Ae povo, eu juntei tudo o q eu caçei pelo forum GUJ e o q eu encontrei no fórum Slackware-Brasil (povo legal) e acabou nisso:
1- as variáveis aqui postadas de fato estavam bem setadas.
2- Slackware desinstala coisas usando(o # eh pq eu entrei como root) #removepkg <nome do q vai embora>, isso foi necessário pra desinstalar o jre q vinha com o slack, ele tava enchendo o saco.
3- Em /etc/profile.d eu criei um java.sh com o seguinte script:
#!/bin/sh
JAVA_HOME=/opt/java
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
CLASSPATH=$JAVA_HOME/lib
MANPATH=$MANPATH:$JAVA_HOME/man
Aí o konsole passou a reconhecer java e javac ! e acredito eu q o resto tb!
4- O único pro eh q somente o konsole identifica os dois. xterm só enxerga o java. se eu digitar java <classe>.class ele roda tal classe legal. mai se eu fizer o fonte no KDevelop (que se parece muito com o JCreator, :D) e tentar compilar no terminal q vem embutido nele, esse terminal é o xterm e javac não rola, mai java da pé. Então pessoal, é uma solução bem básica, mas já dá pra viver e fazer uma classe simpleszinha na unha, ehehehe… A outra solução era instalar o netbeans, mas rodar esse boi gordo no kde é querer demais.
5- Obrigado a todos que me auxiliaram neste tópico na configuração do meu ambiente de produção. E se alguém conseguir rodar tudo direitinho no xterm, por favor, me avisem, pois isso seria minha utopia, 
Valeu ae!