Situação perigosa!

12 respostas
L

Seguinte pessoal, estava assistindo as apresentações dos trabalhos de conclusão dos alunos da Ciência da Computação na Instituição onde estudo.

Em uma destas apresentações, teve um professor que afirmou que a tecnologia J2EE tem seu custo mais elevado que o “.NET” ou seja, falou que o J2EE é uma tecnologia paga.

Até onde eu sei, tudo no Java é Free.

E aí, até que ponto é correta a afirmação feita por ele?

Valeu.

12 Respostas

smota

Hummm … Certo e Errado!

J2EE é tão pago quanto .NET :shock:

O custo do profissional Java em geral é mais alto do que do .NET, mas se quiser um BOM profissional (que hoje é acima da média) acho que a diferença não é tão grande.

Os servidores de aplicação são pagos em sua maioria (do J2EE) … o framework .NET tb (soh roda no ruindows, lembra?).

Claro que é possível montar um ambiente J2EE somente com ferramentas gratuitas, mas isso tb terá seu custo (principalmente em tempo).

Mas tecnicamente ainda fico com J2EE :wink:

mbjunior

Pelo que sei vc pode implementar um projeto em j2ee com zero custo ou muito perto disto.

IDE - Eclipse
Ferramentas para desenvolvimento: Struts, Velocity, Webwork, Hibernate entre outros…

Creio que o professor quis comparar o custo de um projeto que utilize framework .NET com outro que utilize framework j2EE proprietário, pelo que tenho conhecimento, aí ele pode ter razão…

vale a pena ressaltar o custo de um profissional j2EE comparado a um profissional .NET.

cv1

O ponto aqui eh que com J2EE voce tem escolha. Se voce quiser pagar 150 mil dolares pela infra-estrutura e suporte ao seu application server, legal. Quer pagar $0,50 num CD-R com o Linux? Beleza, tambem.

No .NET, ou voce paga, ou voce paga, e o preco nao eh lah mto convidativo :wink:

Rafael_Steil

Bom, a maior parte dos app-servers/servlet-containers ate pode ser paga, mas nao que necessariamente sejam os mais usados ou melhores.

A hora de coder C#/Java deve estar o mesmo valor, e muito depende da empresa onde voce esta.

Rafael

L

Certo, algumas das dúvidas sanadas e novas dúvidas surgidas.

:arrow: Quando me refiro ao pagar pelo J2EE, é eu acessar o site e ter que imprimir um doc ou realizar transação eletrônica para pagar o que estou adquirindo, e até onde eu sei, isso não acontece, diferente do Framework .Net . Estou certo?

:arrow: Utilizando o J2EE(caso este seja realmente Free) no Windows, você deve se preocupar somente com as licenças da plataforma Win e não com o App. Sever, certo?

:arrow: E o que ele se referenciava era mesmo com relação pagar para se obter o J2EE.

smota

Heeeeeein? Nao entendi nada …

DEPENDE … se vc usar um application server gratuito então É ISSO, caso contrário pague pelo app server.

O melhor exemplo de gratuito é o JBoss, um pago seria o Oracle 9iAS (ou 10g pros apressadinhos)

J2EE não é um produto, é uma ESPECIFICAÇÃO e ela não é paga de nenhuma forma …

cv1

J2EE eh apenas uma especificacao. Um bloco de papel, ou um PDF de 500 e poucas paginas. Que eh disponivel gratuitamente. Fim da historia.

Rodrigo_Carvalho_Aul

“Lucashgt”:

Quando me refiro ao pagar pelo J2EE, é eu acessar o site e ter que imprimir um doc ou realizar transação eletrônica para pagar o que estou adquirindo, e até onde eu sei, isso não acontece, diferente do Framework .Net . Estou certo?

Na verdade você também não paga pelo Framework .Net. Mas como ele só funciona em Windows…

“Lucashgt”:

Utilizando o J2EE(caso este seja realmente Free) no Windows, você deve se preocupar somente com as licenças da plataforma Win e não com o App. Sever, certo?

Depende… como já disseram, tem app server que é free tb.

[]'s

L

Obrigado smota pelo exemplo, agora fica mais fácil de me expressar.

:oops: Desculpem pelo referência ao J2EE como sendo um produto.

Mas caso alguém falasse que se poder ter um Server gratuito não estaria errado, certo?

:arrow: E o ponto todo é esse. Houve a afirmação de que tinha que se pagar para se ter um Server Java. (Acho que agora fui mais claro) :wink:

Rafael_Steil

Isso eh mto decorrente de xiitas… tipo, o professor eh amante da MS ou da Sun, e distorce as informacoes…

Rafael

L

“Rafael Steil”:
Isso eh mto decorrente de xiitas… tipo, o professor eh amante da MS ou da Sun, e distorce as informacoes…

Rafael

Ele não é muito fã do Java e não gosta nem um pouco da MS.

Postei este tópico apenas para saber se a afirmação era correta, já que foi feita com tanta convicção pelo professor.

Mas agradeço pelas resposta.

Desculpa a todos pelo referência feita ao J2EE. :wink:

Rafael_Steil

Bom, entao ele pode ser apenas desinformado :wink:

Rafael

Criado 23 de dezembro de 2003
Ultima resposta 23 de dez. de 2003
Respostas 12
Participantes 6