Sobre a segurança das eleições eletrônicas brasileiras

18 respostas
T

Neste periódico publicado pela RSA Labs há um estudo da segurança das eleições eletrônicas brasileiras e a alternativa que foi posta em teste nas eleições de 2002 (urnas que emitiam recibos).

http://www.rsasecurity.com/rsalabs/cryptobytes/CryptoBytes_Fall2004.pdf

18 Respostas

danieldestro

O Brasil nunca foi, não é e nunca será levado a sério. Infelizmente. Não temos credibildiade lá fora.

marcelomartins

É que quando tu faz um sistema de votação que transporta os dados por disquete e quando da problema no disquete é necessário digitar todos os votos novamente para fazer uma nova copia, fica complicado levar a sério.

E o pior é que temos um dos melhores (se não o melhor) sistema de votação do mundo.

danieldestro

Certamente existem falhas. Mas vamos comparar com:

• EUA - sistema de votação totalmente sujeito a falhas e manipulação (cédula com furos) - vide eleições de 2000.
  • Além de outros.

Mas eu falei da seriedade pelo fato dele mencionar no texto que somos um país que sempre teve corrupção e manipulação de resultados eleitorais.

boaglio

Os EUA usam um sistema terrível de votação, pois é tudo manual e cada estado tem um jeito diferente…

O artigo da RSA até que apoia a iniciativa, mas critica a segurança
e o aumento de risco de fraude na eleição.

Eu lembro que na última eleição para a prefeitura tinha gente
da China acompanhando o esquema aqui em SP.

T

Bom, o artigo foi escrito por um brasileiro (como eu e você), e é muito bem fundamentado, por isso é que é sempre bom dar uma olhada.

Há muitos pontos no processo eleitoral brasileiro que são secretos - mais que o desejável - e tradicionalmente um sistema que lida com criptografia, como é o caso do nosso processo eleitoral, deve ser auditável e seu código-fonte deve ser disponível para exame - apenas as partes que devem ser secretas, como as chaves privadas, devem ser mantidas secretas.

O problema, eu acho, é que estamos trocando a auditabilidade pela comodidade - daí o questionamento do autor.

cv1

Pergunta aos que responderam antes de mim: quem LEU o artigo? :mrgreen:

danieldestro

A few pieces.

I

marcelomartins:

É que quando tu faz um sistema de votação que transporta os dados por disquete e quando da problema no disquete é necessário digitar todos os votos novamente para fazer uma nova copia

Quem disse?
A urna eletrônica armazena sim os votos computados na eleição na memória da urna.

smota

Yeah yeah … eu assisti a uma palestra de um caboclo que fez auditoria em urnas eletrônicas no Nordeste a pedido do MP … ele teve ajuda ou coisa assim de um prof. da Unicamp que tb é um grande crítico do sistema eletrônico de votação.

No caso a palestra não falava especificamente sobre o sistema mas sim sobre o caso da auditoria … tudo indica que houve fraude mesmo, mas todavia porém o esquema descrito que foi necessário para fraudar a votação foi tão difícil e complexo quanto o necessário para fraudar uma votação em papel (ao meu ver) … muita gente envolvida (inclui TRE e fiscais), ação antes e depois da votação (não durante) … podre! Mas não tirou a credibilidade do sistema, já que o modo manual é passível de fraude exatamente do mesmo modo.

marcelomartins

Não li porque está em inglês. E não escrevi nada sobre o artigo, apenas fiz um comentario sobre o post do Daniel Destro.

E particularmente não acho que o Brasil esteja a frente do nosso tempo. Acho que apenas esta menos atrazado que os outros.

Nos que trabalhamos com tecnologia diariamente sabemos que dá pra fazer coisas muito melhor do que essas urnas eletronicas (lembrem-se dos disquetes).

Mas temos que agradecer as poucas pessoas no governo que tiveram essa possibilidade e colocaram em prática o que hoje é a maior eleição eletrônica do mundo. Porca mas é eletronica.

Partes boas:
:arrow: O sistema númerico
:arrow: A foto do candidato
:arrow: A rapidez na votação

Partes ruins:
:arrow: Não ter um botão preto bem grande escrito NULO
:arrow: O sistema operacional e de votação ser proprietário e fechado
:arrow: O modo de transmissão das informações (arcaico)

Um detalhe, os melhores sistemas de segurança são aqueles que todos conhecem mas ninguém conseguem quebrar. Esconder alguma coisa em prol da segurança não é uma boa tática, fica parecendo que não é muito seguro.

bandrade
nao existe um NULO bem grande nas celulas de papel… ehehhe… se vc quiser anular seu voto é soh vc votar em candidato inexistente.

acho que tem o BRANCO lah bem grande, num tem nao?? nem lembro… );

a pior parte da votação sao os disquetes e a maneira como os dados sao enviados/trafegados… );

a urna devia fazer isso e imprimir um relatorio…

a ideia de imprimir um comprovante pra cada eleitor eh bacana tb…  soh q eh cara… );

teh,

danieldestro

As urnas imprimem um relatório de votos por candidato votado. Por eleitor eu acho que fere o direito do voto secreto.

Que eu ví outro dia as urnas guardam os dados num flash memory e a transferência é por disquetes.

Mas a fraude é relativamente impossível, pois todo o processo de fechamento de urna, até a conferência dos votos é acompanhada por fiscais de todos os partidos/coligações.

T

Já fui mesário por uns 10 anos, e acompanhei a mudança do processo de cédulas para urnas eletrõnicas. Confirmo o que o Destro disse, com mais detalhes:

• No início da votação, às 08:00, um relatório chamado “zerésima” é impresso para mostrar que a votação começou com os totais zerados;
  • No fim da votação, às 17:00, um relatório com os totais de votos por candidato é impresso em 5 vias - uma das vias vai para a Justiça Eleitoral (juntamente com o disquete e a própria urna), uma fica afixada à parede da sala, e as outras ficam com os fiscais dos partidos.
  • Se o disquete tiver problemas de leitura, sempre há o recurso de ler o relatório, ou então de ler a memória da urna eletrônica.
  • Se houver problemas com a urna que não possam ser resolvidos simplesmente trocando-se a urna (existem alguns backups em cada local de votação), então a votação vai para cédulas de papel (Ainda bem que nunca aconteceu isso comigo). Esse recurso é muito raramente usado, e como demora muito, muitas vezes as pessoas simplesmente desistem de votar quando ocorre isso.
  • O que ainda continua muito manual é a digitação do número do título de eleitor (o terminal do mesário até tem um slot para ler um código de barras, mas por algum motivo misterioso, esse recurso nunca foi implementado) e cortar o comprovante de votação (volta e meia a gente dava um comprovante para a pessoa errada…)
  • Como está citado no artigo, dar um recibo para cada pessoa que votou não deve ser feito se o recibo tiver uma cópia do voto em claro. Isso sujeita o votante à compra de votos.
Luca

Olá

Este thingol até de votação entende… :lol:

Acaso o amigo sabe fazer mapa astral? Shiatsu? Pizza?

[]s
Luca

cv1

Sem nem chamar pra tomar um vinhozinho antes, assim, Luca? A seco? :smiley:

pcalcado

Argh, eleição!

Sacanagem, eu me amarro emt rabalhar em eleição. É uma experiência totalemtne diferente de tudo que faço durante o resto do tempo! Não ligo mesmo, exceto por acordar tarde, e a gente acaba rindo bastante das bizarrices…

T

Só parei de trabalhar em eleição porque mudei de bairro e atualizei meu endereço no cartório eleitoral. (Um processo altamente “automatizado…”)
Mas realmente é interessante - você conhece cada figura…
Ou é a velhinha que faz questão de votar e traz uns bombons para a gente, ou é aquele cara que fica visitando todas as seções (todos os anos! ) para saber se é naquele seção que tem que votar (e na verdade você sabe que nem era naquela escola que era para ele aparecer…), ou então aquele cara que tem um sobrenome curioso e por algum motivo você acaba se lembrando dele, e guardando a fisionomia (apesar de você só encontrá-lo a cada dois anos).

fzampa

Eu também trabalhei nessas ultimas eleicoes e tenho minhas opinioes…

Bem, é muito simples de formar o parzinho numero_do_titulo x escolha_do_voto.

Não acho que vao querer ver o meu voto… mas talvez o de alguem importante na política… sei lá.

E outra, o fato da urna ser eletrônica é muito bom, bonito e rápido pra nós, que estamos acostumados com tecnologia.

“ah, mas aquilo não é dificil”
Sim eu tb pensava dessa forma, hj tenho a visão da realidade (pelo menos na seção que trabalhei).

Na minha seção foi votar uma senhora que ao sentar pra votar batia os joelhos de tanto tremer as pernas… era frustração explícita…

Pra votar pra vereador depois prefeito? 7 minutos.

Isso com ajuda verbal nossa. Primeiro ela colocou os numeros do prefeito (qdo era pra vereador) e já ia levantando, sem confirmar nem nada.

Ela já tinho sido orientada de como proceder… mas ela queria votar pra prefeito primeiro!!! Foi um custo fazer aquela senhora votar corretamente.

Agora, o bom mesmo foi ver que ela saiu contente depois de tudo.

Criado 16 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 18 de fev. de 2005
Respostas 18
Participantes 11