Sobre a carreira como Programador especializado em JAVA

Saudações amigo. Espero que esteja bem.

Sou muito fã de programação, especialmente de JAVA (para as diversas plataformas).
Quero ficar bom nisso e talvez trabalhar como programador que tanha como principal linguagem para trabalho o Java. Porem tenho agumas dúvidas:
Em uma empresa de Softwares, se eu tiver que programar um sistema do zero, terei que usar o JavaFX programando apenas em um compilador\editor de textos ??
Tem como rodar os codigos do JavaFX usado o terminal/CMD assim como faço com minhas aplicações mais simples em Java ??
Sei que é bom ter conhecimento em algumas linguagens mas acho que me familiarizei muito bem com o Java. Há alguma profissão/cargo especialmente voltado para Java ?

Obrigado por ler este meu post.
Aproveito para desejar um feliz ano novo. Boas festas.

Atenciosamente,
Jesse S.

Isso depende de cada projeto. Em relação a desktop Java é muito raro as empresas usarem JavaFX, Swing sim.

No geral o maior mercado hoje é web e mobile, nao desktop. Pra ser mais prático, veja o que pedem nas oportunidades de emprego da região que vai trabalhar. A maior possibilidade é de trabalhar em um sistema existente, nao em um do zero, principalmente se for legado desktop.

1 curtida

Olá amigo.

Esse:

já ouvi muitas vezes. Ainda não sei bem como irei atuar. Gosto muito de backend porem quero ter bastante conhecimento com frontend também. Quando penso em ser programador goto de imagirnar que irei programar uma sistema, uma rede, coisa do tipo.

• Acha que para backend, Java é a linguagem “do momento” no atual mercado?
  • E, sobre reciclagem de codigo: É facil pegar um código de um projeto seu, realizado no mes passado pela sua equipe, e usar no projeto atual, mudando apenas umas variaveis e conceitos. Isso realmente rola ? No Backend e no Frontend ?

=====
PS:
Levantei esse tópico no forum pois não sei realmente se eu sirvo para ser um programador profissional. As vezes eu acho que simplesmente faço isso porque gosto.
Sou muito fã de matematica, fisica e quimica. Porem não sou tão bom assim. Estudo esses assunts porque gosto.
Em resumo eu gosto de estudar.
Se eu fizer bacharel em matematica, por exemplo, provavelmente terei que dar aula sobre 30%~40% dos assuntos estudados no curso. Se contar que os 70%~60% dos assuntos do curso são muito dificeis, muito alem das questoes que se vê na Fuvest, Unicamp, ou slá.
Se eu for ser um programador terei que fazer isso com ritmo de produção estipulad pela empresa.
Isso é complicado pacas, O periodo de transição entre adolescencia e fase adulta, e ser um adulto, é uma merda.

Depende da equipe, pra mim ASP.NET Core é a tecnologia do momento pra back-end. Mas dependendo da equipe/projeto pode ser PHP, Nodejs, Java, Ruby on Rails etc. Java tem o maior mercado para legados.

Nao. Cada projeto é diferente do outro.

Na dúvida, faz um curso de programação antes de investir em faculdade. Se nao fez curso de lógica de programação e algoritmos, faz antes de escolher curso sobre linguagem X. Muitas vezes isso é determinante pra saber se vai querer seguir ou nao na profissão de programador.

Nao existe carreira de Java, é só uma das tecnologias disponíveis. O que importa pra empresa sao os resultados que o desenvolvedor vai entregar. Se ontem era Delphi, hoje é Java e .NET, foram os meios escolhidos no momento pra entregar alguma solução.

1 curtida

Valeu irmão

A area da programação é meu extensa. Acho que sim, devo fazer algo relacionado a isso. Fala sério, não sou muito bom em mat., fis., quim…

Vou tentar encontar o meu caminho, meu curso, e seguir nessa.

Boas festas e feliz ano novo.

1 curtida