Sobre a carreira de ti

Olá, primeiramente vou me apresentar.
Moro no interior de Goiás , aonde empresas de ti na região nem existe praticamente, como não tenho contato com ninguém da área vim pedir ajuda de vocês.
Então vamos lá, esse ano concluí meu ensino médio, com isso vem a pressão principalmente dos familiares “o que você vai fazer de faculdade”?
Sempre gostei de TI principalmente na área de desenvolvimento de software, como moro no interior sempre quando falo TI acha que estou falando de técnico da informática.
Ultimamente estava pensando em cursar algum curso na área de tecnologia como especialmente Ciência da computação, porém nesse último mês próximo a sair a nota de Enem.
Vi muitos comentários em alguns artigos, tópicos de fórum entre outros dizendo que o mercado está saturado, escravo do seu patrão, salários baixos, faz tudo, não vale a pena, muito estudo para pouca remuneração, falta de valorização e entre outros.
Com isso a pressão do familiares sempre é “você vai ganhar dinheiro com isso”? Meus pais tem mente fechada sobre o mundo de ti, então me desmotivaram muito etc.
Isso acabo me desmotivando totalmente da área de TI.
Vim por meio deste Fórum pedir opiniões a pessoas que já estão na profissão há algum tempo, se realmente vale a pena.
E me dá uma direção do que preciso fazer, realmente estou perdido. Alguns artigos foi literalmente um balde de gelo para mim.
Caso vale a pena, como consigo uma boa oportunidade de estágio mesmo tendo pouco conhecimento na área e morando em uma região não tem área de ti e onde tem fica milhares de km longe(cidades grandes).
Pois caso conseguir ótimo estágio e começar a faculdade junto seria já passo motivacional para mim.
Pois conseguindo estágio posso iniciar faculdade após estabilizar no lugar etc algo do tipo.

Obs : desculpe por qualquer coisa em relação a estrutura do tópico, pois fiz pelo celular :slight_smile: .

Desde já agradeço.

Seja Bem vindo Djalma ao fórum,

Antes de tudo é interessante que você tenha a oportunidade de conhecer suas aptidões, por isso te indico um livro que é: ‘Descubra seus pontos fortes’, uma coisa muito interessante do livro é que ele traz uma senha pra acesso a um sistema na web que possibilita você fazer um teste e descobrir suas cinco áreas dominantes ou seja é uma ótima oportunidade pra saber direcionar qual profissão tem as características que valoriza seus pontos fortes.

Com relação a sua pergunta, na realidade nem você sabe ao certo se T.I é a área que vai lhe satisfazer como profissional. O papel da família nesse caso seria de ajudar ao máximo fazer com que você se descobrisse em uma área, porém pressões do tipo 'Isso não dá dinheiro… etc…" não ajuda muito e confunde mais ainda.

Para trabalhar como programador, tenha mente aberta que pode ser necessário você sair da sua região e ir pra um grande centro.Aprender uma nova língua e mudar sua vida. Até é possível você trabalhar remotamente da sua casa, porém pra ter esse tipo de maturidade é necessário já ter uma boa vivencia em empresas, tenho um colega que trabalha de casa e ganha mais de R$ 8000, não estou lhe dizendo que de cara vai ganhar um bom salário, na realidade vai ganhar bem menos e se tiver boas experiências tudo vai melhorando.

Tenha em mente que a área de T.I tem oportunidades incríveis, requer muito estudo e dedicação. O legal da área é que dá pra você aprender programação sem precisar entrar na faculdade, dai você tem como saber se realmente gosta da área. Alias, quando eu fui entrar na área não tive essa preocupação de quanto eu iria ganhar, apenas estava me realizando fazendo o que amava, na minha opinião remuneração é consequência de um bom trabalho.

1 curtida

Bom dia Djalma.

Feliz ano novo. :fireworks:

Também sou novo no fórum, aqui vai meu breve relato.

Hoje moro em Curitiba-PR, e vim para cá em 2012, quando vim cursar Psicologia (nesse ponto tive discussões parecidas com meus familiares, com coisas do tipo, “você acha que Psicologia vai dar dinheiro?”, “tem certeza que vai morar tão longe?” e por aí vai, mas tenho ciência que eu fui o primeiro a ingressar no ensino superior na minha família e com isso viria uma grande aposta, pois o pessoal iria ajudar a me manter numa cidade longe pra caramba sem certeza do retorno), várias coisas aconteceram desde então e vim ficar mais próximo de T.I. realmente em 2014, onde decidi aprender a programar por conta própria, não foi pra frente, mas vi suficiente e que gostaria de seguir com desenvolvimento.

Comecei fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2019, e consegui um estágio mais voltado para infraestrutura na metade do ano, entendo que estou nesse estágio pois a região que estou me permite, por se tratar de um centro maior.

Assim como o @andrebmarinho, disse

assim como saí do norte de Minas Gerais e vim parar em Curitiba, o que aconselho é isso mesmo, verificar a possibilidade de se mudar, num primeiro momento, mais por causa da faculdade e então já procurar um estágio.

Espero que tenha ajudado de alguma forma.

Abraço!

2 curtidas

Cara, isso vai existir sempre. Ainda mais em tempos de polarização política, como é o caso.

Acredite: engenharias, áreas da saúde, direito, administração, setor bancário, telecom e etc passam pelo mesmo mal.

Você escreve que

E ainda se pergunta se vale a pena? O que é valer a pena? Salário? Satisfação pessoal?

Se a tua cidade/região não oferece oportunidades para você, busque uma cidade em que haja mais possibilidades. Mudar é preciso.

Reveja teus conceitos, um estágio só será possível se estiver cursando faculdade, fera.

1 curtida

Passei por algo bem parecido, sou de uma cidade pequena do interior da Bahia e sempre fui apaixonado por tecnologia era o menino que formatava computador e tals desde muito jovem.
Olha no começo não tinha muita noção por onde começar então me mudei de cidades, estou em SP, na verdade não tinha muita noção de nada por isso comecei em um curso técnico na área de TI só para saber como seria, acabei gostando de programação, aqui em Sp é uma área que Compesa muito, mas tenha em mente que também exige muito oque vale mais apena na vida não é fica de olho só na remuneração, escolha algo a qual você se sinta no minimo confortável de fazer/aprender a remuneração vem com a sua dedicação e esforço.

1 curtida

Com 1 ano e meio de experiência mais ou menos, da para ganhar na faixa dos R$ 8.000,00 9.000,00 como PJ (Em São Paulo), então da pra ganhar dinheiro sim. Desenvolvimento de Software é um trabalho que se você for esforçado, você consegue ter uma ótima remuneração mesmo com pouco tempo de experiência.
Antigamente a profissão poderia pagar mal sim, mas hoje em dia a realidade não é mais assim.

Se vale a pena em relação a que?
Se você gosta de fazer códigos e quer ter um bom salário, vale a pena sim. Há muitas vagas com horários flexíveis e que pagam bem. Um fator determinante para receber uma boa remuneração, é o quão bem você consegue se vender na entrevista.

Você já praticou alguma coisa? Já experimentou o back-end ou front-end? Pra quem ta começando, é mais fácil conseguir o primeiro emprego como front-end, já que na hora da entrevista você pode mostrar a tela que desenvolveu, seja através de print, vídeo ou acessando a url.
Há alguns processos seletivos que não aplicam testes, apenas conversas, então se mostrar algo que você mesmo desenvolveu, com certeza aumentará a chance de passar.

Da uma olhada no que as vagas de estágio e JR estão pedindo, e ai estude o conteúdo. Sim, é possível começar como JR.

Pra começar um estágio, a faculdade é um pre-requisito, então primeiro vem a faculdade e depois o estágio.

Tem uma rede social chamada Linkedin, o foco dela é o mercado de trabalho. Muitos Desenvolvedor são recrutados por lá. Então se você se cadastrar lá e deixar seu perfil bem feito, aparecerão vários recrutadores te mandando mensagens sobre processos seletivos.

Como eu disse antes, eu não sei se você ja começou a estudar desenvolvimento, se não, o primeiro passo é estudar lógica de programação: https://www.softblue.com.br/site/curso/id/6/CURSO+DE+LOGICA+DE+PROGRAMACAO+BASICO+ON+LINE+LO06+GRATIS

1 curtida

Obrigado a todos de coração, realmente tive outra visão.
Vou seguir minha paixão, o resultado final vai ser a dedicação e esforço.
Desculpe pela demora na resposta, por algum motivo não conseguia fazer o login rsrs.
Devemos nos encontrar de vez em quando aqui no forúm.

Desde já agradeço :smile: , realmente me ajudaram muito.