Situação perigosa!

Seguinte pessoal, estava assistindo as apresentações dos trabalhos de conclusão dos alunos da Ciência da Computação na Instituição onde estudo.

Em uma destas apresentações, teve um professor que afirmou que a tecnologia J2EE tem seu custo mais elevado que o “.NET” ou seja, falou que o J2EE é uma tecnologia paga.

Até onde eu sei, tudo no Java é Free.

E aí, até que ponto é correta a afirmação feita por ele?

Valeu.

Hummm … Certo e Errado!

J2EE é tão pago quanto .NET :shock:

O custo do profissional Java em geral é mais alto do que do .NET, mas se quiser um BOM profissional (que hoje é acima da média) acho que a diferença não é tão grande.

Os servidores de aplicação são pagos em sua maioria (do J2EE) … o framework .NET tb (soh roda no ruindows, lembra?).

Claro que é possível montar um ambiente J2EE somente com ferramentas gratuitas, mas isso tb terá seu custo (principalmente em tempo).

Mas tecnicamente ainda fico com J2EE :wink:

Pelo que sei vc pode implementar um projeto em j2ee com zero custo ou muito perto disto.

IDE - Eclipse
Ferramentas para desenvolvimento: Struts, Velocity, Webwork, Hibernate entre outros…

Creio que o professor quis comparar o custo de um projeto que utilize framework .NET com outro que utilize framework j2EE proprietário, pelo que tenho conhecimento, aí ele pode ter razão…

vale a pena ressaltar o custo de um profissional j2EE comparado a um profissional .NET.

O ponto aqui eh que com J2EE voce tem escolha. Se voce quiser pagar 150 mil dolares pela infra-estrutura e suporte ao seu application server, legal. Quer pagar $0,50 num CD-R com o Linux? Beleza, tambem.

No .NET, ou voce paga, ou voce paga, e o preco nao eh lah mto convidativo :wink:

Bom, a maior parte dos app-servers/servlet-containers ate pode ser paga, mas nao que necessariamente sejam os mais usados ou melhores.

A hora de coder C#/Java deve estar o mesmo valor, e muito depende da empresa onde voce esta.

Rafael

Certo, algumas das dúvidas sanadas e novas dúvidas surgidas.

:arrow: Quando me refiro ao pagar pelo J2EE, é eu acessar o site e ter que imprimir um doc ou realizar transação eletrônica para pagar o que estou adquirindo, e até onde eu sei, isso não acontece, diferente do Framework .Net . Estou certo?

:arrow: Utilizando o J2EE(caso este seja realmente Free) no Windows, você deve se preocupar somente com as licenças da plataforma Win e não com o App. Sever, certo?

:arrow: E o que ele se referenciava era mesmo com relação pagar para se obter o J2EE.

Heeeeeein? Nao entendi nada …

DEPENDE … se vc usar um application server gratuito então É ISSO, caso contrário pague pelo app server.

O melhor exemplo de gratuito é o JBoss, um pago seria o Oracle 9iAS (ou 10g pros apressadinhos)

J2EE não é um produto, é uma ESPECIFICAÇÃO e ela não é paga de nenhuma forma …

J2EE eh apenas uma especificacao. Um bloco de papel, ou um PDF de 500 e poucas paginas. Que eh disponivel gratuitamente. Fim da historia.

[quote=“Lucashgt”]
Quando me refiro ao pagar pelo J2EE, é eu acessar o site e ter que imprimir um doc ou realizar transação eletrônica para pagar o que estou adquirindo, e até onde eu sei, isso não acontece, diferente do Framework .Net . Estou certo?[/quote]

Na verdade você também não paga pelo Framework .Net. Mas como ele só funciona em Windows…

[quote=“Lucashgt”]
Utilizando o J2EE(caso este seja realmente Free) no Windows, você deve se preocupar somente com as licenças da plataforma Win e não com o App. Sever, certo?[/quote]

Depende… como já disseram, tem app server que é free tb.

[]'s

Obrigado smota pelo exemplo, agora fica mais fácil de me expressar.

:oops: Desculpem pelo referência ao J2EE como sendo um produto.

Mas caso alguém falasse que se poder ter um Server gratuito não estaria errado, certo?

:arrow: E o ponto todo é esse. Houve a afirmação de que tinha que se pagar para se ter um Server Java. (Acho que agora fui mais claro) :wink:

Isso eh mto decorrente de xiitas… tipo, o professor eh amante da MS ou da Sun, e distorce as informacoes…

Rafael

[quote=“Rafael Steil”]Isso eh mto decorrente de xiitas… tipo, o professor eh amante da MS ou da Sun, e distorce as informacoes…

Rafael[/quote]

Ele não é muito fã do Java e não gosta nem um pouco da MS.

Postei este tópico apenas para saber se a afirmação era correta, já que foi feita com tanta convicção pelo professor.

Mas agradeço pelas resposta.

Desculpa a todos pelo referência feita ao J2EE. :wink:

Bom, entao ele pode ser apenas desinformado :wink:

Rafael