só as vezses da erro na conexao!

bom dia!

pessoal tenho uma jsp que so as vezes da erro… eu altero, excluo e incluo no banco resgistros mas as vezes parece que nao esta
encontrando a senha, segue o codigo:

JSP conexao

Statement st=null;
ResultSet rs=null;
Connection con=null; 
String nome_database = "fernando";
System.out.println("conectou com o banco "+nome_database);
Class.forName("org.postgresql.Driver");
con = DriverManager.getConnection("jdbc:postgresql://localhost/"+nome_database+"", "postgres", "postgres2");
st = con.createStatement(); 

exception

javax.servlet.ServletException: Something unusual has occured to cause the driver to fail. Please report this exception: Exception: java.sql.SQLException: FATAL:  password authentication failed for user "postgres"

depois eu chamo atraves do “include…” executo o statement e fecho a conexão com st.close() e con.close();

so as vezes que da esse erro…
estou usando postgres, se alguem puder me ajudar!!!

fernando becker

Como vc definiu seu usuário postgres?

bem como esta ali em cima…
quando instalei o postgres na primeira senha coloquei postgres e na segunda postgres2…

o curioso é que eu “mexo” com o banco de dados normalmente mas as vezes me da esse erro mas atualizo(F5) a pagina e volta tudo ao normal

Bom em primeiro lugar não é recomendável você ter código SQL (ou conexão SQL) em jsp.

Em segundo lugar, pesquisa para usar o pool de conexões do tomcat/jboss.

Terceiro, e muito provavel, você não está fechando as conexões com o banco.

Para verificar, você pode utilizar o comando netstat -an (mostra as conexões tcp-ip no windows/linux).

Ou no linux (como no postgresql, cada conexão tem um processo):
ps -ax | grep postmaster | wc -l

Coloque mais informações, tipo em qual S.O. que vocês está utilizando, se o banco de dados é local ou remoto, se aparece alguma mensagem de erro que indique a falha de conexão etc.

boa sorte.

fw

ta mas como “sem codigos SQl” como eu faria a insercao, alteração e exclusão no banco?

obrigado vou dar uma olhada em como usar pool…

sim estou fechando so nao sei se esta certo ate postei o codigo, mas vc nao esta se referindo a outras conexoes outras paginas etc???

e to usando :

  • DW com JSP
  • WIN XP
  • banco local (estou testando no meu TOMCat local) mas terei que fazer duas conexoes (futuramente o cliente me pediu nesses termos) uma local e outra remota, e nao nao tem nenhuma mensagem de erro…

e realmente tem um monte de conexoes aberta, olhei com aquele comando netstat…
achu que devo estar fechando as conexoes erradas…

nao tenho que dar um “.close()” em meu statment e connection???

pessoal revisei todo a minha pagina… estou fechado todas as conexoes…

diminuiu bastante mas as vezes acontece da um erro ainda!!!

se alguem puder me ajudar por favor?