Trabalhei na Tata por um ano. Foi minha pior experiência em Java. Não sei se isso depende dos projetos…
No ínicio, me colocaram num projeto que seguiam documentação. Depois disso, me jogaram num projeto SOZINHO, que não tinha ido para o ar há quase um an o e estava parado em homologação. O projeto estava todo zuado, não tinham seguido nenhum padrão direito no desenvolvimento, era uma salada. Cada if que eu alterava, levantava uma cadeia de erros em outras classes… haja debug… rsrs Depois descobriram que a análise de requisitos estava incompleta e faltavam funcionalidades no sistema. E eu tive que implementar no meio da salada.
Depois de uns seis meses, sairam dois profissionais do cliente que estava alocado, um nivel pleno e outro senior. No lugar colocaram algumas pessoas que só sabiam programar em mainframe. É isso mesmo, pessoas que programavam em COBOL, entraram para substituir os caras que sairam.
Outra coisa ruim é que a Tata não dificilmente paga ingles e outros cursos para os funcionários, a não ser para o super tops, num projeto de 10 pessoas, só 2 são beneficiadas, por causa da curva da avaliação. Mesmo que tenha um projeto com todos funcionários tops, só dois receberão a melhor nota.
A unica coisa boa, foi o networking que fiz.