Sobre Arrays

olá gente!

Estou aprendendo java por conta propria e peguei alguns tutoriais na net, um deles fala sobre arrays, mas eu nao consegui entender direito o conceito de array e como mota-lo essas coisas…emfim alguem poderia me dar uma breve aula de array por favor!?

MUITISSIMO GRATO desde ja

bom assim se monta um array
int arrayTeste[] // vc declara a refencia pr o array

arrayTeste = new int[10]; //alocou dinamicamente o array dez posicoes do tipo inteiro.

o array é sao varias posicoes seguidas na memoria eles possuem o mesmo tipo de dados. sao estaticos, vc tem q declara o seu tamanho. mas em java existem outras estruturas dinamicas como Vector, arrayList e outros q podem crescer dinamicamente. nao precisa especificar o tamanho.
bom é mais ou menos isso, com tempo vc vai entendedo melhor.
qualquer duvida é só postar. :lol:

Estevam, um array não é nada mais do que uma forma de armazenar objetos!

O tamanho de um array é determinado quando o array é criado (em tempo de execução).

Após criar um array, sua estrutura é de tamanho fixo.

Deve-se usar arrays quando:
[list][*:4bf74ae990] Você precisa saber de antemão o número máximo de elementos que será armazenado no array…

[*:4bf74ae990] Você quer que apenas um tipo específico esteja contido na coleção.
[/list]

Alguns dos principais métodos da classe Array:
[list][:4bf74ae990] equals()
[
:4bf74ae990] fill()
[:4bf74ae990] sort()
[
:4bf74ae990] binarySearch()
[*:4bf74ae990] asList()
[/list]

PS: Um array pode guardar tipos primitivos, mas seu tamanho não pode ser modificado, uma vez que tenha sido criado!

HMMM valeu pessoal! deu pra ter uma noção da coisa… olhem esse exemplo da apostila:

class Exemplo {

public static void main(String arg[ ])
{
int A[] = new int[3];
A[0] = 50;
A[1] = 100;
A[2] = 150;
System.out.println("Tamanho do vetor = " + A.length);

int conta;

for(conta = 0; conta< A.length ; conta++)
{System.out.println("indice = " + conta + "  valor= " + A[conta] );}

}
}