Sober mercado de trabalho

8 respostas
wladyband

down

Boa tarde para todos, os frameworks mais popular que temos no mercado é Struts e Spring. agora imagina o numero de

empresas no passado que quando foram adotar a linguagem java, obviamente foi implantando

Struts e Spring, pois é, existem muitas empresas que trabalham com esses dois FrameWorks.

Fui chamado para duas entrevistas, e sabia que a empresas estava precisando de

profissionais que saiba trabalhar com Struts e Spring, entretanto minha especialidade é em

JSF. Todos nós sabemos que entrevista é prova, e ao fazer a prova tive que implantar um

aplicativo muito simples que usasse Struts e Spring , nos momentos de pura aflição fiquei me

perguntando o que era que eu estava fazendo ali. Respondi a prova escrita e não conseguir

fazer um simples aplicativo.

tudo bem! Eu fui simplesmente arriscar, quem sabe né! Porém não somente acontece com essas

empresas, as propostas e vagas de trabalho sempre pedi Struts e Spring. E agora? O que é que

vou fazer ? estudar Struts e Spring? Vou ser bem sincero, eu não quero estudar esses outros

FrameWorks, quero realmente conseguir um emprego como programador Java com JSF. O argumento

das empresas é que eles querem seguir o modelo MVC. eu sei programar em JSF com o modelo MVC.

Será que as empresas não adotam o FrameWork JSF porque ela tem falhas?

olha só, eu nem sei se ela tem falhas, somente sei que estar muito Zuado para conseguir um

emprego como programador Java para JSF no nordeste do Brasil.

alguém tem uma sugestão para mim dar?

8 Respostas

A

Trabalho com análise mas julgo que programo bem ( só não gosto de codificar em fábrica ) e eu sempre detestei empresas que sentam o cara no PC e pede para o cara construir em determinada tecnologia. Lembro de uma entrevista a uns anos atraz que me pediram um crud com classe de conexão, como ferramenta de desenvolvimento o notepad ( eu não acho que tenho que decorar método ).

Respondendo sua pergunta, acho que o geito é aprender sim outras tecnologias, não sei Spring, mas struts não é muito diferente de jsf ( conseito )

Hoje se me pedissem para codificar uma solução em um fremework que desconheço, criaria um modelo de domínio com a observação: “as sintaxes eu acho no google”

Ps: se eu consigo a vaga é outra história.

drsmachado

Toda iniciativa que te faz pensar em termos de tecnologia e não de lógica é errada.
Ninguém nasce sabendo.
Por outro lado, aprender o framework A ou B não é tempo perdido, no mínimo, você terá um leque maior de opções para trabalhar.

javaflex

Quando for assim, procura saber antes exatamente os requisitos da vaga. Se não for possível, fale que realmente não sabe framework x e não poderá fazer aquela parte da prova. E que você pode aprender, caso isso for aceito durante o trabalho ou para poder voltar mais acertado em vaga posterior, quando estiver preparado para as exigências. Procure estudar sim o que for mais usado nas melhores oportunidades de emprego da sua região, se JSF é pouco usado nas oportunidades desejadas na sua região então deixe ele de lado

douglaskd

quanto vale sua felicidade ? se você aprender esse framework, e trabalhar com ele vai ser feliz ? se sim, vá em frente, caso contrario tente JSF, se não der certo tente outra área além de programação.

fredericomaia10

drsmachado:
Toda iniciativa que te faz pensar em termos de tecnologia e não de lógica é errada.
Ninguém nasce sabendo.
Por outro lado, aprender o framework A ou B não é tempo perdido, no mínimo, você terá um leque maior de opções para trabalhar.

Concordo. Além do que partir da premissa “só trabalho se for com JSF” vai te limitar muito. Trabalhei com tantos frameworks diferentes e sem frameworks tbm nos últimos dias que JSF mesmo deve ter uns 2 anos que não uso em projetos profissionais.

M

Como em Java se consegue matar dragões das mais diversas formas isso acaba acontecendo .

wagnerfrancisco

“Eu quero ser um desenvolvedor Java JSF”… acho que antes disto você deveria ser um desenvolvedor. Sai dessa, aprenda outros frameworks, outras linguagens. Você nem conhece o restante e já não quer aprender, tem cabimento?

Faz parte da vida de um desenvolvedor conhecer e se adaptar a novas linguagens, novos frameworks. Vai se acostumando. :smiley:

javaflex

A pessoa que no momento só sabe JSF acaba ficando limitado demais mesmo no desenvolvimento web, pois difere demais da maioria das soluções, por JSF ser um mundo a parte. Tem que pelo menos aprender algum framework action based para a mente abrir e depois conseguir facilmente assimilar a maioria dos frameworks web, independente de plataforma, linguagem, etc.

Criado 9 de setembro de 2013
Ultima resposta 10 de set. de 2013
Respostas 8
Participantes 8