uso dela, quer em livros, resvistas, foruns, pessoas, etc.

Espero ter contribuido nesta questão. Abraço a todos.

G

É fato que todos os membros da equipe do PJ tem seus afazeres e geralmente não podem ficar online no forum o tempo todo. Há dois anos atrás isso era comum. Um usuário postava uma dúvida e em 5 minutos ele já tinha um norte para seguir.

Não me levem a mal, mas esse lance de achar errado quando um usuário responde um post dando uma dica de como resolver o problema, eu acho um tanto exagerado.

Quando você posta uma dúvida no fórum e quer realmente aprender, você pega a mais simples informação que lhe foi passada e tenta resolver o problema. Veja bem, como eu disse, isso só funciona para quem realmente quer aprender. Pegar respostas de mão beijada é outra conversa.

Eu ainda acho melhor ter um norte para seguir do que ficar boiando e não ter noção de como resolver um problema. Com a infinidade de documentação, fórums, blogs é muito fácil encontrar informações sobre como pesquisar e resolver diversos tipos de problemas. E mais, se mesmo assim você não conseguir resolver, há diversas listas de JUGs do Brasil inteiro que podemos utilizar para adquirir e passar conhecimento a frente.

Enfim, se todos queremos uma comunidade mais unida e mais ativa temos que cada fazer sua parte de verdade e não ficar apontando problemas, não que isso seja uma coisa errada a ser feita. O problema é que isso tem sido feitos exaustivamente e acho que já está na hora de mudarmos isso.

O usuários do PJ podem fazer mais pela comunidade. Há diversas coisas novas no imenso mundo Java que podem gerar ótimos artigos/tutoriais. Podemos começar com isso… começar a criar novos artigos atualizados, postar novos downloads, criar discussões interessantes no fórum, etc.

Ou seja, só depende da gente!

Abraços.

Criado 19 de junho de 2007
Ultima resposta 6 de dez. de 2007
Respostas 11
Participantes 8