Estou aprendendo java por conta propria e peguei alguns tutoriais na net, um deles fala sobre arrays, mas eu nao consegui entender direito o conceito de array e como mota-lo essas coisas…emfim alguem poderia me dar uma breve aula de array por favor!?
bom assim se monta um array
int arrayTeste[] // vc declara a refencia pr o array
arrayTeste = new int[10]; //alocou dinamicamente o array dez posicoes do tipo inteiro.
o array é sao varias posicoes seguidas na memoria eles possuem o mesmo tipo de dados. sao estaticos, vc tem q declara o seu tamanho. mas em java existem outras estruturas dinamicas como Vector, arrayList e outros q podem crescer dinamicamente. nao precisa especificar o tamanho.
bom é mais ou menos isso, com tempo vc vai entendedo melhor.
qualquer duvida é só postar. :lol:
G
Guilherme_MelloPJ
Estevam, um array não é nada mais do que uma forma de armazenar objetos!
O tamanho de um array é determinado quando o array é criado (em tempo de execução).
Após criar um array, sua estrutura é de tamanho fixo.
Deve-se usar arrays quando:
[list][*:4bf74ae990] Você precisa saber de antemão o número máximo de elementos que será armazenado no array…
[*:4bf74ae990] Você quer que apenas um tipo específico esteja contido na coleção.
[/list]
Alguns dos principais métodos da classe Array:
[list][:4bf74ae990] equals()
[:4bf74ae990] fill()
[:4bf74ae990] sort()
[:4bf74ae990] binarySearch()
[*:4bf74ae990] asList()
[/list]
PS: Um array pode guardar tipos primitivos, mas seu tamanho não pode ser modificado, uma vez que tenha sido criado!
E
EstevamPJ
HMMM valeu pessoal! deu pra ter uma noção da coisa… olhem esse exemplo da apostila:
class Exemplo {
publicstaticvoidmain(Stringarg[]){intA[]=newint[3];A[0]=50;A[1]=100;A[2]=150;System.out.println("Tamanho do vetor = "+A.length);