Bom eu estou me formando em engenharia de producao e gostaria de saber se o java eh a melhor linguagem para o meu curso,
pretendo criar programas que utilizem calculos complexos para geracao de graficos, volumes e toda essa locura da disciplina calculo, fisica e estatistica.
Minha pergunta eh a seguinte:
A linguagem de programacao java eh a mais adequada para meus objetivos? Se nao qual seria e porque e o java em si eh bom pra que?
Muito obrigado, essas respostas me ajudariam muito pois devo escolher em qual linguagem devo investir.
Olá amigo, também sou engenheiro e atuo em produção, o java é bom para gerar programas multiplataforma ou seja roda em Windows, linux e etc…
Agora, se é melhor para algoritimos de calculo e outros, de certa forma depende do gosto do freguês, eu em minha formação utilizei C, porem ela é meio “preto e branco”, o melhor eh saber programar nas famosas HP48… da vida, java requer bastante suor, porém quem domina tem em maos uma ferramenta poderosa…
Fica a seu critério, Blz…
[quote=soh]Bom eu estou me formando em engenharia de produção e gostaria de saber se o java é a melhor linguagem para o meu curso,
pretendo criar programas que utilizem cálculos complexos para geração de gráficos, volumes e toda essa loucura da disciplina calculo, física e estatística.
Minha pergunta eh a seguinte:
A linguagem de programacao java eh a mais adequada para meus objetivos? Se nao qual seria e porque e o java em si eh bom pra que?
Muito obrigado, essas respostas me ajudariam muito pois devo escolher em qual linguagem devo investir.[/quote]
Aprenda a usar MathLab e/ou Mathematica (e aprenda a mexer no Excel também, que você vai se cansar de usar o Excel em sua vida profissional). Java não é muito adequado para isso; como você sabe, um engenheiro deve conhecer as ferramentas que são mais adequadas.
É bom aprender Java sim, mas não para fazer as coisas que você quer.
Eu acredito que você irá conseguir bons resultados na parte gráfica de sua aplicacão, bem como ela ser multi-plataforma (a não ser que você use alguma linguagem nativa junto com java). Mas talvez, pode deixar a desejar na performance, pois irá depender da máquina virtual que você utilizará (acredito que a da IBM seja a mais performática atualmente, porém a da SUN está evoluindo bastante, a versão 6 do java, foi muito focada na máquina virtual e em performance =D ), e também de como você vai programar. Recomendo que faca alguns testes, utilize java, porém se você achar que está deixando a desejar na performance, você pode experimentar utilizar uma linguagem nativa para fazer os cálculos ou gráficos, sei lá, integrando ela com java. Ou então utilize apenas uma linugagem nativa.