Galera,
Estive olhando algumas exigências em termos de conhecimentos de desenvolvedores java. Algumas empresas estão exigindo que o desenvolvedor tenha experiência com outro SO, algumas delas deixam bem explicito que o candidato (para um vaga no caso) deverá conhecer bem a plataforma linux.
Gostaria de esclarecer algumas dúvidas com quem já trabalha com java. Não quero fazer comparações entre Linux x Windows x Mac x FreeBSD. Conheço as vantagens e desvantagens de cada um deles (pelo menos as mais conhecidas).
Minhas dúvidas são: (sempre levando em consideração trabalhos com java)
1 - Qual seria a porcentagem de empresas que trabalham com linux como SO cliente?
2 - O desenvolvedor também tralha na configuração de servidores nas empresas?
3 - O java para web é roda em maior parte em qual SO?
4 - Quando uma equipe desenvolve um software, outra tem que instalar, geralmente levam um desenvolvedor para fazer o projeto de implantação? e esse desenvolvedor geralmente é um que tem mais conhecimentos em infraestrutura? (juntamente com a própria equipe de infra)
Galera, sei que algumas dessas perguntas podem ser respondidas através de pesquisas que temos em algumas sites, revista etc.
Gostaria da opinião de vocês levando em consideração que são profissionais que estão dentro das empresas de desenvolvimento, e são colegas de fórum.