Slackware, java, bash... E problemas

9 respostas
Sombriks

pois eh, eu troquei meu kurumin ontem pelo slackware mas estou enfrentando grandes problemas devido às seguintes mensagens:

javac not found (quando eu tento compilar pelo prompt do bash)
java not found (quando eu tento executar um .class como acima.)

Até onde eu sei, isso se resolve colocando umas coisas aí no arkivo de configuração do bash, MAS eu num sei onde eh.

Caro povo do GUJ, vcs q são meus “irmãos mais veios”, como q faz?

ps: eu eventualmente estudo java num laboratório cujo ambiente é totalmente linux (kurumin) e lá certos programas que esperavam comando do usuário num funcionavam no NetBeans, mas no bash ia. lá tava configurado, mas aki ni casa eh otra história…

9 Respostas

plentz

A princípio faltou setar uma variáveis de ambiente.

Link para ajuda-lo

Thiago_Senna

Se vc quiser configurar globalmente, edite o arquivo

/etc/profile

Para configurar para somente um usuário

~/.profile … estou com dúvidas agora… talvez seja ~/.bash_profile!

é só testar!

O Doc que passaram ai em cima é muito bom!
Abraços!
Thiago

abstract

Basta colocar no /home/nomedousuario

Criar o arquivo .bash_profile

export PATH=$PATH:/opt/jdk1.5.0_02/bin
export JAVA_HOME=/opt/jdk1.5.0_02
export CLASSPATH=.:/home/bruno/projetos/apis/cglib-full-2.0.2.jar:/home/bruno/projetos/apis/commons-collections-2.1.1.jar:
/home/bruno/projetos/apis/commons-dbcp-1.2.1.jar:/home/bruno/projetos/apis/commons-logging-1.0.4.jar:/home/bruno/projetos/apis/commons-pool-1.2.jar:
/home/bruno/projetos/apis/dom4j-1.5.1.jar:/home/bruno/projetos/apis/ehcache-1.1.jar:/home/bruno/projetos/apis/hibernate2.jar:/home/bruno/projetos/apis/jta.jar:/home/bruno/projetos/apis/log4j-1.2.9.jar:/home/bruno/projetos/apis/mysql-connector-java-3.0.16-ga-bin.jar:/home/bruno/projetos/apis/odmg-3.0.jar:/home/bruno/projetos/apis/ojdbc14_g.jar:/home/bruno/projetos/apis/postgres.jar:/home/bruno/projetos/apis/xdoclet-1.2.2.jar:/home/bruno/projetos/apis/xdoclet-hibernate-module-1.2.2.jar:
/home/bruno/projetos/apis/xdoclet-xdoclet-module-1.2.2.jar:/home/bruno/projetos/apis/xjavadoc-1.1-j5-v3.jar

No caso dos *.jars acima, é são as apis que necessito, sobre o comentário
inicial do tópico essa velha mania de usuário falar que o problema é do slackware é dose, quando na verdade é um simples problema de PATH ou
CLASSPATH que a pessoa não conseguiu setar, é totalmente off mas não sei porque as pessoas tem tanto medo do que é simples no caso o slackware.

Thiago Senna:

/etc/profile

é só testar!

Abraços!
Thiago

Sombriks

qq eh isso, eu eh q sou newbie mesmo, ehehehe… mudei pra slack pq tava cansado de dizer q usava linux mai mandar mesmo no sistema, naada!
agora eu preciso batalhar tudo, desde permissões até permitir q todos os usuários possam usar o java. E eu escolhi o slack pq ele me dá muita liberdade, imagina compilar java no kde usando net beans, ou eclipse, ehehehe, ou ainda com o vi nakele modo gráfico q sequer tem butaum de fechar… Ahh!!! sonho!!! eh legal demais! Àqueles que já passaram por isso tudo, eu peço o apoio, neh, afinal eu tô mudano pra melhor!

Sombriks

Thiago Senna:

/etc/profile

é só testar!

Abraços!
Thiago

Eh! agora ele sabe qq eh java, mas num sabe qq eh javac…
a única coisa q eu fiz deiferente do tuto q passaram lá em cima eh q eu intaleio java na minha pasta de usuário mesmo… Isso dá pau?
nota: eu agradeço muito até agora, mas se fosse possível, gostaria de saber que variáveis exatamente o bash, xterm ou qq outro vai precisar pra compilar e executar java pra mim. Agradeço mutho!

rodrigo_gomes

OLá,

faça como o colega abstract já mostrou
procure a varialvel PATH no seu profile e coloque
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin

[]´s

Sombriks

Ae povo, eu juntei tudo o q eu caçei pelo forum GUJ e o q eu encontrei no fórum Slackware-Brasil (povo legal) e acabou nisso:

1- as variáveis aqui postadas de fato estavam bem setadas.

2- Slackware desinstala coisas usando(o # eh pq eu entrei como root) #removepkg <nome do q vai embora>, isso foi necessário pra desinstalar o jre q vinha com o slack, ele tava enchendo o saco.

3- Em /etc/profile.d eu criei um java.sh com o seguinte script:

#!/bin/sh
JAVA_HOME=/opt/java
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
CLASSPATH=$JAVA_HOME/lib
MANPATH=$MANPATH:$JAVA_HOME/man

Aí o konsole passou a reconhecer java e javac ! e acredito eu q o resto tb!

4- O único pro eh q somente o konsole identifica os dois. xterm só enxerga o java. se eu digitar java <classe>.class ele roda tal classe legal. mai se eu fizer o fonte no KDevelop (que se parece muito com o JCreator, :D) e tentar compilar no terminal q vem embutido nele, esse terminal é o xterm e javac não rola, mai java da pé. Então pessoal, é uma solução bem básica, mas já dá pra viver e fazer uma classe simpleszinha na unha, ehehehe… A outra solução era instalar o netbeans, mas rodar esse boi gordo no kde é querer demais.

5- Obrigado a todos que me auxiliaram neste tópico na configuração do meu ambiente de produção. E se alguém conseguir rodar tudo direitinho no xterm, por favor, me avisem, pois isso seria minha utopia, :smiley:

Valeu ae!

Sombriks

Pois eh, povo, pro java e javac funfar, bastou criar o mesmo arquivo com nomes
diferentes, ehehehehe… um s chama java.sh e o outro javac.sh e o código para ambos é igualzim! Agora sim, o xterm pega compilação no prompt!!!
EEEEEE!!!

Sombriks

Nossa, eu era assim?

eu não sabia, mas o slackware tinha desde aquele tempo um tgz pronto do jdk.

Criado 2 de maio de 2005
Ultima resposta 31 de jul. de 2008
Respostas 9
Participantes 5