Soa, sca, sdo, rdb das

17 respostas
danieldestro

Depois do hype dos EJBs, parece que a bola da vez é o hype do SOA, com todas as suas parafernálias e penduricalhos que esta onda traz consigo.

Eu estava lendo um artigo falando de uma ferramenta RDB DAS (Relational Database Data Access Service), que, pelo que entendi, é parte da SDO (Service Data Objcet), apoiada pelas empresas que desenvolvem um framework SCA (Service Component Architecture) para SOA (Service Oriented Object).

Uma implementação disso é o projeto incubado pela Apache chamado Tuscany (http://incubator.apache.org/tuscany/).

Pelo que vi, ele se trata de, nada mais, nada menos, que um Hibernate da vida. Até com uma semântica de uso mais chata, IMHO.

E no que entendi, a diferença está em relacionar todas essas coisas (SCA, SDO, Web Services, etc).

Alguém está por dentro destas tecnologias e quer dar um testemunho, opiniar, comentar, desabafar???

ps: eu abri outro tópico (http://www.guj.com.br/posts/list/37369.java), mas não teve audiência.

Grato

17 Respostas

akumaldo

poderia alguém benevolente explicar melhor??
eu to boiando…dããããã :shock:

A

Nunca usei tais ferramentas RDB DAS. Aliás, pra mim é novidade o Tuscany.

Mas acredito que SOA realmente veio pra ficar. Inclusive, no projeto que estou desenvolvendo junto com um colega, vamos experimentar todo esse poder.

Achei interessante a coluna do Glaucio Reis na nova MundoJava, falando dos problemas com a adoção do SOA. Mesmo apresentando vários problemas, ainda continuo achando que o futuro será a componentização de software e o conceito de serviços.

Flw, []s.

Rubem_Azenha

SOA não é simplesmente um jeito de organizar teu código em serviços para maximizar o reaproveitamento e poder utilizar serviços de terceiros?

Por que esse auê todo?

cv1

Pq SOA eh um jeito otimo que a industria arrumou pra distrair um monte de gente com bastante dinheiro no bolso. :wink:

Rubem_Azenha

Certo, então é só mais uma siglazinha bonita para vender produtos com conceitos que parecem ser inovadores mas na verdade já existem faz tempo?

A

Existem faz tempo? Sim, antigamente SOAP, agora SOA. A explosão ocorre porque há novas perspectivas para este conceito, com mais chances de sucesso e com novas tecnologias a favor.

SOA não é aplicado apenas na hora do código, como pensaram, e sim, em todo o processo de modelagem. Recomendo uma ampla leitura sobre o assunto ao invés de tirar deduções arriscadas. :wink:

cv1

E, nessa ampla leitura sobre o assunto, eu vou encontrar n+1 definicoes diferentes sobre o significado de SOA. Se eu lembro bem, 3 delas vindas so da IBM, o que pra mim so pode significar que o treco todo eh uma solucao procurando o problema.

pcalcado

O que você pode esperar de SOA:

• Aplicações sendo formadas por orquestradores, que provavelmente não vão funcionar como deveriam, nos próximos anos
  • Muito RPC de granularidade grossa
  • MUITO XML
  • Mais briga entre vendors

Se você não trabalha num lugar/para um cliente que possua centenas de sistemas nas mais bizarras plataformas em produção, não se preocupe com isso em termos do seu dia-a-dia. leia sim sobre SOA, no mínimo você se dá bem numa entrevista de emprego.

danieldestro

Como sempre, o foco do post foi pra outro lado. Mas beleza…

E bem lembrado, shoes. Aqui o arquiteto da empresa quer por que quer colocar tudo em SOA, com XML (suportado por XMLBeans), pediu pra ver esse SDO e o c@r@lho a quatro.

E vamos, mais uma vez, complicar tudo de novo.

A

Legal estes dois últimos comentários. Eu fiquei curioso pra saber de vocês, o que vêem como vantajoso e o que vêem como desvantajoso em aplicar SOA e as outras tecnologias citadas no post inicial pelo danieldestro.

Flw, []s.

danieldestro

Desde que você tenha um ambiente bastante heterogêneo, com diversas aplicações em diversos pontos e em diversas tecnologias, SOA faz sentido.

É uma maneira de convergir para serviço. Em vez de refazer blocos de software que estão prontos em outras tencologias, você aproveita o uso do que está feito e pode se valer de um ESB para integrar e disponibilizar tudo.

Ainda usar uma ferramente de BPEL para orquestrar processos compostos de serviços distribuídos.

Mas se você só usa Java, nem pense em SOA. Talvez Web Services apenas sejam mais que suficientes.

Kenobi

danieldestro:
Desde que você tenha um ambiente bastante heterogêneo, com diversas aplicações em diversos pontos e em diversas tecnologias, SOA faz sentido.

É uma maneira de convergir para serviço. Em vez de refazer blocos de software que estão prontos em outras tencologias, você aproveita o uso do que está feito e pode se valer de um ESB para integrar e disponibilizar tudo.

Ainda usar uma ferramente de BPEL para orquestrar processos compostos de serviços distribuídos.

Mas se você só usa Java, nem pense em SOA. Talvez Web Services apenas sejam mais que suficientes.

Talvez interesse as pessoas iniciantes, que ainda não entendem o que é SOA - http://scaphe.wordpress.com/2006/08/19/soa/

PS: O artigo é meu :slight_smile:

E

SOA deverá aquecer o mercado e no momento é a bola da vez. Ele oferece muitos benefícios para a empresa.
Transformação de dados, enriquecimento dos mesmos, maior produtividade em projetos futuros, reúso, organização entre outros benefícios.
Criando-se Wsdl ou Ejb de funcionalidades do legado (SAP, People Soft, e Sistemas), fazemos estes proverem serviços. Isso de cara nos dá o reúso para novos produtos que serão desenvolvido para atender as áreas no futuro proximo, desta forma minimizando o BC destas demandas futuras.

Se tiverem que estudar, procure estudar:
ESB - Enterprise Service Bus (Oracle / IBM)
BPEL - Business Process Execution Linguage (Oracle / IBM)
EBM - Enterprise Business Messeges (Oracle / IBM)

se cadastrem no Oracle e baixem sua suite - soa.
Para estudar é de graça…

Att.
Everton Rubens Martins.
[email removido]

Tchello

No mínimo buzzwords na boca de MUITA gente.
Há um efeito muito bizarro, as vezes as pessoas se ligam a uma determinada tecnologia e esquecem que ela não se encaixa em TODA E QUALQUER situação, achando que é a panacéia pra todos os males. Dai quando não funciona como o esperado outros, com o mesmo pensamento, assumem que na verdade ela não serve pra nada.
Pra toda e qualquer tecnologia há aquelas situações que uma atende e outra não, umas mais outras menos, mas nunca sempre e somente uma.

Tchello

kctada, só agora vi que isso foi uma ressurreição de thread… paguei de besta.

Kenobi

Não vou ficar respondendo, pois a Thread é antiga. Mas se alguém tiver dúvidas sobre SCA, ou SDO entre outros, mande mail, fiz a apresentação sobre SCA no último justjava.

moacirjava

Meu projeto de conclusão de curso foi sobre SOA.

Criado 21 de julho de 2006
Ultima resposta 4 de mar. de 2009
Respostas 17
Participantes 10