Sobre a TATA Consultancy Services (TCS Brasil)

51 respostas
gcobr

Pessoal

Em vista de tópicos recentes discutindo o ambiente de trabalho, salários e organização da Accenture, que tal fazermos o mesmo com a TATA?

Tópicos sobre a Accenture:
http://www.guj.com.br/posts/list/74733.java
http://www.guj.com.br/posts/list/74670.java
http://www.guj.com.br/posts/list/51231.java

Quem gostaria contar sua história e dar sua opinião sobre a TATA?

Tenho ouvido histórias escabrosas de boca em boca por aí …

51 Respostas

peerless

Ouvi falar que tem filiados que não sabem nem trabalhar com Rational

oliveirarenan

isso aqui tá virando a casa da mãe joana… :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

gcobr

Discordo totalmente!

Eu acho que avaliar propostas e oportunidades de trabalho é um grande problema para a maioria das pessoas.
Por mais networking que você faça, as chances de você não saber nada sobre uma empresa são sempre muito grandes.

E eu acho que o GUJ, pela quantidade de profissionais de alto nível que reúne poderia ser uma ótima fonte de referências.

Na verdade, eu acho que o GUJ poderia até conduzir uma pesquisa de melhores empresas para se trabalhar, como a revista Você SA.

Marck

passa senão vai ter Nenem!!!

peerless

É para isso que existe os topicos de Assuntos gerais (OFF TOPICS)!!

felipebizz

Cara,

A Tata tratando de salarios e de ferramentas de mercado… é sem comentarios…

Graças a Deus Sai de lá…

gcobr

felipebizz:
Cara,

A Tata tratando de salarios e de ferramentas de mercado… é sem comentarios…

Graças a Deus Sai de lá…

Então, sobre salários, tenho a impressão de que as ofertas são ruins para programadores juniores e plenos.

Para seniores e arquitetos as propostas estão muito boas. Mas não sei se é regra ou se varia de acordo com o projeto.

Mas de qualquer forma … acho que o mais interessante para discutir aqui é o ambiente organizacional.

oliveirarenan

Discordo totalmente!

Eu acho que avaliar propostas e oportunidades de trabalho é um grande problema para a maioria das pessoas.
Por mais networking que você faça, as chances de você não saber nada sobre uma empresa são sempre muito grandes.

E eu acho que o GUJ, pela quantidade de profissionais de alto nível que reúne poderia ser uma ótima fonte de referências.

Na verdade, eu acho que o GUJ poderia até conduzir uma pesquisa de melhores empresas para se trabalhar, como a revista Você SA.

Quando se cria um tópico para falar mal de empresas pode nao ser positivo…vc já viu sair na Você SA “As 100 Piores empresas para se trabalhar???”

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

gcobr

oliveirarenan:

Quando se cria um tópico para falar mal de empresas pode nao ser positivo…vc já viu sair na Você SA “As 100 Piores empresas para se trabalhar???”
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Quem disse que era só pra falar mal?

Pode falar bem, mal, neutro … A idéia é falar.

Marcio_Nogueira

O que diferencia a Tata da Acenture na opinião de vocês?

louds

Além do nome? Provavelmente quase nada.

B

Além do nome? Provavelmente quase nada.

para falar a verdade, no Brasil nunca ouvi falar de uma empresa grande que fosse legal de se trabalhar.

P

Fiz uma entrevista la, fui aprovado porem levaram mais de um mes pra conseguir uma assinatura pra aprovar a vaga.

Qdo retornaram ja estava empregado.
Onde trabalho existem profissionais que trabalharam nesta consultoria, eles comentam muito sobre a burogracia pra receber as horas extras.
Alias como a maioria das consultorias 3 letrinhas !

Mas acho que tudio deve ser muito bem acordado durante a contratação…tem muita gente que abraça o diabo e depois não quer se queimar…

[]'s

R

pessoal,

o que realmente existe de tão ruim nessas Accentures da vida?alguém poderia enumerar?
vejam que não estou discordando,apenas desconheço mesmo…
:lol:

abraços

Andre_Brito

Tanta gente falando mal… eu não conheço por isso não falo nada, mas reforço a pergunta do bobmoe:

Existe alguma empresa realmente boa para se comçar a trabalhar?

pcalcado

dedejava:

Existe alguma empresa realmente boa para se comçar a trabalhar?

Existe. Tanto no Brasil quanto fora. Mas elas não te ligam porque viram teu curriculum de 2003 num site e estão loucos atrás de qualquer um.

Uma coisa que é preciso ser avaliado quando você vai trabalhar num ugar é: qual o modelo de negócio? Do que essa empresa vive? Empresas de três letras possuem u modelo de negócios que não necessariamente inclui a satisfação do cliente e qualidde do que for entregue.

Hoje no Brasil eu preferiria trabalhar numa consultoria pequena ou numa empresa de produto. Consultoria grande é caminho certo para burrocracia, mentalidade atrasada, dinheiro antes de qualquer coisa e baixíssima satisfação profissional.

Grinvon

Recentimente mudei de emprego. Empresa nova, vida nova.

Para mim foi uma mudança melhor, não somente no ponto de vista salarial, como a possibilidade de voltar a trabalhar com Java (quase um ano e meio afastado dessa plataforma) e também de trabalhar com pessoas com uma preocupação e visão de negócio e padrões completamente diferente da que eu estava trabalhando.

Achei melhor, mais organizado, mas sem se apegar a nenhum tipo de padrão três letrinhas como shoes sempre fala aqui. Apenas algumas coisas que sempre pensei em pôr em prática, poderá ter a oportunidade válida agora de acontecer, isso para mim é muito bom e importante, faz eu me organizar melhor, criar um sistema do zero, mais organizado, mais bem estruturado, com pesquisa e desenvolvimento mais sério.

Andre_Brito

Shoes,

No seu blog você deu a entender que waterfall (é o cascata não é?) é uma m*. É verdade isso? O modelo de processo (é isso que RUP, waterfall, incremental, espiral, evolucionário e coisarada são, não é?) não dependeria da aplicação?

Desculpa falar assim, mas sou “virgem” no assunto (só li o livro do Sommerville pra faculdade, mas me interesso um pouco menos por engenharia, prefiro mais programação. No entanto quero seguir carreira em ambos, certo que em programação menos (acho que só em off mesmo), porque como você disse (eu acho), trabalhar nos 2 e ter a extrema qualidade é muito difícil).

[]s

pcalcado

Waterfall é um grande mal entendido. Empresas que fazem waterfall estão ignorando décadas de evolução da indústria (e depois vivem dizendo que não possuímos maturidade…). Existem muitas referências, comece pela wikipedia :http://en.wikipedia.org/wiki/Waterfall_model#Arguments_for_the_waterfall_model

Mas o conselho de sempre: não acredite em nada que ouvir na faculdade sobre processos de software

Andre_Brito

Eu particularmente estudei pelo livro do Sommerville… por conselho de um professor da faculdade. Acha que valeu a compra?
Eu gostei do livro… nossa… entrei no segundo ano com uma visão e saí dele com uma totalmente diferente… sei o livro de ponta a ponta praticamente.

B

pcalcado:

Mas o conselho de sempre: não acredite em nada que ouvir na faculdade sobre processos de software

… tirando as aulas do Vinícius, da ImproveIt :slight_smile:

s4nchez

dedejava:
Eu particularmente estudei pelo livro do Sommerville… por conselho de um professor da faculdade. Acha que valeu a compra?
Eu gostei do livro… nossa… entrei no segundo ano com uma visão e saí dele com uma totalmente diferente… sei o livro de ponta a ponta praticamente.

Eu não confiaria muito no que ensinam sobre engenharia de software nas faculdades. Eu estudei numa universidade federal onde o professor comparava eXtreme Programming com code-and-fix. Nisso já dá pra ver o nível…

S

Alguem poderia citar consultorias 3 letrinhas ?

Vejo que a maioria aqui não gosta muito da ideia de PJ ? Ou não gostam de consultorias 3 letrinhas ? rs…

Nao tenho muita experiencia em PJ, alias, nada, sempre fui CLT.

mas vira e mexe, consultorias me ligam com proposta na faixa dos R$ 30,00 / R$ 35,00 a hora para JAVA… o que da muito mais do que eu ganho como CLT…

L

seiya:

Vejo que a maioria aqui não gosta muito da ideia de PJ ? Ou não gostam de consultorias 3 letrinhas ? rs…

mas vira e mexe, consultorias me ligam com proposta na faixa dos R$ 30,00 / R$ 35,00 a hora para JAVA… o que da muito mais do que eu ganho como CLT…

Ao menos Accenture e Tata, que são as empresas que estão sendo citadas, nada tem a ver com PJ. As contratações nessa empresa em sua maioria são CLT.

Quanto a gostar ou não de PJ. Procure no forum que já foram feitas 1000 discussões a respeito disso. Não vamos começar mais uma nesse tópico, pois elas sempre acabam mal.

[]'s

S

lavh:
seiya:

Ao menos Accenture e Tata, que são as empresas que estão sendo citadas, nada tem a ver com PJ. As contratações nessa empresa em sua maioria são CLT.

Quanto a gostar ou não de PJ. Procure no forum que já foram feitas 1000 discussões a respeito disso. Não vamos começar mais uma nesse tópico, pois elas sempre acabam mal.

[]'s

I got it.

Sobre o tema, a 1 ano atráz o que eu escutava era que a TATA pagava mais do que a Accenture, e este seria o unico ponto positivo da empresa.
Já trabalhei com indianos, e digo… é zoado d+

jason_bourne

Até agora vcs não falaram claramente as vantagens e desvantagens de se trabalhar la. Recebi uma proposta e gostaria de saber se a Tata é uma boa empresa, pois se for como a Accenture, to fora.

Kenobi

Bom, acho que o Shoes já falou tudo … Realmente, empresas 3 letrinhas dá não sô :-).

Rubem_Azenha

Um dos moderadores do GUJ trabalha (ou trabalhava) lá. Vamos ver se ele da sinal de vida :slight_smile:

rodrigoallemand

Engraçado que eu fiz o caminho reverso e, por enquanto (3 semana on-going) está tudo bem. Sai de uma consultoria pequena por falta de projetos desafiadores, neguei a proposta de uma empresa de produtos (por $$) e vim para uma “3 letrinhas”, na verdade “9 letrinhas”…

R

Eu acho que toda experiencia é valida.
O tempo que estive na TCS tive oportunidade de conhecer muitas pessoas e aumentar a rede de contatos, para mim esse foi o maior beneficio.
Quanto a parte de desenvolvimento, muitas pessoas não sabem nem os conceitos de OOP, mas há também excelentes profissionais.
Em todos os projetos que participei a pressão foi muito grande, quando se falava em atraso no cronograma … não quero nem lembrar … (trabalho até mais tarde, madrugadas), pelo que estou vendo, esse é o verdadeiro mal das empresas de 3 letrinhas.
Outro ponto é a documentação, pelo fato de possuir o CMMI, você tinha que seguir todo um processo que incluía milhares de documentos, era um saco preencher todos aqueles templates, muitos não tinham sentido algum, você era obrigado a preencher só para falar que tem.

jason_bourne

rap:
Eu acho que toda experiencia é valida.
O tempo que estive na TCS tive oportunidade de conhecer muitas pessoas e aumentar a rede de contatos, para mim esse foi o maior beneficio.
Quanto a parte de desenvolvimento, muitas pessoas não sabem nem os conceitos de OOP, mas há também excelentes profissionais.
Em todos os projetos que participei a pressão foi muito grande, quando se falava em atraso no cronograma … não quero nem lembrar … (trabalho até mais tarde, madrugadas), pelo que estou vendo, esse é o verdadeiro mal das empresas de 3 letrinhas.
Outro ponto é a documentação, pelo fato de possuir o CMMI, você tinha que seguir todo um processo que incluía milhares de documentos, era um saco preencher todos aqueles templates, muitos não tinham sentido algum, você era obrigado a preencher só para falar que tem.

Então pelo o que vc falou é uma m**** trabalhar la.

thiagotn

pcalcado:
Waterfall é um grande mal entendido. Empresas que fazem waterfall estão ignorando décadas de evolução da indústria (e depois vivem dizendo que não possuímos maturidade…). Existem muitas referências, comece pela wikipedia :http://en.wikipedia.org/wiki/Waterfall_model#Arguments_for_the_waterfall_model

Shoes, estou fazendo faculdade, ainda não trabalho com java mas estou estudando para isto. Na Disciplina de Engenharia de Software estou aprendendo um pouco sobre BPMN. Gostaria de saber se este tipo de modelagem é realmente utilizado em grandes projetos ou não?

Sem querer desvirtuar o tópico. :wink:

pcalcado

thiagotn:

Shoes, estou fazendo faculdade, ainda não trabalho com java mas estou estudando para isto. Na Disciplina de Engenharia de Software estou aprendendo um pouco sobre BPMN. Gostaria de saber se este tipo de modelagem é realmente utilizado em grandes projetos ou não?

Sem querer desvirtuar o tópico. :wink:

Não, elo menos não em engenharia de software. BPM é uma modelagem de processo. Ele possui mapeamento direto para algumas tecnologias como SOA e CBD mas isso é algo que eu duvido muito que deva ser ensinado num primeiro contato com engenharia de software. Muitos projetos grandes usam BPM BPEL e sua turma mas isso serve para criar um modelo executável de processo, não para modelar software.

gibaholms

Acredito que uma coisa que é mal utilizada nessas consultorias grandes é a forma como eles pregam o “Plano de Carreira” e suas contratações.

1º - Quem é o R.H. pra decidir que sabe ou não programar !! Ja fui numa dinâmica de grupo de uma consultoria grande com nome de banda emo, e eles fizeram a seleção toda de acordo com akelas brincadeirinhas bobas de R.H., onde nenhum conhecimento técnico foi avaliado.

2º - Pendurado nesse agravante, vem o “Plano de Carreira”. Ou seja, aquele cara que entrou pq sabia se exibir, e não conhecia nada de programação bem como não tinha a menor aptidão pra isso, eh OBRIGADO a subir de cargo em 6 meses ou 1 ano (depende da empresa), não sendo levada em conta sua performance.

Resultados: analistas de sistemas que não conseguem modelar um sistema de pizzaria, ou programadores senior que fazem cada absurdo que nem dá pra comentar.

Por isso que sistemas de consultorias grandes são muitas vezes fracassados (e muito mais caros aliás). Por isso que se algum dia eu fosse um contratador, nunca pediria pra uma consultoria dessas fazer um sistema pra minha empresa.

wmitsuda

Dinâmica de grupo é a prática equivalente em RH ao waterfall em TI… o “cliente” aceita pagar o mico esperando que saia alguma coisa boa no final, e o “fornecedor” finge que funciona p/ parecer que está fazendo alguma coisa de útil… :roll:

Eduardo_Bregaida

Sinceramente trabalhei lá 1 ano e meio, os projetos em que mexi foram bons para eu ir aprendendo mais, gostei de ter trabalhado lá, não tenho o que reclamar :smiley:

jason_bourne

se gostava tanto pq saiu?

Eduardo_Bregaida

Pq moro em São Caetano e a TCS está em Tamboré, acordar todo dia 05:00 para chegar em casa as 20:00 estava mto ruim, tanto que tive q trancar a facul esse ano pq quase estava estourando em faltas… faz hoje 1 semana que pedi minha demissão, mas o motivo era msm distância…

jason_bourne

Pq moro em São Caetano e a TCS está em Tamboré, acordar todo dia 05:00 para chegar em casa as 20:00 estava mto ruim, tanto que tive q trancar a facul esse ano pq quase estava estourando em faltas… faz hoje 1 semana que pedi minha demissão, mas o motivo era msm distância…

entendo…

fiz hj a entrevista la…me pareceu ser legal o lugar, mas não rola pq eles pedem experiência em EJB.

spycall

Banda Emo, hahahahahaha, muito boa.

Eduardo_Bregaida

entendo…

fiz hj a entrevista la…me pareceu ser legal o lugar, mas não rola pq eles pedem experiência em EJB.

Qual projeto? Visa?

jason_bourne

entendo…

Qual projeto? Visa?

sim

A

Eh mesmo, na negociação eles falam pra vc que eh pra trabalhar em SP e depois te mandam pra Campinas e depois pra Tamboré (a prova está na minha carteira profissional). Na negociação eles te falam que vc vai trabalhar com Java e depois te botam pra trabalhar com mainframe/BI. Na negociação eles te falam que a empresa é CMMI nível 5, mas são os próprios funcionários da TATA que a avaliam.

Excelente essa empresa!!! E eu acreditei… :shock:

W

Acho uma merda nego de trabalha em determinada empresa e sai de la falando mal pra todo mundo. Acho que se vc trabalhar num lugar e nao gostar, puxa o carro, arruma outro trabalho e bola pra frente, agora ficar reclamando eh muito coisa de menininha.

E tem outra, vc nunca sabe onde vc vai trabalhar no futuro e tem muita gente de empresas que frequentam forums por ai, isso pode te prejudicar, o mundo de informatica eh muito pequeno.

Vira e mexe vc encontra gente que frequenta os mesmos forums que vc, que ja estudou com vc, ou que ja trabalhou em empresas no passando quando vamos em entrevistas. E se vc tem um historico de bebe chorao e reclamao isso so vai prejudicar a sua vida profissional.

//Daniel

A

E eu acho uma merda cara que não quer ajudar e atrapalha. Tudo é uma questão de profissionalsmo e referências, as empresas procuram referências de profissionais e os profissionais procuram referências empresas. Eu não acho a Tata uma boa referência e pronto. Se vc não concorda, o problema é seu…

Incompetência eu até aceito, mas falta de respeito está fora de cogitação, por isso já saí-me… :wink:

W

Taz:
windsofhell:

Acho uma merda nego de trabalha em determinada empresa e sai de la falando mal pra todo mundo. Acho que se vc trabalhar num lugar e nao gostar, puxa o carro, arruma outro trabalho e bola pra frente, agora ficar reclamando eh muito coisa de menininha.

E eu acho uma merda cara que não quer ajudar e atrapalha. Tudo é uma questão de profissionalsmo e referências, as empresas procuram referências de profissionais e os profissionais procuram referências empresas. Eu não acho a Tata uma boa referência e pronto. Se vc não concorda, o problema é seu…

Incompetência eu até aceito, mas falta de respeito está fora de cogitação, por isso já saí-me… :wink:

Afe, nunca ouvi falar de consultoria chamada “tata”. Tata pra mim eh apelido de adolescente promiscua suburbana. :slight_smile:

Mas enfim, nao falei isso fazendo refencia ao que vc ou qualquer outra pessoa disse a respeito dessa consultoria, so estou dando minha opiniao que eu nao acho legal sair criticando uma determinada empresa porque o que pode ser ruim pra vc, pode ser um emprego legal pra outra pessoa. Assim como tb acho chato gente que fica falando mal de colegas de trabalho ou do chefe pra outra pessoas do trabalho, isso so causa mal estar e situacoes constrangedoras.

E como eu disse o mundo de TI eh pequeno eu mesmo ja trabalhei com o mesmo cara em duas empresas diferentes, na segunda empresa ficou meio que dependendo de mim pra dar um referencia sobre ele. E se eu tivesse uma mah experiencia com essa pessoa, e se eu soubesse que ele so fica reclamando do emprego, trabalha emburrado, fala mal de todo mundo no escritorio ? com certeza eu falaria que essa pessoa eh “problema”.

A

O objetivo do tópico era coletar impressões pessoais. Se vai ser legal para outra pessoa ou não, são outros 500…

Sabe que não gosto muito de pessoas que não manifestam suas opiniões/críticas!!! É por causa desse tipo de gente (a maioria no Brasil) que as coisas não melhoram. “É melhor deixar como tah do que magoar os outros pq pode sobrar pra mim”. Isso sim é atitude de MOCINHA, é CORPORATIVISMO. Já pensou se a Veja parasse de apontar os podres da politicagem no Brasil, só pq quer ficar de bem com todo mundo!???

Dah uma olhada na história dos macaquinhos:

http://www.guj.com.br/posts/list/82207.java#438516

Rafael_Nunes

Taz:
se a Veja parasse de apontar os podres da politicagem no Brasil, só pq quer ficar de bem com todo mundo!???[/cote]

Tá, é meio fora do tópico, mas não posso deixar essa passar.

A Veja não faz jornalismo político, ela faz lobi, neocon, venda de reportagens, jornalismo tendencioso e manipulação da opinião pública. É diferente.

A

Rafael Nunes:
Taz:
se a Veja parasse de apontar os podres da politicagem no Brasil, só pq quer ficar de bem com todo mundo!???[/cote]

A Veja não faz jornalismo político, ela faz lobi, neocon, venda de reportagens, jornalismo tendencioso e manipulação da opinião pública. É diferente.

Sua opinião…

A minha é a de que a Veja e a imprensa têm desempenhado um papel fundamental ao denunciar corrupção neste país. Pode chamar do que quiser, inclusive de manipulação, mas que continuem tentando melhorar o sistema. Melhor com eles do que sem eles…

wmitsuda

Rafael Nunes:
Taz:

Complementando o off-topic do colega, p/ quem não acompanha, o Luis Nassif tem feito uma série de artigos desmascarando a Veja: http://luis.nassif.googlepages.com/

PS: moderadores, se acharem esse post muito “inflamável” p/ o tópico, fiquem à vontade p/ apagá-lo.

A

Trabalhei na Tata por um ano. Foi minha pior experiência em Java. Não sei se isso depende dos projetos…

No ínicio, me colocaram num projeto que seguiam documentação. Depois disso, me jogaram num projeto SOZINHO, que não tinha ido para o ar há quase um an o e estava parado em homologação. O projeto estava todo zuado, não tinham seguido nenhum padrão direito no desenvolvimento, era uma salada. Cada if que eu alterava, levantava uma cadeia de erros em outras classes… haja debug… rsrs Depois descobriram que a análise de requisitos estava incompleta e faltavam funcionalidades no sistema. E eu tive que implementar no meio da salada.
Depois de uns seis meses, sairam dois profissionais do cliente que estava alocado, um nivel pleno e outro senior. No lugar colocaram algumas pessoas que só sabiam programar em mainframe. É isso mesmo, pessoas que programavam em COBOL, entraram para substituir os caras que sairam.

Outra coisa ruim é que a Tata não dificilmente paga ingles e outros cursos para os funcionários, a não ser para o super tops, num projeto de 10 pessoas, só 2 são beneficiadas, por causa da curva da avaliação. Mesmo que tenha um projeto com todos funcionários tops, só dois receberão a melhor nota.

A unica coisa boa, foi o networking que fiz.

Criado 14 de dezembro de 2007
Ultima resposta 20 de jan. de 2009
Respostas 51
Participantes 30