Smartphone 4 polegadas para ler PDF

Prezados,

Alguém tem Smartphone com tela de 4 polegadas? Dá pra ler PDF´S numa boa, ou fica um negócio meio “forçado”?

Tô querendo um dispositivo para ler livros indo pro trabalho, no ponto de ônibus, etc…

Acho que um Smartphone, seria mais prático que um tablet, alêm de não chamar tanto a atenção. Não me imagino lendo um livro no ponto de ônibus num tablet de forma tranquila, pois o risco de roubo é muito grande.

Vlw´s :wink:

Você quer ler um romance ou um livro de Java?

São coisas diferentes - o primeiro normalmente dá para ler em formato ePub ou outro que permita o “reflow” das palavras (ou seja, os parágrafos vão sendo ajustados de acordo com o tamanho das letras e o tamanho da tela).

O livro de Java normalmente não dá para fazer isso (imagine um excerto de um programa, todo “reflowed” na sua tela).

Também livros escaneados não são bons para ler em telas pequenas. Um colega meu que está fazendo faculdade de Direito (e tem de ler artigos quilométricos em PDFs escaneados de péssima qualidade) desistiu até de usar o Kindle DX (que tem uma tela de 9,7 polegadas) porque esses PDFs ficavam muito difíceis de ler, e olhe que ele não é cegueta. Quanto mais um smartphone de 4 polegadas :frowning:

Meu objetivo era ler livros da área técnica mesmo, sendo que a maioria desses livros estão em PDF mesmo.

Vlw pela dica.

[quote=entanglement]Você quer ler um romance ou um livro de Java?

São coisas diferentes - o primeiro normalmente dá para ler em formato ePub ou outro que permita o “reflow” das palavras (ou seja, os parágrafos vão sendo ajustados de acordo com o tamanho das letras e o tamanho da tela).

O livro de Java normalmente não dá para fazer isso (imagine um excerto de um programa, todo “reflowed” na sua tela).

Também livros escaneados não são bons para ler em telas pequenas. Um colega meu que está fazendo faculdade de Direito (e tem de ler artigos quilométricos em PDFs escaneados de péssima qualidade) desistiu até de usar o Kindle DX (que tem uma tela de 9,7 polegadas) porque esses PDFs ficavam muito difíceis de ler, e olhe que ele não é cegueta. Quanto mais um smartphone de 4 polegadas :([/quote]
Tenho um galaxy Tab 2 de 7" e até da para ler tranquilo pdf baixados na rede (só tive que tirar as margens de alguns). Porém um de 4" acho que ia ficar complicado. O meu eu levo para todo o canto pois comprei uma capa de couro e ele fica parecendo uma agenda. Claro que não dou bandeira na rua até por que é ruim de ler em determinados lugares pois as telas de LCD possuem brilho o que dificulta a leitura!

Aqui em Porto Alegre já vi algumas pessoas lendo no ônibus e em paradas de ônibus (sempre lotadas, o que pode ser mais seguro) usando o Kindle, talvez seja uma solução!

Eu costumava ler no ipod touch, era tranquilo, e a tela acho que tem menos do que 4"

Mas tem um detalhe, para ios tem o Adobe Reader, que é ótimo. Já para Android eu experimentei alguns leitores de PDF e não achei um bom (pelo menos entre os gratuitos).

Parei de usar o iPod para isso depois de adquirir o Kindle, que acabou sendo bem melhor! Eu até tinha essa preocupação com a segurança também, e resolvi o problema fazendo uma capinha que disfarça o aparelho de livro velho :slight_smile:

Deve ser como aquelas capinhas que o pessoal faz para iPad usando um caderno velho - procurem no Google por “ipad cover old notebook” (infelizmente, não consigo carregar nenhum desses sites que o proxy barra tudo).

kkkkk… muito bom!

[quote=gomesrod]Eu costumava ler no ipod touch, era tranquilo, e a tela acho que tem menos do que 4"

Mas tem um detalhe, para ios tem o Adobe Reader, que é ótimo. Já para Android eu experimentei alguns leitores de PDF e não achei um bom (pelo menos entre os gratuitos).

Parei de usar o iPod para isso depois de adquirir o Kindle, que acabou sendo bem melhor! Eu até tinha essa preocupação com a segurança também, e resolvi o problema fazendo uma capinha que disfarça o aparelho de livro velho :)[/quote]

Cara talvez você possa me tirar uma duvida, dá para ler tranquilo livros distribuidos através da VitalSource pelo Kindle? Digo isso pois tenho interesse em comprar um e tenho vários livros da Bookman que usa essa plataforma e leio pelo Android!

Não conhecia essa empresa, dei uma olhada no site e eles não revelam nada sobre o formato de arquivo usado! Infelizmente não dá pra saber se o kindle aceita ou se é possível converter :frowning:

Não conhecia essa empresa, dei uma olhada no site e eles não revelam nada sobre o formato de arquivo usado! Infelizmente não dá pra saber se o kindle aceita ou se é possível converter :frowning: [/quote]
Blz, agradeço pela atenção!

Opa eu tenho um Smartphone é de 4"". Baixo arquivos e leio de boa, porem não acho confortável. Caso o a finalidade seja apenas ler, eu recomendo um Kindle ou essa marca nova que KOBO, que inclusive esta sendo bem elogiada.

Abs!

Apenas para complementar, estou lendo um arquivo em pdf no meu smartphone de 4"".
Para conseguir visualizar uma linha inteira sem precisar ficar mexendo no touch é preciso colocar o celular na horizontal e dimensionar o zoom de forma que o tamanho da fonte fique aproximadamente como 7.

[size=7]exemplo de como provavelmente você vai ler um livro na tela de 4"" [/size]

Abs!

[quote=freakazoid]Apenas para complementar, estou lendo um arquivo em pdf no meu smartphone de 4"".
Para conseguir visualizar uma linha inteira sem precisar ficar mexendo no touch é preciso colocar o celular na horizontal e dimensionar o zoom de forma que o tamanho da fonte fique aproximadamente como 7.

[size=7]exemplo de como provavelmente você vai ler um livro na tela de 4"" [/size]

Abs!

[/quote]
Com a página inteira aparecendo é zuera mesmo! hehe
Mas dá pra ler tranquilo, desde que você coloque em um tamanho razoável e depois vá “passeando” pela tela usando o touch. Isso depende de ter um bom leitor (software), a navegação dentro da página precisa ser suave.

Pra mim app Adobe Reader esta bom tamanho, se bem que nunca utilizei outros.