Venho aqui para escrever sobre um fato que aconteceu na minha sala da faculdade há algum tempo atrás.
Estávamos conversando sobre a linguagem Java, quando no meio da conversa um colega solta a frase:
“Java é uma linguagem didática”
Como é que uma linguagem que é a linguagem mais usada pelos programadores pode ser considerada didática?!?!
Isso são coisas que a gente só vê na faculdade.
Só digo que hoje eu e meus amigos rimos muito quando lembramos desse fato.
abraaaaaço
EDIT - (Moderador) Até perceber que ele queria dizer “a gente”, não “agente”, fiquei imaginando o Agente 86 rindo de alguma coisa (justamente ele que é tão impassível). Ajeitei um pouco a ortografia para não dar margem a confusões.
Coisas do ensino brasileiro!
Isso é típico de quem não tem capacidade de aprender coisas novas. Fica logo arrumando desculpas esfarrapadas para não estudar.
Mas isso tem um lado bom! É menos um para concorrer!
[quote=alanmateus]Bom dia GUJ.
Venho aqui para escrever sobre um fato que acontecer na minha sala da Faculdade a algum tempo atras.
Estavamos conversando sobre a linguagem Java, quando no meio da conversa um colega solta a frase:
“Java é uma linguagem Didática”
Como é que uma linguagem é a linguagem mais usado pelos programadores pode ser considerada didatica?!?!
Isso sao coisas que agente so vê na Faculdade.
So digo que hoje, eu e meus amigos, rimos muito quando lembramos desse fato.
[/quote]
E por isso que o Brasil está como está.
Vc sabe o que quer dizer “didático” ?
Java é sim uma linguagem didática pois usando-a é muito mais facil ensinar e aprender OO e programação.
Conhecer Java e conhecer OO é quase a mesma coisa pois Java é baseado muito fortemente nos conceitos OO. Ela pode ser usada para ensinar/aprender a programar OO de uma forma muito mais simples que usando C++ ou C#. Essas outras linguagens permitem fugir de OO e isso danifica o aprendizado, ou seja, elas não são didáticas. além disso Java conta com um compilador que captura erros comums ( por exemplo if ( x= 3) ) e tem mensagens claras e simples. Isso também é importante na hora de aprender/ensinar.
depende oq querem dizer em ser algo “didatico” Pascal qdo foi criado foi criado sendo uma linguagem didatica… para aprender a programar ou seja pascal é didatico e depois resolveram colocar o pascal para virar uma linguagem de mercado com o object pascal e vender a IDE dele mais famosa o Delphi… agora java não foi originado com principios didaticos… e diferente que pascal, portugol, simulador de assembly entre outras que foram projetadas para serem didaticas…
sergiotaborda eu concordo com o que você falou, mas o problema é que este nosso colega (eu também estudo com o Alan Mateus) que deferiu esta frase quis dizer que java é unicamente didática e não serve para o mercado, é só para uso em faculdades e universidades.
Essa foi a intenção deste cara entendido em programação.
Alan é melhor você formular corretamente o que ele disse se não fica aberto para outras interpretações.
Para vocês terem uma idéia, imaginem a seguinte cena, eu falei para o cara: “Fulano aprenda JAVA o mercado ta precisando de gente competente.”
Ai ele na hora, sem pensar e sem raciocinar ele veio com essa: “Cara java é legal, mas infelizmente é uma linguagem muito didática só as faculdades e univerdades que usam.”
E depois veio outra tão ruim quanto: Certo dia eu vi ele com um livro de SQL Server e então falei, cara não perca seu tempo com este banco por que você só vai ficar obrigando o cliente a usar e ficar preso na plataforma Microsoft, aprenda Postgres ou Mysql que tem mais futuro. Sabe qual foi a saída: “Rapaz as empresas não confiam nestes produtos open source. Este produtos que não tem nenhuma empresa grande por trás são sem futuro.” A primeira coisa que eu fiz foi respirar fundo para não dar uma resposta arrasadora na cara dele, e depois fui embora.
Este cara vai ser um “profissional” de mão cheia. Em alguma outra área, mas na informática ele vai é morrer de fome se depender dos “conhecimentos” dele.
cum carvalho!!! isto é pior q o brainfuck… pegou pesado hein!?
eu não acho o java didiático por q tem muitos empecilhos para quem esta aprendendo, por exemplo, só para alguem q esta aprendendo a programar entender que as variáveis tem q ter tipo é uma grande barreira, e entender o por que também, depois o “;”, os “{” “}”, da para aprender algoritmo e oo com outras linguagens mais fáceis e mais liberais, onde o importante é aprender o conceito e são flexíveis as “regras chatas”, como python, ruby, cajuscript (:P), etc…
[quote=eltonplima]Para vocês terem uma idéia, imaginem a seguinte cena, eu falei para o cara: “Fulano aprenda JAVA o mercado ta precisando de gente competente.”
Ai ele na hora, sem pensar e sem raciocinar ele veio com essa: “Cara java é legal, mas infelizmente é uma linguagem muito didática só as faculdades e univerdades que usam.”
E depois veio outra tão ruim quanto: Certo dia eu vi ele com um livro de SQL Server e então falei, cara não perca seu tempo com este banco por que você só vai ficar obrigando o cliente a usar e ficar preso na plataforma Microsoft, aprenda Postgres ou Mysql que tem mais futuro. Sabe qual foi a saída: “Rapaz as empresas não confiam nestes produtos open source. Este produtos que não tem nenhuma empresa grande por trás são sem futuro.” A primeira coisa que eu fiz foi respirar fundo para não dar uma resposta arrasadora na cara dele, e depois fui embora.
Este cara vai ser um “profissional” de mão cheia. Em alguma outra área, mas na informática ele vai é morrer de fome se depender dos “conhecimentos” dele.[/quote]
uhahua tenho um colega assim tb! por um lado ter gente assim é bom auuah menos um para ficar concorrendo la hhua! e por outro, afeta o crescimento nos setores tecnologicos.
o meu colega que é uma copia fiel a esse seu… nada open source ele apoia… sobre o linux ele disse que infelizmente nao dar para trabalhar ja que eh uma plataforma muito dificil… e que as empresas nao querem perder tempo… com windows 3 cliques tudo ok.
Outra… ele odeia “software que rodam no browser” (como ele chama) ele disse que é mais complicado para o usuario. Assim ele é um “programador” delphi.
[quote=LPJava]
uhahua tenho um colega assim tb! por um lado ter gente assim é bom auuah menos um para ficar concorrendo la hhua! e por outro, afeta o crescimento nos setores tecnologicos.
o meu colega que é uma copia fiel a esse seu… nada open source ele apoia… sobre o linux ele disse que infelizmente nao dar para trabalhar ja que eh uma plataforma muito dificil… e que as empresas nao querem perder tempo… com windows 3 cliques tudo ok.
Outra… ele odeia “software que rodam no browser” (como ele chama) ele disse que é mais complicado para o usuario. Assim ele é um “programador” delphi.
rs! abraços![/quote]
sempre os delpheiros os “profiçionaiz” eu estudo com alguns e conheci uns par que acham que java é linguagem de programação e esquecem que é uma plataforma
o pior de tudo são os que criticam linux sem usar, putz estes caras não tem nada na cabeça, viva o open source \o/
se windows fosse bom não teria tantas reclamações…do que adianta esconder os formatos dos usuários se voce cria um bat e fode o sistema dele
Linux eh maravilhoso para desenvolver, java é a melhor plataforma do mercado
agora em termos de linguagem eu prefiro mais linguagem C e C++ do que Delphi
e muito bom o white space xD
hahahahahahahahahahahahaha